Você sabe o que é um diodo e como ele funciona? Conhece o diodo zener, suas respectivas características, como ele funciona e suas aplicações? Neste artigo o Mundo da Elétrica explica o que é um diodo, quais são os principais tipos de diodos e especialmente o que é um diodo zener, além de mencionar com funciona um diodo zener, quais são as características e aplicações do diodo zener. Vamos lá!

Talvez você nunca tenha ouvido falar dos diodos, mas é muito provável que já tenha visto diodos, pois todos os painéis, monitores e lâmpadas de LED são na verdade um tipo de diodo, que é o Diodo Emissor de Luz, popularmente conhecido como LED (Light Emitter Diode).

Diodo – O que é?

O diodo é basicamente um componente eletrônico que permite a passagem de corrente elétrica somente em um sentido, de acordo com a sua polarização. Uma analogia simples que podemos fazer é comparar um diodo a uma válvula que só deixa a água fluir em um sentido, isto é, o diodo faz a mesma coisa com a corrente elétrica, como podemos observar na imagem abaixo.

Diodos podem ser comparados com as válvulas.

Diodos são como válvulas, permitem passagem de corrente elétrica em um único sentido.

Nada na eletrônica é ideal, portanto, para fazer um diodo conduzir eletricidade você precisar alimentá-lo com uma tensão de pelo menos 0.7V entre anodo e catodo, considerando diodos de silício, ou seja, menos do que isso o diodo não é capaz de conduzir.

Os díodos podem executar funções específicas tais como variação da capacidade em função da tensão, regulador de tensão, emissão de luz, como por exemplo o varicap, zener e o LED respectivamente. Além destes diodos que foram citados, podemos mencionar outros tipos de diodos com características específicas como por exemplo, diodo Schottky, fotodiodo, diodos gunn e diodo túnel. Na imagem abaixo podemos observar as simbologias dos diodos que foram citados.

Aprenda quais são as simbologias para os diodos.

Descrição e simbologias para diversos tipos de diodos.

Diodo Zener

O diodo zener, também conhecido como diodo regulador de tensão, recebe este nome em referência ao físico americano Clarence Melvin Zener, ele foi o primeiro a descrever que o mecanismo de ruptura de isoladores elétricos são um tipo de diodo, que diferentemente da maioria das aplicações para os diodos, que operam na região de condução, o zener opera sempre polarizado reversamente.

Diodo zener – Funcionamento

Portanto, para que possamos compreender como funciona o diodo de zener, é preciso entendermos a sua curva característica, como podemos ver na imagem abaixo:

Gráfico com a curva de um diodo zenner.

Curva característica do diodo Zener.

A parte que nos interessa para entender o funcionamento do diodo Zener está localizada no quarto quadrante do gráfico acima, onde encontramos a região de corte e de avalanche de um diodo, que é onde o diodo está polarizado reversamente.

Como podemos observar, enquanto a tensão reversa está menor do que a tensão de ruptura, nada de diferente acontece, caracterizando um diodo convencional, mas quando a tensão reversa se aproxima de um valor que depende do diodo que está sendo analisado, este diodo conduz e passa corrente elétrica por ele, sendo que esta corrente só é limitada pelo valor de resistências externas.

Nesta situação, mesmo que se a tensão reversa no diodo tente ser elevada acima do valor da tensão zener, isto não será possível. Entretanto, se a corrente aumentar muito, a dissipação de potência no diodo aumentará, fazendo com que o dispositivo chegue ao seu ponto de destruição, principalmente devido ao efeito joule.

O diodo zener, operando reversamente, mantém o valor da tensão máxima entre seus terminais em um valor constante, chamada de tensão do diodo zener, porém se o diodo zener for polarizado de forma direta ele irá se comportar como um diodo retificador comum.

Diodo zener – Características e Aplicações

Comparando o diodo zener com o diodo comum, podemos concluir que o diodo zener é fabricado justamente para trabalhar com a polarização reversa, desse modo, quando a tensão de ruptura do diodo zener é atingida a mesma torna-se praticamente constante independentemente da corrente que passa pelo diodo.

Quanto trabalhamos como diodo zener devemos levar em consideração alguns parâmetros como por exemplo, sua tensão de regulagem, corrente mínima e corrente máxima de operação.

A tensão de regulagem do diodo zener é a tensão que permanecerá praticamente constante durante todo o tempo em que o diodo estiver em operação.

A corrente mínima é a mínima corrente capaz de garantir com que o diodo zener esteja operando corretamente, ou seja, valores abaixo da corrente mínima fazem com que o componente não tenha a capacidade de entregar a sua principal característica como regulador de tensão.

A corrente máxima do diodo zener é o valor máximo de corrente que o diodo zener pode suportar, isto é, este valor de corrente não poderá ser ultrapassado, caso isto aconteça componente ser danificado.

Abaixo temos uma tabela com os valores padrão de tensão para diodos zener, sendo uma tabela para diodos zener de até 500mW e a outra para diodos zener de no máximo 1,3W.

Tabela com valores comerciais de tensão para diodos zener.

Valores padrões de tensão para diodos zener de até 500mW e até 1,3mW.

Devido às características do diodo zener ele pode ser usado como regulador de tensão, sendo utilizado em circuitos de fontes estabilizadas, também podendo ser usado na implementação de circuitos clipadores.

No vídeo abaixo o canal Mundo da Elétrica mostra na prática, passo a passo como levantar a curva característica de um diodo retificador.

Finalizamos mais um artigo, esperamos ter ajudado as esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao diodo zener, mas caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o diodo zener fique à vontade para deixar nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)