Você consegue imaginar o mundo atual sem eletricidade? Não é um bom pensamento certo? A eletricidade é algo fundamental hoje e é necessário aprender o máximo possível sobre ela. A eletricidade possui grandezas elétricas, e é sobre uma delas que este artigo irá abordar, a famosa corrente elétrica!

Corrente Elétrica: O que é?

A corrente elétrica por definição é o movimento ordenado das cargas elétricas dentro de algum condutor por determinado tempo. Essa carga elétrica é impulsionada a se mover através de uma outra grandeza elétrica chamada de tensão elétrica.

Em um condutor existem elétrons livres que são desorganizados e ficam em movimento, mas quando a tensão atinge os elétrons livres que estão nos condutores, eles tomam uma mesma direção, se organizando e formando assim uma corrente de elétrons, a corrente elétrica(I).

Corrente Elétrica: Intensidade

A intensidade de uma corrente elétrica é demonstrada pela sua unidade universal que é o ampere (A). É possível calcular a corrente elétrica com uma conta que envolve dois fatores, a carga elétrica(Q) expressa em coulomb(C), e um intervalo de tempo(Δt) em segundos(s), sendo assim, a intensidade da corrente elétrica (I) é o resultado da divisão da carga(Q) pelo intervalo de tempo(Δt). Veja a fórmula abaixo.

Fórmula de intensidade da corrente

Fórmula do calculo de Intensidade da Corrente Elétrica!

Existem também outras maneiras de calcular a corrente elétrica, para isso é necessário a informação da tensão, da resistência ou da potência, veja abaixo as fórmulas.

Corrente elétrica formulas

Fórmulas do cálculo de Corrente Elétrica!

Corrente Elétrica: Classificação

A corrente elétrica é classificada em dois tipos de corrente, a corrente contínua e a corrente alternada.

Corrente Contínua

Corrente contínua é a corrente que não possui variação de sentido. Essa corrente tem sua polaridade bem definida com um polo negativo e outro positivo, sendo que a corrente permanece em uma só polaridade continuamente, como insinua seu próprio nome.

Os elétrons da corrente contínua se movem em um único sentido, eles são atraídos para o ponto com menor potencial e saindo do ponto de maior potencial. Por não ter variação a corrente contínua não tem frequência.

A corrente contínua se expressa em gráficos, pode ser uma linha constante ou não, pois também existe a corrente contínua pulsante, que não varia de sentido, mas sim de tensão. Veja abaixo a as duas representações gráficas.

Gráfico corrente contínua reta e pulsante

Gráficos de Corrente Contínua

Corrente Alternada

Corrente alternada é a corrente que apresenta variação do sentido dos elétrons e por isso não possui uma polaridade definida como na corrente contínua. Os elétrons da corrente alternada se movem em dois sentidos, do positivo para o negativo e vice-versa várias vezes em no intervalo de um segundo. Esse movimento super rápido é o que se chama de frequência da corrente.

Este tipo de corrente é usado principalmente na transmissão e distribuição de energia por longas distâncias, pois não tem tantas perdas de energia, que é uma vantagem em relação à corrente contínua. Existem vários tipos de sinais alternados, veja abaixo algumas representações gráficas.

Corrente alternada senoidal, quadrada e triangular

Gráficos de Corrente Alternada

Sentido da Corrente Elétrica

Existem dois sentidos da corrente elétrica para se estudar, o sentido convencional e o sentido real.

Sentido Convencional

No séc. XVIII com o começo do estudo sobre eletricidade, percebeu-se que a eletricidade era polarizada, ou seja, possuía polos e consequentemente possuía um sentido para a corrente elétrica percorrer.

Devido à comparação com fluidos, eles acreditaram que o sentido a corrente elétrica era do ponto de maior potencial que era o positivo para o ponto de menor potencial que era o negativo, formando assim o sentido que hoje é chamado de sentido convencional.

Sentido Real

No séc. XIX com o estudo da estrutura dos átomos, percebeu-se que as cargas positivas (prótons) ficavam no núcleo dos átomos e por terem uma ligação atômica muito forte não se moviam livremente.

Também foi observado que os elétrons livres podiam se mover livremente, ocorrendo assim a teoria do sentido real, onde os elétrons livres se moviam em direção aos polos positivos devido à atração.

Comportamento da corrente elétrica em cada tipo de circuito

Circuito elétrico é a manifestação de um caminho para a corrente elétrica percorrer, e neste caminho a corrente possui um comportamento. Como basicamente existem três tipos de circuito, o circuito em série, o circuito paralelo e o circuito misto, vamos falar do comportamento da corrente elétrica nestes circuitos.

Circuito em série

Circuito em série é um circuito que liga duas ou mais cargas em sequência, de modo que essas cargas ficam em série uma com a outra, onde possuem apenas um ponto em comum. A corrente que passará por este circuito será a mesma, então todas as cargas receberão a mesma corrente. O que será diferente neste tipo de circuito é a tensão, que poderá ser alterada caso as resistências das cargas não sejam iguais.

Veja como é um circuito em série

Exemplo de um Circuito em Série!

Circuito Paralelo

Circuito paralelo é um circuito realizado a partir de duas cargas, onde em cada carga a ser adicionada é feita uma derivação para a carga, de modo que todas as cargas fiquem em paralelo uma com a outra, ou seja, as cargas possuem dois pontos em comum.

A corrente elétrica neste circuito se divide de acordo com a quantidade de cargas em paralelo, então todas as cargas recebem uma corrente proporcional à sua resistência, a tensão neste caso será a mesma distribuída pela fonte para todas as cargas.

Veja como é um circuito paralelo.

Exemplo de um Circuito Paralelo!

Circuito Misto

Circuito misto é um circuito que realizado com os dois anteriores, ele possui ambas as utilidades e funções, de modo que tenham cargas paralelas e cargas ligadas em série.

Neste circuito a corrente elétrica se comporta de ambas as formas, as cargas em paralelo são derivadas e recebem uma corrente proporcional à sua resistência. As cargas ligadas em série receberão uma quantidade igual da corrente que estiver disponível, variando somente a tensão caso a resistência seja diferente.

Veja como é um circuito misto.

Exemplo de um Circuito Misto!

Para você saber mais sobre corrente elétrica, o canal Mundo da Elétrica disponibiliza uma serie de vídeos sobre o assunto, assista o vídeo abaixo e se inscreva no canal!

Saber sobre eletricidade é muito importante para poder aproveitar seus benefícios e também para evitar seus riscos. Continue acessando o site do Mundo da Elétrica para ficar por dentro de diversos assuntos como este, e caso haja alguma dúvida sobre corrente elétrica, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)