É importante para um eletricista saber alguns conceitos que aparentemente são simples, mas conceitos que apesar da simplicidade apresentam certa dificuldade para serem explicados para um curioso porém leigo nos estudos da eletricidade.

A palavra circuito nos remete a um caminho fechado onde o fim é também o começo. O termo circuito elétrico é explicado como sendo um ou mais caminhos fechado em que se percorre a corrente elétrica, simples assim como parece. Mas é necessário entender outros elementos presentes em um circuito elétrico.

Todo circuito elétrico funcional é composto por uma fonte de tensão, podendo ser uma tomada, uma bateria, uma pilha, uma associação de varias pilhas ou qualquer outra fonte onde haja uma diferença de potencial elétrico. O segundo elemento de um circuito é uma carga que irá consumir energia elétrica e transforma-la em energia utilizável para o ser humano, podendo ser uma lâmpada, um resistor, um motor etc. Por último condutores elétricos (cabos elétricos) que conduzam esta corrente elétrica entre a fonte que a produz e a carga que a consome.

Circuito elétrico com fonte de tensão e carga

Circuito elétrico

Para complementar o circuito, podem ser colocados adicionalmente componentes de controle e comando das cargas, como por exemplo um interruptor para ligar e desligar a lâmpada deste circuito.

Circuito série e paralelo.

O circuito descrito acima, configura um circuito simples de apenas uma carga, mas caso seja necessária a ligação de mais de uma carga estas podem ser configuradas de duas maneiras, a primeira em série e a segunda em paralelo.

Quando as cargas estão em série a corrente elétrica não terá nenhuma divisão pois somente haverá um caminho para que a mesma percorra. Caso as cargas estejam em paralelo, haverá um ponto no circuito onde a corrente elétrica irá ser dividida pois haverá mais de uma caminho para ela percorrer. Veja a figura abaixo:

Circuito serie e paralelo

Circuito elétrico série e circuito paralelo

Existe ainda a possibilidade em que não haja carga e neste caso ocorre um curto circuito, como não haverá uma carga para consumir a corrente elétrica haverá um alto aquecimento instantâneo que provavelmente danificara a fonte de tensão.

Caso em um circuito existam mais que duas cargas haverá a possibilidade do circuito ser ligado de forma mista, tendo parte das cargas em série e parte das cargas em paralelo. O comportamento da corrente elétrica neste tipo de circuito dependerá da ligação naquele ponto, tendo momentos em que a corrente elétrica será dividida e em outros a mesma seguirá sem divisão.

Todo o circuito residencial é ligado em paralelo, pois queremos garantir que haja a mesma tensão em cada ponte de tomadas ou ponto de iluminação e somente a ligação em paralelo e que garante tensão igual em todos os pontos.

Imagino que neste ponto o eletricista que lê o texto já é capaz de explicar para um curioso porém leigo o que é, e como se comporta um circuito elétrico.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

28 comentários para “O que é um circuito elétrico?”

  1. Jasson

    Olá. Me tira uma dúvida, na saída do disjuntor eu posso fazer 2 ligações cada uma pra um ponto diferente ou isso prejudicaria a eficácia do disjuntor?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Bem, desde que os equipamentos ligados não ultrapassem a corrente máxima e que não seja ligado mais de dois cabos no mesmo ponto sim.

      Responder
    • Ricardo

      Olá boa noite por favor mi tire esta duvida porque o poste que fica em frente a minha casa e ceso de dia a noite e por que o rele não desliga mais com claro do dia tem como fazer pra o rele desliga pelo dia?

      Responder
      • Henrique Mattede

        Neste caso o relé deve ter colado os contatos e a foto célula só fica ligada. Deve ser trocada a foto célula.

  2. Daniel Mukenda Lino Daymon

    Os circuitos elétricos consomem: carga elétrica; corrente elétrica; energia elétrica; ou carga corrente, energia

    Responder
    • Henrique Mattede

      De uma maneira bem resumida pensamos que quando consumimos alguma coisa ela deixa de existir, o que é um erro. O que acontece em eletricidade é que elementos que tem desequilibro entre cargas positivas e cargas negativas provocam efeitos em outros átomos desequilibrados. Cargas elétrica transportam energia elétrica que será convertida (“consumida”) em algum sistema em outro tipo de energia, a energia não deixa de existir mas é sim transformada. O correto na sua pergunta não seria o circuito consumir, mas a carga “consumir” (transformar).

      Responder
  3. Juan de Souzah Marques

    Muito obrigado por esse texto… Muito fácil de entender e fácil de passar para os outros…
    Em outros sites não achei um texto que falasse tão bem
    Que Deus coloque mais sabedoria em sua mente! #MuitoObrigado

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado, fico feliz mesmo em ter ajudado.

      Responder
  4. Juan de Souzah Marques

    Ei, você pode me responder um comentário?
    Leva choques se eu usar “pilhas ou Bateria? “

    Responder
    • Henrique Mattede

      Depende do circuito. Mas baterias e pilhas tem tensão muito baixa para vencer a resistência da pele.

      Responder
  5. Xavier Doctor

    Olá. Me tira uma duvida a divisão de circuitos eléctricos na instalação pode se renovar?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Se renovar? Não entendi bem.

      Responder
  6. Joao Basto Eduardo

    Seu comentário… Obrigado pelo comentário Tudo bem explicado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou João! =)

      Responder
  7. Alex Felix

    Olá Professor, te chamo de professor que sou um dos inscrito no seu canal, sempre tirando duvidas com seus videos e textos muitos claros, muito bem explicado. Que Deus te de muita força para sempre estar ajudando o próximo parabéns.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado, este é nosso intuito poder ajudar a todos.

      Responder
  8. Alessandro de Jesus Duarte Pereira

    A ligação do disjuntor é por cima ou por baixo, a que vem da fonte?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Independente de onde for ligado o disjuntor ele vai funcionar, os disjuntores são componentes apolares podem ser ligados em ambas as extremidades.

      Responder
  9. Francisco Carlos

    Show.

    Responder
  10. José Raimundo Nogueira Santos

    Professor Henrique! Tenho tenho aprendido muito com videos e comentários, sempre com conteúdos bem atualizados.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Ficamos muito contentes com sua mensagem José! Obrigado por nos prestigiar!

      Responder
  11. Ronaldo Medeiros

    Muito bem explicado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Ronaldo!

      Responder
  12. Reginaldo Cavalcante

    Eu aprendo só em ler os comentários e respostas.parabens pra vocês…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que ótimo Reginaldo!

      Responder
  13. Mauel Ihulio

    Na verdade tem sido um belo trabalho que permite aos usuarios consolidar conhecimentos, espero seja seguido por muitos.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)