Sempre sou abordado por alunos e clientes que sempre fazem a mesma pergunta: Porque a emenda do meu chuveiro sempre derrete?

A natureza da corrente elétrica e suas características intrínsecas geram aquecimentos naturais nos condutores elétricos, nestes a sua estrutura molecular possui uma resistência específica, chamada de resistividade específica. Cada material na natureza possui a sua resistividade especifica este valor é usado para classificar quais materiais facilitam e quais materiais dificultam a passagem de corrente elétrica.

Quanto menor a resistividade do material melhor condutor elétrico este material será. De acordo com sua resistividade e preço de mercado o cobre é o condutor mais usado comercialmente.

Caso sejam mudadas as características dos condutores o aquecimento vai aumentar alem do suportado e neste momento acontece o derretimento da proteção plástica do cabo. Nas emendas de cabos existem um maior aquecimento pois nenhuma emenda possui as características mecânicas originais do cabo. Se bem executada a emenda o aquecimento extra será suportável e inclusive está previsto nos cálculos, caso a emenda não seja bem executada o aquecimento além de prejudicar a instalação vai aumentar o consumo de energia elétrica e seus gastos com conta de luz.

Aquecimento de cabo elétrico

Cabo queimado por aquecimento e comparação com um cabo novo

No caso do chuveiro o que ocorre é que a corrente demandada para seu funcionamento é muito alta (normalmente em torno de 40A para uma instalação em 127V), inclusive é a mais alta de todos os equipamentos de uma residência. Caso o cabo que alimenta o chuveiro esteja sub dimensionado o aquecimento será muito alto e provavelmente o primeiro lugar onde será percebido este aquecimento será na emenda entre o cabo e o chuveiro.

Para que não haja derretimento é necessário ter uma instalação elétrica adequada, seguindo os padrões e critérios do projeto elétrico. O cabo deve ser bem dimensionado de acordo com a especificação da potência do chuveiro. O chuveiro deve estar ligado em um circuito próprio onde não deve conter mais nenhum eletrodoméstico ligado ou iluminação e o disjuntor corretamente dimensionado para evitar acidentes.

Neste vídeo falamos um pouco mais sobre o fio do chuveiro derreter e ficar com cheiro de queimado. Explicamos as causas e o que fazer para consertar a fiação do chuveiro.

Com toda sua instalação bem dimensionada o próximo ponto importante é realizar a emenda através de conector apropriado de cerâmica. Este conector múltiplo é uma conexão eficaz que mais se aproximara das características mecânicas originais do cabo, diminuindo o aquecimento a níveis toleráveis.

Conector multiplo de porcelana

Conector de cabos elétricos de porcelana

Caso seja possível também é recomendável que se faça uma boa emenda e use estanho para unir os cabos, desta maneira também é possível que a emenda se aproxime muito de suas características originais visto que o estanho irá fundir os cabos.

Optando pela emenda com estanho deve se fazer uma isolação adequada usando se possível a a fita de alta fusão e em seguida uma camada de fita isolante, garantindo assim um proteção contra toque acidental evitando acidentes e curto circuitos.

Com estas dicas sua segurança e a segurança de sua instalação estarão garantidas e o seu problemas com emendas de chuveiro que derretem não irão novamente acontecer.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

85 comentários para “Porque a emenda do chuveiro derrete?”

  1. Celso Zachi

    Henrique, entrei por acaso no site para ler sobre auto transformador e fui lendo um artigo apos o outro e quando percebi já estava há meia hora lendo.
    Este site é Show!
    Parabéns.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Poxa fico contente demais que esteja gostando de nosso conteúdo.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.

      Responder
      • Leonardo

        Olá Henrique, primeiramente parabéns pela iniciativa!
        E vamos a minha dúvida, adquiri Chuveiro 7800W (220V) Acqua Storm… Enfim… Qual conector de louça devo colocar, refiro- me a potência. Só estou achando nas lojas onde eu moro de 30 A/ 600v
        Este serveria mesmo?
        Mt obrigado pela atenção
        Att.

      • Henrique Mattede

        Teria que ser um para 35A pelo menos.

      • Tatiane

        Fui ligar meu chuveiro hj, e vi que estava saindo fumaça, sem ter cheiro de queimado.
        Quando olhei para cima ele estava todo amarelo iluminado por dentro tipo como se tivesse queimando de dentro pra fora. Desligue tudo em casa, aí tirei pra ver não está queimado a bolinha que tem dentro dele não era quebrado e nem preto por ter sobre aquecido. Voltei no lugar tudo de novo e fui testar, mas mesmo assim continua da mesma forma o que faço?

      • Henrique Mattede

        Recomendo que troque seu chuveiro.

    • Valdinei

      Estou cursando ėletromecânica no SENAI e as vídeo aulas tem min ajudado muito, parabéns pelo site.

      Responder
      • Henrique Mattede

        Excelente, agradeço o apoio. Não deixe de nos indicar para seus colegas de classe. :)

  2. Haloes Costa da Silva

    Parabéns pelo site, quero aprender mais sobre elétrica e como montar painéis de todos os tamanhos e prediais, como fazer passo a passo. Abcs

    Responder
    • Henrique Mattede

      Estamos no canal colocando sempre vídeos sobre os temas, e já falamos algumas coisas sobre painéis, não deixe de conferir.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.

      Responder
  3. Joao Carlos ;

    Este programa me ajudo a tirar uma duvida cabo esquentando muito eu já sabia mas precisa de algo para debater ; obrigado me ajudara bastante

    Responder
    • Henrique Mattede

      Não entendi muito bem.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

      Responder
      • Joao Carlos

        Como vou cadaatra o meu email

      • Henrique Mattede

        Em cima no site tem uma barra amarela onde é possível se cadastrar.

  4. Clauver Levy Silvano

    Henrique, a alguns meses acompanho o seu canal no Youtube, e lendo esse artigo, resolvi lhe perguntar: Numa instalação elétrica residencial gosto sempre de estanhar os fios, no entanto, nem sempre possuo uma rede elétrica em funcionamento para ligar o ferro de solda, existe algum meio de estanhar os condutores sem energia elétrica? Um outro tipo de ferro de solda?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Prezado Clauver, bem que eu conheça não.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.

      Responder
      • Pablo Mateo

        Nesses casos eu tenho usado um maçarico da Dremel com ponta para solda. O meu é tipo maçarico mesmo, mas sei que existe um modelo tipo lápis – similar a um gerro de solda tradicional. Funciona com gás butano (aquele dos isqueiros) e alcança uma temperatura de até 300°C

      • Equipe Mundo da Elétrica

        Cuidado quando utilizar deste material para essa finalidade, pois não é recomendado.

    • Gildomarcoimbra

      Boa noite trabalhei em construção e tem um sistema com maçarico, com um pote estilo derreter prata e ouro aquecendo ele derretimento do estnha você mergulha ele, mas atenção e muito perigoso tem que usar ipi

      Responder
      • Henrique Mattede

        Sem duvida o uso de EPI é imprescindível.

    • Wesley

      A NBR5410 veta o uso de estanho na emenda de fios nas instalações elétricas. Isso só deve ser utilizado em eletrônica.

      Responder
      • Henrique Mattede

        Segundo o ítem 6.2.8.10 É vedada a aplicação de solda a estanho na terminação de condutores, para conectá-los a
        Bornes ou terminais de dispositivos ou equipamentos elétricos.
        O item proíbe o uso em terminações mas não é citado o uso em emendas.

    • Hugo Cezar

      Neste casa podemos usar um massarico a gás de pequeno porte, próprio para estanho,

      Responder
    • Wanderson Antunes de Souza

      Cara vi seu comentário sobre estanhar existem os ferros de solda a gás. Mas resolvi falar sobre o estanhamento. Eu também estanhava muito.mas com o passar do tempo a concessionária de energia mineira a Cemig exigia que todas as pontas de condutores a serem inseridas no disjuntor geral do padrão de entrada fossem estanhadas. Com o passar dos anos percebi que não pedia mais nos projetos de padrões. E pediam conectores tubulares então fui pesquisar sobre o assunto e descobri que as conexões estanhadas geram ponto quente. Ou seja o ponto estanhado aquece muito correndo risco de gerar até incêndio por esse motivo não estanho mais as conexões elétricas apenas faço as emendas da melhor forma possível sem auxílio do estanho.

      Responder
      • Henrique Mattede

        Excelente colocação. A norma NBR5410 não permita mais estanhamento das pontas dos cabos. Era muito comum na montagem de CM aqui em Minas o uso do estanhamento sim.

  5. Claudio

    Olá! Achei show o site!
    Tenho uma dúvida, construi uma casa pequena já fiz toda a instalação bonitinho.
    De última hora resolvi instalar tomadas para colocar luzes de emergência, caso acabe a luz. O detalhe é que no alto eu só tenho a fiação das luminárias, e uma que passa direto para o chuveiro. Puxei três pontos da instalação do chuveiro. Fiz errado? Até por que esse três pontos só vai servir mesmo para carregar as luzes de emergência.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Bem segundo as normas os equipamentos com corrente acima de 10A devem ter circuitos próprios (caso do chuveiro).
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.

      Responder
  6. Ivan Rocha

    Tenho uma grande dúvida… Já existe alguma norma que recomenda para as tomadas altas: chuveiro, ar-condicionado e exaustor o uso de conector de porcelana?
    Tenho que dar uma justificativa técnica para meus clientes mais questionadores…

    Responder
    • Henrique Mattede

      Bem com relação ao chuveiro não é recomendado o uso de tomadas. Com relação a outros aparelhos existem a tomada de 10A e 20A estabelecidos pela NBR14136 mas não é especificado a porcelana.

      Responder
  7. Helbert

    Olá
    Após ter lido o post, esclareceu muito minhas duvida, porém já foi tomado algumas providencias e não sei ainda se foi a viável, que seria colocar tomadas(plug de eletrodoméstico) na rede e no chuveiro, ainda não aparentou derretimento algum, queria saber se posso deixar do jeito que está ou se é melhor colocar os conectores.

    Obrigado

    Responder
    • Henrique Mattede

      Definitivamente deve mudar, não se pode fazer conexões para a corrente de um chuveiro via plug. Vai aquecer muito rápido.

      Responder
  8. Fabio Rodrigues

    Henrique Mattede, meu chuveiro está conectado através de borne como segue sua recomendação, mas mesmo assim o problema ocorre um dos fios está esquentando muito e a proteção plástica começa a derreter, este já é o segundo caso em sequência, chuveiro lorenzetti, não sei se a bitola do fio do chuveiro está correta e isso só ocorre de um lado como é o segundo caso o problema sempre ocorre no mesmo fio e do mesmo lado, com chuveiro de outras marcas que tive instalado não me recordo do problema ter ocorrido. Obrigado por ler meu comentário e se possível espero que possa me ajudar.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Sim o seu cabo de fase está aquecendo, isso esta ocorrendo por mal dimensionamento do cabo do chuveiro e provavelmente não é um circuito individual.
      A recomendação é analisar a bitola do cabo e trocar se estiver mal dimensionada, se for o caso de separar o circuito deve ser feito também.

      Responder
    • Alexandre Ribeiro

      Meu problema igual! Idêntico!

      Responder
      • Henrique Mattede

        Acontece muito, agora no inverno aumenta o uso do chuveiro nas temperaturas mais quentes.

      • Marcelo

        Este também é meu caso. Meu chuveiro é para 7500w, 220vca. Segui a recomendação do fabricante (Lorenzeti) e utilizei fios de 6mm e disjuntor de 40A em um circuito separado. Porém os fios que saem do chuveiro e que já vem com o mesmo é de bitola menor (não entendo o porque disso) e esses fios esquentam muito a ponto de derreter a proteção e cheirar queimado mesmo, mas os fios de 6mm não aquecem tanto… Não sei o que fazer.

      • Henrique Mattede

        Recomendo neste caso enviar para o fabricante uma reclamação com fotos e solicitar uma explicação para seu caso.

    • Alexandre Ribeiro

      Será que temos que avisar a lorenzetti?

      Responder
      • Henrique Mattede

        Rsrs… Bem eu estou tentando contato com eles.

  9. Dorival de Castro Junior

    Site muito bom, parabéns!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Muito obrigado! Que bom que tenha gostado.

      Responder
  10. Daniel

    Estudando o assunto me veio uma dúvida. Usando a relação P=Ui e U=Ri vemos que a potência aumenta conforme a resistência diminui. Pelo que eu entendi em uma instalação mal feita a resistência aumenta para um mesmo material e tensão, por que aumenta o calor?

    Responder
    • Henrique Mattede

      O aumento da resistência ocasiona mais efeito joule.

      Responder
  11. Fábio Rebelo

    Comprei um chuveiro novo, mas fiz as emendas a moda antiga, enrolando um fio no outro e isolando com a fita. Parece que este chuveiro não esquenta direito.
    Em outro chuveiro, igual, usei o conector de porcelana e esquenta bem mais.
    Disto isso, pergunto: fios mal conectados podem interferir negativamente na eficiência do chuveiro? Sempre achei que era algo meio binário, ou está ligado ou não… Nunca.pensei em mal ligado.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Bem a unica opção para o chuveiro estar esquentando menos é “perda” de potência que pode ser causada por uma baixa tensão ou outra anomalia no circuito.

      Responder
  12. Jose Luiz Bonatto

    Na emenda dos fios do chuveiro alem da conexão não adequada há também a úmidade que cria um efeito de eletrólise aumentando a resistência elétrica na emenda e causando aumento da temperatura sobre este isolamento, portanto uma melhor emenda deveria estar isolada com fita tipo fusão ou enclausurada dentro da caixinha de passagem da fiação. Umidade e eletricidade não se combinam adequadamente.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Bem colocado, este efeito é causador do famoso zinabro e outros anomalias.

      Responder
    • Sebastião

      Meus amigos fiz a minha instalação da minha casa e nos dois quartos fiz triwey em um não dar interferências na TV mas no outro dar? Queria saber o que eu poderia fazér para tira esse problema

      Responder
      • Equipe Mundo da Elétrica

        Qual interferência está acontecendo?
        Como foi feita a instalação?
        Utilizou a fase dos interruptores para tomada?

  13. Fernando

    Excelente site! Quero saber o que posso usar como conector que segura a ponta da resistência do chuveiro elétrico? Porque sempre a que vem com o chuveiro, não sei que material é aquele, quebra e tenho que comprar outra resistência. É Aquele conectorzinho que prende a resistência aos três pontos do chuveiro elétrico

    Responder
    • Henrique Mattede

      É um conector do tipo encaixe. Rs

      Responder
  14. Wesley

    Artigo bacana. Mas atente-se no português, você está utilizando o porque de forma equivocada no título.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Opa irei corrigir assim que possível. Obrigado pelo apoio.

      Responder
  15. Nilton Machado Cardoso

    Parabéns suas dicas são muito importantes, edificante e gratificante.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado, eu que agradeço pela mensagem.

      Responder
  16. Vitor Ribeiro Silva

    Prezado, eu poderia cobrir com estanho qualquer para a minha instalação de chuveiro elétrico? Ou ha um material específico? Meu chuveiro está sempre derretendo a fiação e já não sei mais o que fazer! Na ultima vez paguei um eletricista! Obrigado!

    Responder
    • Henrique Mattede

      O aquecimento de seu circuito pode ser emenda mas o mal dimensionamento dos cabos é uma causa que pode estar influenciando muito. Nesta época de inverno isso acontece com frequência por usar o chuveiro sempre na potência máxima.

      Responder
  17. Shirley

    Parabéns pelo site, esta me ajudando bastante na procura de um profissional da área.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Não entendi, você está procurando um profissional? De que cidade é?

      Responder
  18. André Santos

    Queria tira uma duvida DR da minha casa vive desarmando eu não sei o que é. Eu o tirei e coloquei direto no disjuntor e não desarma o disjuntor porque DR está desarmando e disjuntor não.

    Responder
  19. Eliton

    Todos os assuntos que li são realmente muito bons

    Responder
    • Henrique Mattede

      Agradeço este apoio e tendo alguma sugestão é só falar.

      Responder
  20. Michel Matos

    Eu estava fazendo Engenharia Elétrica e resolvi acompanhá-lo por considerar um site de conteúdo confiável.
    Infelizmente demorei a lê-lo.
    Hoje, não estou fazendo mais elétrica por alguns problemas e tals, mas resolvi ler esse texto por causa da questão proposta. Fiquei fascinado pela maneira clara e objetiva que o assunto foi desenrolado.
    Parabéns!

    Responder
  21. Natalia Bruna

    Olá. Meu chuveiro está derretendo o fio, jaé a segunda vez que acontece. Da primeira, senti um cheiro de queimado mas não dei atenção, quando estava no banho deu um estouro e saiu faíscas, levei um susto. Tenho medo de levar um choque. Isso pode acontecer por conta do derretimento?

    Responder
    • Henrique Mattede

      É extremamente perigosa esta situação. Recomendo que solicite que um eletricistas avalie a situação e faça o reparo adequado ao circuito.

      Responder
  22. Ari Ferraz da Silva

    Bom dia, tenho uma dúvida que me incomoda a algum tempo, em alguns casos quando meço a corrente elétrica de um chuveiro em funcionamento, o valor da corrente elétrica entre os fios é muito diferente. Porque isto acontece?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Isso não deveria ocorrer, a mesma corrente em um cabo deve estar no outro. Como está fazendo esta medição?

      Responder
  23. Ari

    Estou fazendo a medição com alicate amperímetro em um fio de cada vez antes do conector do chuveiro.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Olha não deveria apresentar diferença de um cabo para outro.

      Responder
  24. Jane Darckê

    Olá… Sou a “faz tudo” aqui de casa, trocar chuveiro, inclusive! Mas estou com uma dúvida: desde que comprei este apartamento, a tomada do chuveiro, é tomada mesmo, com 2 furos, e então sempre que troco o chuveiro (2 vezes), precisei colocar um plugue macho nos fios originais do chuveiro, como se fosse um eletrodoméstico comum. É Correto isso? Posso continuar assim? Não tem aterramento, ao que eu tenha visto. E os chuveiros que troquei, foi por temperatura, não por queima.
    Obrigada.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Não isso é extremamente errado, a melhor tomada que temos no mercado (destas comuns) é de 20A que é muito baixa se comparado ao chuveiro elétrico.

      Responder
  25. Claudio

    Henrique sou estudante de eletrotécnica os seus vídeos e comentários tem me ajudado muito, este site é muito bom recomendo.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado, agradeço demais. Fico feliz que tenha gostado.

      Responder
  26. Josias

    Olá, parabéns pelo site.
    Preciso de ajuda. Sempre ligo meu chuveiro, o fio vindo do meu medidor (relógio) esquenta muito. E na emenda com o fio da minha residência acaba derretendo. Porém o fio da minha casa continua normal. O que pode ser?

    Responder
    • Henrique Mattede

      O cabo está mal dimensionado, recomendo que analise junto a um eletricista qual seria o cabo ideal para sua instalação.

      Responder
  27. Juan Carlos Barrionuevo

    Hoje o grande problema de aquecimento nas emendas dos cabos que fazem a ligação dos chuveiros está praticamente resolvida, já que desde que foram lançados os conectores roscável e tendo o conhecimento da utilização deles as emendas ficam seguras.
    Um dos grandes problemas do aquecimentos desses cabos eram os conectores já que os mesmos são apertados com parafusos e generalmente ele não tinha um aperto na superfície total do cabos e assim ficava apertada somente uma parte do cabo e sendo assim a bitola do cabo ficava reduzida aquecendo e a vesses pegava fogo.

    Responder
  28. Bruno

    Primeiramente parabéns pelo site. Eu fiz a instalação do com a emenda de cerâmica só que infelizmente o fio do meu chuveiro esta derretendo tanto na parte que sai da parede quando na parte que vai para o chuveiro, gostaria de saber o porque disso?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      O cabo que esta alimentando este chuveiro esta mal dimensionado, qual bitola de cabo esta usando?

      Responder
  29. Massao Ohata

    Está de parabéns os vídeos! Muito instrutivo e de maneira clara e sucinta! É Profissionalismo e didática!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado pelo reconhecimento e carinho pelo canal.

      Responder
  30. Luis Claudio Aragão

    Parabéns pelo conteúdo. Muito bem explicado numa linguagem simples. Fui tirar um dúvida, acabei por tirar várias outras.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar Luis!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)