A resistência do chuveiro queimando é um problema que afeta diariamente muitas pessoas! Quem aí nunca teve problemas com a resistência do chuveiro queimando? Neste artigo vamos falar como funciona uma resistência elétrica e porque a resistência do chuveiro pode queimar, vamos lá pessoal!

Chuveiro elétrico: Resistência

Caso você não saiba, o que faz a água do chuveiro elétrico esquentar na hora de tomar banho é justamente a resistência do chuveiro. A resistência é a responsável por transformar a energia elétrica em energia térmica, ou seja, essa energia térmica é o calor que é usado para esquentar a água.

A resistência funciona como se fosse um curto circuito controlado, onde a resistência que está em contato com a água absorve toda a energia deste curto e transforma em calor, aquecendo a água que absorve todo este calor ao mesmo tempo que resfria a resistência.

Mas o que acontece se não houver água no chuveiro? Fizemos um teste aqui no Mundo da Elétrica ligando uma resistência do chuveiro fora da água. Na imagem abaixo você pode ver que quando a resistência do chuveiro é ligada nestas condições ela instantaneamente se aquece, e como não há água para absorver toda a energia térmica que está sendo gerada, o material da resistência se aquece tanto que chega a se romper, podendo inclusive pegar fogo.

Resistência do chuveiro queimando

Resistência do chuveiro elétrico pegando fogo, saiba o que aconteceu!

Chuveiro elétrico: Resistência queimando

Essa explicação que acabamos de dar é justamente o que as pessoas chamam de queimar o chuveiro. Portanto, a resistência literalmente se queima, mas então, quais são os motivos para a resistência do chuveiro ficar queimando sempre? É só a falta de contato com a água? Existem algumas possibilidades para isso e vamos mostrá-las agora.

Resistência do chuveiro queimando: Pouco volume d’água.

Resistência do chuveiro queimando

Resistência do chuveiro queimando por causa do pouco volume de água!

Para aumentar a temperatura da água do chuveiro é comum que as pessoas fechem quase que totalmente o registro para reduzir o volume de água. Se você ainda não sabia, quanto menos água, mais rapidamente ela vai esquentar.

Porém, se o volume de água for muito baixo e o diafragma que liga e desliga o chuveiro através do volume de água estiver travando ou ressecado, a resistência pode se queimar caso alguma parte dela fique exposta fora da água.

Resistência do chuveiro queimando: Espira encostando

Como trocar a resistência do chuveiro elétrico?

Resistência do chuveiro queimando por causa das espiras encostadas!

Na imagem acima você viu que a resistência do chuveiro é formada por várias espiras! Quando uma espira da resistência encosta na outra acaba modificando toda a resistência, fazendo com que aquele ponto aqueça bem mais que o resto da resistência. Nestas condições, nem mesmo a água é capaz de absorver todo o calor gerado e isso futuramente pode levar ao rompimento da resistência elétrica do chuveiro.

A dica para evitar este problema é sempre conferir as espiras da resistência elétrica antes de instalar o chuveiro. Se você notar que uma ou mais espiras estão encostando, você precisa separá-las antes de fazer a ligação.

Resistência do chuveiro queimando: Troca de temperatura

Resistência do chuveiro queimando

Resistência do chuveiro queimando por trocar a temperatura com ele ligado!

A troca de temperatura do chuveiro com ele ligado também pode causar a queima da resistência. Isso acontece porque ao trocar a temperatura com chuveiro ligado há um centelhamento e formação de pequenos arcos no polo do chuveiro, condição que em longo prazo vai desgastando a resistência.

O correto e também mais seguro é trocar a temperatura com o chuveiro desligado. Nos chuveiros eletrônicos você pode alterar a temperatura com o chuveiro ligado. Esta é uma das vantagens dos chuveiros eletrônicos que já mostramos em outro artigo aqui no Mundo da elétrica, vale a pena conferir!

Resistência do chuveiro queimando: Ar na tabulação hidráulica

Como trocar a resistência do chuveiro elétrico?

Resistência do chuveiro queimando por causa do ar na tubulação!

O acúmulo de ar na tubulação de água também pode queimar a resistência do chuveiro, mas como assim? A pressão do ar pode fazer com que o chuveiro ligue sem que a água tenha chegado ao reservatório.

Nestes casos a resistência aquece sem água o que causa a queima quase que imediata da resistência. É importante observar quando abrir o registro se a água demora a sair, este teste deve ser feito com o chuveiro desligado da eletricidade ou na temperatura frio.

Resistência do chuveiro queimando: Marcas paralelas

Como trocar a resistência do chuveiro elétrico?

Resistência do chuveiro queimando por causa de material de qualidade duvidosa!

As marcas de resistências paralelas são sempre mais baratas que as marcas originais dos chuveiros, isso porque as marcas sempre usam materiais de pior qualidade ou não fazem todos os processos de qualidade para garantir a segurança e uma boa vida útil da resistência elétrica. É recomendado sempre utilizar resistências fabricadas pelas marcar originais dos chuveiros, porque senão ela pode até pegar fogo e colocar em risco o usuário.

Chuveiro elétrico explode?

Muita gente faz relatos de chuveiro elétrico que explodiu, mas eu particularmente nunca vi um caso deste e acho muito improvável que um chuveiro possa explodir. Para tirar essa dúvida, fizemos um teste pra ver se o chuveiro explode, se quiser saber a resposta, basta acessar o vídeo abaixo que também mostra na prática todas as condições de queima de resistência que falamos neste artigo.

Estes são os principais motivos que podem causar a queima da resistência do chuveiro! Sempre que instalar um chuveiro ou trocar a resistência, vale a pena conferir cada um destes detalhes para garantir uma vida útil maior do chuveiro, além da segurança de todos os usuários.

Espero que tenham gostado deste artigo, compartilhe com seus amigos e familiares estas importantes dicas, e se tiver ficado alguma dúvida ou tiver alguma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)