Você sabe como funcionam os chuveiros eletrônicos? Existem vários modelos de chuveiros, cada um com mecanismos e funcionamentos distintos, como os chuveiros elétricos, os chuveiros Híbridos, chuveiros pressurizados e os chuveiros eletrônicos. Aprenda de maneira simples o funcionamento do chuveiro eletrônico, seus benefícios e qual a diferença entre o chuveiro elétrico e eletrônico.

Ambos os chuveiros, elétrico e eletrônico utilizam a eletricidade para o aquecimento da água. Porém o que os diferem é que os chuveiros elétricos possuem apenas três opções para a regulagem de sua resistência, e o controle de temperatura é controlado pela vazão de água e pelas três posições da resistência.

Porém para os chuveiros eletrônicos, utilizam componentes eletrônicos capazes de realizar um controle adequado de potência a ser dissipada. Independente da quantidade de água na saída,o chuveiro eletrônico tem maior possibilidade de controle para as faixas de temperatura, pois a forma de ajuste da potência é de forma linear, permitindo uma regulagem gradativa, com máxima eficiência.

Chuveiro eletrônico com menor consumo.

Chuveiro eletrônico. mais economia e conforto durante o banho.

Funcionamento do chuveiro eletrônico.

Para que o chuveiro eletrônico funcione perfeitamente, ele possui um circuito interno para o controle da potência, esse circuito é composto por um TRIAC, que é um semicontudor com capacidade de controlar altas correntes, ele é ligado na configuração tradicional que determina o ponto de disparo nos semiciclos da corrente alternada, assim a resistência do chuveiro é ligada em série com o TRIAC.

No gate do TRIAC ligamos um DIAC e uma rede RC de retardo, que vai determinar o ponto de disparo em cada semiciclo da tensão alternada, dessa forma na subida do semiciclo, o capacitor começa a carregar pelo potenciômetro e pelo resistor em série, até que o ponto de disparo do DIAC seja alcançado.

É dessa forma que funciona a regulagem do chuveiro eletrônico, se o potenciômetro estiver ajustado para uma pequena resistência, a corrente elétrica é maior, logo o capacitor irá carregar em velocidade maior e o disparo do DIAC ocorrerá no início do semiciclo. Nestas condições o DIAC vai conduzir e o TRIAC dispara, aplicando todo o restante do semiciclo na resistência do chuveiro, assim dissipará uma potência maior e sua temperatura também será menor.

Entretanto, se o potenciômetro estiver ajustado para uma maior resistência, a corrente elétrica será menor, assim a carga do capacitor será mais lenta e só ocorrerá o disparo no final do semiciclo. Dessa forma, quando o DIAC conduzir e disparar o TRIAC só restará uma pequena parcela do semiciclo para ser aplicada na resistência, assim dissipará uma potência menor e sua temperatura também será menor.

Podemos concluir que temperatura é proporcional a potência, que é ajustado pelo potenciômetro, por esse motivo é possível regular a temperatura do chuveiro, pois sua resistência é ajustável.

Vantagens do chuveiro eletrônico.

Para quem está procurando uma forma de como economizar na conta de luz, o chuveiro eletrônico é essencial, pois ele é de alta eficiência e sua potência é ajustável, assim sua temperatura pode ser regulada de acordo com o que você preferir. É importante que você entenda, para haver um menor consumo não adianta usar o chuveiro com a máxima potência, por não ser uma resistência fixa ele tem a possibilidade de consumir menos energia.

Além do menor consumo de um chuveiro eletrônico ser o seu diferencial, ele oferece uma maior segurança ao consumidor e sua temperatura pode ser ajustada enquanto está ligado, diferente do chuveiro elétrico comum, que sua faixa de temperatura só pode ser mudada enquanto o chuveiro está desligado.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)