O uso de dispositivos de proteção nas instalações elétricas é obrigatório e vem aumentando cada vez mais, entre deles o DR (dispositivo diferencial residual). Instalações elétricas que possuem este dispositivo de proteção, não podem ter instalado qualquer modelo de chuveiro, pois sob certas condições o dispositivo de proteção DR pode desarmar, entenda porque isso pode acontecer, quais chuveiro podem ser instalados e o que faz o DR desarmar quando o chuveiro é ligado. Vamos lá pessoal!

Chuveiro e DR.

A combinação entre DR e chuveiro por muitas vezes é alvo de discussões entre eletricistas, sendo uma das “desculpas” contra o uso do dispositivo de proteção nas instalações o chuveiro, pois segundo alguns eletricistas o chuveiro causa “problemas”, o DR fica desarmando constantemente.

De acordo com norma NBR – 5410 no item 5.1.3.2.2 é obrigatório o uso de dispositivo diferencial residual de alta sensibilidade como proteção adicional em locais que possuem chuveiros ou banheiras, por tanto o uso do dispositivo de proteção é obrigatório nos banheiros.

O que é DR?

Para saber o motivo pelo qual o DR fica desarmando em função do chuveiro ligado, devemos saber para que serve e como funciona um DR.

De maneira bem sucinta o DR é um dispositivo de proteção utilizado em instalações elétricas que permite desenergizar o circuito sempre que houver uma fuga de corrente superior ao suportado pelo DR, tendo como seu principal objetivo a proteção dos usuários, para quando houver um choque elétrico, ele, o DR desarme imediatamente e isto minimiza de maneira significativa os riscos do choque elétrico e por perceber essa fuga de corrente o dispositivo não permite gasto da energia de maneira desnecessária por fuga de corrente, assim evitando o aumento no valor da conta de energia.

Causas de acionamento do DR.

Há vários casos onde o DR irá ficar desarmando, podendo citar alguns, como: quando chuveiro não for compatível, defeito de fábrica na resistência do chuveiro, pois pode haver uma falha na isolação da resistência ou algum defeito interno do DR.

Os chuveiros comuns não são compatíveis com DR pois suas resistências não são blindadas, ou seja, é nua, o fato da resistência ser comum faz com que tenha uma pequena fuga de corrente elétrica, isso porque a resistência está em contato direto com a água, esse também é um dos motivos pelos quais a torneira do chuveiro pode dar choque.

IDR

Diferencial Residual bipolar.

Em algumas regiões o fato de possuir um índice maior de sais dissolvidos na água acaba potencializando sua condutividade, havendo uma fuga de corrente muito maior, sendo detectada pelo dispositivo de proteção.

É bom levar em consideração que todo equipamento tem seu tempo de uso, o que não é diferente com os chuveiros, portanto o chuveiro mesmo quando é compatível com o dr e está em uso há muito tempo pode ter desgaste na isolação da resistência, fazendo com que o dispositivo de proteção atue no circuito, mesmo se a resistência não estiver queimada.

Os chuveiros compatíveis com DR são fabricados com resistências blindadas, por esse motivo não deveriam desarmar o dispositivo diferencial residual, esse modelo de resistência possui essa definição, pois as espiras são envolvidas por uma camada de óxido de magnésio e um material metálico, além de haver um material isolante no final de cada terminal, dessa forma a resistência não tem nenhum contato direto com a água, sendo assim não possui nenhuma possibilidade para ter uma fuga de corrente sentido à água.

Nos casos de alguns desses problemas que foram mencionados troque o chuveiro caso seja novo,se o problema permanecer chame um profissional da áreas, onde ele será capaz de identificar o erro.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)