O chuveiro é um dos equipamentos residenciais que dissipa maior potência e por sua resistência estár em contato direto com a água ele exige muitos cuidados, além de poder ocorrer problemas envolvendo esse equipamento, saiba quais os motivos que fazem o disjuntor desarmar ao ligar o chuveiro e como resolver este problema, vamos lá!

Os motivos que levam o disjuntor a desarmar quando o chuveiro está em funcionamento são muitos, o principal deles é o mau dimensionamento do circuito e do disjuntor.

Para saber o motivo pelo qual o disjuntor fica desarmando em função do chuveiro ligado, precisamos entender como funcionam os disjuntores e para que servem.

O que é um disjuntor:

O disjuntor é um interruptor de desarme automático, quando o mesmo identifica um curto circuito ou uma sobrecarga ocorre o seccionamento do circuito.

Os disjuntores são projetados para suportar uma determinada corrente elétrica, caso ocorra um pico de corrente ou um curto circuito, que eleve consideravelmente a corrente acima do limite, que é suportado pelo disjuntor ele irá interromper o circuito.

Por que o disjuntor desarma quando o chuveiro é ligado?

Agora que sabemos como funciona um disjuntor, podemos entender o motivo que leva ele a desarmar quando é ligado o chuveiro.

As causas que podem levar o disjuntor a desarmar em função do chuveiro em funcionamento são várias, entre elas é ter trocado o chuveiro por um outro de maior potência, o dimensionamento dos cabos estiverem com a seção inferior a corrente que o chuveiro exige ou a distância do mesmo até o disjuntor.

Para entender melhor, iremos levar em consideração um chuveiro convencional de 5500W, ligado a uma tensão de alimentação no valor de 127V, sendo assim sua corrente será de aproximadamente 43A.

Disjuntor do chuveiro desarmando, como corrigir.

Disjuntor bipolar e chuveiro eletrônico.

Neste caso se usarmos um disjuntor de 40A não será suficiente e ele irá desarmar constantemente., será necessário de no mínimo um disjuntor de 43A, também não podendo ultrapassar muito esse valor, se não ele não irá atuar de maneira correta.

Levando em consideração o exemplo anterior, os fabricantes exigem um cabo com a seção de no mínimo 10mm2 para uma tensão de 127V, lembrando que a seção do cabo pode variar, pois irá depender da tensão, potência e distância entre chuveiro e o disjuntor.

Como corrigir o desarme do disjuntor em função do chuveiro ligado.

Os disjuntores podem desarmar em função do chuveiro ligado em várias condições, por isso é ideal ficar atento às situações em que o disjuntor desliga o circuito e tempo que o dispositivo de proteção demora para ser acionado, se o disjuntor secciona o circuito assim que o chuveiro é ligado, por ter ficado muito tempo em funcionamento ou apenas alguns minutos depois do chuveiro ser acionado, além de ser observado se o disjuntor geral também é desarmado e se nessa condição dois chuveiros ou mais estavam ligados.

Caso o disjuntor esteja desarmando devido a troca do chuveiro por outro de maior potência, é preciso trocar os cabos por outros de maior seção, o disjuntor do chuveiro e o disjuntor geral, por outros que suportem um fluxo de elétrons maior, pois o valor da corrente muda consideravelmente, lembrando que o dimensionamento dos disjuntores são de acordo com o valor da corrente elétrica.

Situações em que o disjuntor desliga o circuito quando dois ou mais chuveiro sendo usados ao mesmo tempo é como a situação anterior, porém o risco é ainda maior, isso devido ao alto valor da corrente elétrica, portanto o circuito deverá ser todo redimensionado.

Quando o chuveiro está ligado por pouco tempo e o dispositivo de proteção desarma, pode ocorrer devido ao aquecimento dos cabos, por serem mal dimensionados ou está havendo um curto circuito.

Levando em consideração as situações acima é de suma importância que todo o circuito seja devidamente dimensionado conforme as normas, para que o disjuntor possa identificar corretamente curto circuito e uma sobrecarga no circuito, lembrando que os disjuntores não substituem o dispositivo diferencial residual (DR) ou o contrário.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)