Como saber se o disjuntor está ligado?

O disjuntor é um equipamento de proteção muito importante para o bom funcionamento das instalações elétricas, por isso, conhecê-lo é essencial! No artigo de hoje o Mundo da Elétrica irá te mostrar como saber se o disjuntor está ligado. Então, vamos lá pessoal!

O que é um disjuntor?

O disjuntor é um dispositivo eletromecânico que tem como função proteger as instalações elétricas! Ele funciona interrompendo o circuito e o fornecimento de energia sempre que a corrente elétrica ultrapassa o seu valor nominal, evitando assim que o circuito e as cargas que o compõem danifiquem.

Ele pode ser comparado com um interruptor automático, que identifica um valor de corrente elétrica pré-definido e secciona o circuito sempre que ultrapassado esse valor. O disjuntor atua todas as vezes que houver pico de corrente, sobrecarga ou curto-circuito!

Provavelmente, você já viu algum disjuntor justamente pelo fato da sua grande importância de utilização! Na imagem abaixo é possível ver alguns modelos de disjuntores.

Imagem com exemplos de disjuntor.

Modelos de disjuntores diversos.

Como saber se o disjuntor está ligado

Os disjuntores geralmente vêm com instruções e diagramas de ligação ensinando como ligar um disjuntor! Se você dimensionou e instalou corretamente o disjuntor, irá perceber que a energia fluirá normalmente, sem muitas interrupções ou desligamentos.

Se o seu disjuntor desarmar muito provavelmente você irá saber, já que ele libera um som característico, parecido com um estalo, e logo depois há um corte de energia elétrica no circuito.

As principais causas que levam o disjuntor a desarmar são:

Quando o disjuntor desarma, é normal que o primeiro instinto seja religá-lo, mas é essencial encontrar a causa do desarmamento antes de tudo. Então, religar o circuito sem resolver o problema pode causar danos ao equipamento, e até mesmo acidentes!

Caso o disjuntor tenha sido dimensionado de forma errada, a corrente elétrica que passa pelo circuito excederá o limite nominal, causando o desarmamento do disjuntor e evitando curtos-circuitos ou sobrecargas.

Para identificar se o disjuntor está ligado não tem muito segredo, uma vez que eles são bem práticos e visuais! Quando estão ligados, os disjuntores ficam voltados para cima e você será capaz de ver o termo “I-ON”. Já quando estão desligados, eles ficam voltados para baixo e é possível ver o termo “0-OFF”.

Como saber se o disjuntor está queimado

Caso o seu circuito não esteja sendo energizado, isso pode significar que o seu disjuntor está queimado! Para testar se o seu disjuntor está funcionando, basta testar a sua continuidade.

Para isso, você deve manter o disjuntor desenergizado, mas com a chave ligada e voltada para cima! É necessário também o uso de um multímetro ou um alicate amperímetro.

Em seguida, coloque o aparelho na escala de teste de continuidade e encoste as ponteiras nas extremidades do disjuntor, se o disjuntor estiver funcionando corretamente, o aparelho apitará e deverá indicar o número 000, uma vez que o circuito está fechado.

Caso o disjuntor esteja queimado, não há outra solução senão trocá-lo! É importante investigar o que levou o disjuntor a parar de funcionar, para evitar acidentes e gastos desnecessários.

Se você deseja descobrir como ligar um disjuntor, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica! Não se esqueça de deixar um gostei para nos ajudar!

Se você gostou do conteúdo, se inscreva no canal do Mundo da Elétrica! Nos acompanhe também no nosso site e nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos incríveis.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, não hesite em nos escrever nos comentários abaixo, pois iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário