Disjuntor desarmando? Problema resolvido!

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

O disjuntor é o dispositivo primordial para uma instalação elétrica! Mas o que fazer quando estou com o meu disjuntor desarmando depois de um tempo? Por que isso acontece? O disjuntor caindo frequentemente pode ser realmente estressante. Porém, não precisa se preocupar, pois o Mundo da Elétrica escreveu este artigo justamente para te ajudar com esse problema. Vamos te explicar os motivos do desarme do seu disjuntor e algumas soluções para resolver este incômodo. Então, vamos lá pessoal!

Disjuntor: O que é?

O disjuntor é um dispositivo de proteção eletromecânico que tem por função principal monitorar a passagem da corrente de um circuito ou instalação elétrica. Quando esse dispositivo detecta uma corrente que supera o seu valor nominal, ele secciona o circuito imediatamente e corta toda a passagem de energia que estava sendo permitida ali.

Leia também

Alguns disjuntores também têm proteção contra temperatura alta. Quando a corrente aumenta, consequentemente ela gera mais calor, e alguns disjuntores como o termomagnético por exemplo, possuem um mecanismo que secciona o circuito quando a temperatura aumenta acima do limite.

Com todas essas proteções, o disjuntor impede que uma corrente alta passe para o circuito elétrico e danifique ou queime os cabos e aparelhos ligados à ele. Com isso, consequentemente ele também protege a vida do usuário, apesar de não ser a sua função e sim a do IDR ou do DDR.

Outro fator importante é que o disjuntor foi feito para desarmar e proteger as instalações várias vezes e não só uma como é o caso do fusível, que rompe a conexão assim que uma energia elevada e com alta temperatura passa por ele.

Disjuntor desarmando, o que fazer?

Por que o disjuntor desarma de tempo em tempo?

Por que o disjuntor desarma?

Agora que você entende a função do disjuntor, veja que independente de ser o disjuntor geral ou outro de um circuito separado, os problemas na instalação que ele protege podem ser causados por alguns motivos, que vamos citar abaixo.

Sobrecarga na instalação

Com o passar do tempo a tecnologia foi se inovando e criando aparelhos melhores e mais eficientes, mas alguns desses aparelhos necessitam de uma alta potência e nem sempre as instalações estão preparadas para oferecer isso de forma adequada e segura.

Os casos mais comuns de sobrecarga são em residências antigas que têm uma instalação que não suporta uma potência elevada, e em residências que podem até ser novas, mas que foram muito mal dimensionadas, ou seja, também não suportam uma potência elevada. Ao ligar um aparelho de alta potência nessas residências, isso certamente irá exigir mais corrente do que a instalação pode oferecer, o que causará uma sobrecarga.

A ligação de muitos aparelhos em uma mesma tomada é outro motivo que pode causar essa sobrecarga, pois há uma grande demanda em um único ponto da instalação.

Curto-Circuito

O curto-circuito pode ser definido como o caminho que oferece menor resistência para a corrente passar, daí o nome “curto”! Esse caminho menos resistente não é algo totalmente controlado e nem previsto.

Os motivos para isso ocorrer podem ser variados! Uma instalação mal dimensionada ou mal conservada pode ser um motivo, pois os cabos podem se romper e encostar um no outro. Quando isso acontece, não havendo a carga para consumir a energia os cabos vão oferecer um caminho muito pouco resistente para a corrente e isso causa o desarme do disjuntor.

Rompimento interno de cabos ou componentes dentro de um eletrodoméstico podem também causar curto-circuito.

Sobreaquecimento

O sobreaquecimento é o resultado dos dois problemas anteriores. Quando uma corrente passa por algum lugar, ela gera um determinado calor, e esse calor é o resultado do movimento dos elétrons impulsionados pela tensão elétrica.

Quando uma corrente muito alta passa, o calor certamente é maior! Então, quando ocorre uma sobrecarga ou um curto circuito o calor gerado é muito grande, fazendo com que o disjuntor atue para interromper a passagem da corrente e do calor.

O mal dimensionamento dos cabos de uma instalação é o principal motivo do sobreaquecimento, pois se uma corrente passar por um cabo que não a suporta, ele irá aquecer muito e poderá derreter, o que causaria um curto-circuito.

Outros motivos

Os motivos anteriores são basicamente os três principais que causam o desarme do disjuntor, mas existem outras possibilidades!

A má instalação do disjuntor pode causar o desarmamento dele, pois se os cabos estiverem mal isolados ou frouxos, há a chance de ocorrer centelhamento o que causa superaquecimento.

No caso de prédios, a prumada pode estar mal dimensionada ou não suportar mais a demanda dos apartamentos, o que causa com certeza o desarme do disjuntor.

O chuveiro também pode ser um grande vilão em instalações. Sendo assim, se o circuito do chuveiro não for dimensionado corretamente a alta potência vai causar sobrecarga.

Então, é muito importante saber dimensionar um disjuntor para chuveiro.

Possíveis soluções para este problema

Tenha em mente que a melhor pessoa para te ajudar a identificar o problema da sua instalação é um eletricista, mas você pode fazer alguns processos para evitar que o seu disjuntor fique desligando muitas vezes.

Entre as precauções cabíveis, podemos citar:

Aqui no site do Mundo da Elétrica temos artigos que vão te ensinar como dimensionar disjuntores e como dimensionar cabos corretamente, vale a pena conferir!

Agora que você sabe os motivos e possíveis soluções para este problema, é muito importante aprender sobre o equilíbrio de cargas! Para isso, indicamos que assista este vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica para aprender mais ainda. Vale muito a pena assistir, não se esqueça de deixar o gostei no vídeo e se inscrever no canal!

Conhece alguém que está tendo este problema? Compartilhe este artigo com esta pessoa e também nas suas redes sociais para nos ajudar. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, deixe nos comentários que iremos te responder.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário