As instalações e manutenções de condicionadores de ar vem aumentando consideravelmente e com isso foram surgindo várias dúvidas sobre o tema como por exemplo, curva dos disjuntores, seção dos cabos, corrente elétrica do disjuntores e etc. Neste artigo vamos tirar suas principais dúvidas sobre  dimensionamento de ar condicionado. Então vamos lá!

BTU é igual a WATT, potência elétrica do Ar Condicionado?

O erro mais comum é pensar que BTU igual a potência elétrica do ar condicionado, quando na verdade este pensamento está errado, pois na verdade BTU é uma grandeza de potência de refrigeração, diferente de WATT que é uma potência elétrica.

Entenda que no ar condicionado existem duas potências diferentes, a potência de refrigeração que é a capacidade que o ar condicionado tem de trocar de temperatura com ambiente e que potência elétrica é a quantidade de energia elétrica gasta pelo ar condicionado para conseguir resfriar o ambiente.

Circuito de ar condicionado – Dimensionamento

Os dimensionamentos são cálculos que também usamos as leis de ohm, afim de saber quais são os níveis de corrente elétrica que percorrem por um determinado circuito elétrico, para que então possamos selecionar os cabos e disjuntores de forma adequada de acordo com cada circuito elétrico.

Para o dimensionamento correto dos cabos e disjuntor do circuito elétrico do ar condicionado, precisamos fazer cálculos usando a fórmula de potência elétrica que é:

Leis de ohm usada para obter uma grandeza elétrica.

Fórmula da potência elétrica.

Temos um ar condicionado split inverter de 11.500 BTU, com a potência elétrica de 1.120W e tensão elétrica de 220V, precisamos dimensionar os cabos e o disjuntor para o circuito elétrico. O primeiro passo é realizar o cálculo para obter a corrente elétrica do ar condicionado, para isso basta dividir a potência elétrica pela tensão elétrica, assim encontrando o valor da corrente elétrica.

Resolvendo a fórmula da potência.

Aplicação da fórmula da potência para obter a corrente elétrica do ar condicionado.

Após o cálculo obtemos a corrente elétrica de 5,09A, essa é a corrente nominal do ar condicionado. Precisamos multiplicar a corrente elétrica nominal do ar condicionado pelo fator de serviço que é igual a 1,25. O fator de serviço é uma margem de segurança para que o disjuntor não venha á desarma quando o ar condicionado estiver em funcionamento.

Margem de segurança para o disjuntor não desarma.

Multiplicação pelo Fator de serviço.

A corrente elétrica final com o fator de serviço aplicado é de 6,36A, essa será nossa corrente elétrica de referência para dimensionar os cabos e o disjuntor para o circuito do ar condicionado. O primeiro passo é selecionar os cabos adequados para o circuito do ar condicionado, os cabos são responsáveis por conduzir a energia elétrica. Na tabela 36 da NBR-5410 informa a capacidade de condução de corrente elétrica de cada cabo. Sabemos que a corrente elétrica de referência é 6,36A, basta olhar na tabela qual é a seção do cabo que tem a capacidade para conduzir a corrente elétrica de 6,36A.

Como escolher as seção dos cabos?

Tabela 36 — Capacidades de condução de corrente, da NBR-5410.

Vimos que um cabo com a seção 0,75 mm, já tem a capacidade de conduzir 6,36A. Mas não podemos usar essa seção pois, existe outra tabela na NBR-5410 a tabela 47 que informar a seção mínima dos condutores (cabos), para circuito de força (elétrico).

Bitolar mínima para circuitos de força.

Tabela 47 — Seção mínima dos condutores da NBR-5410.

Essa tabela informa que paras circuito de força a seção mínima dos cabos é de 2,5 mm², então devemos usar os cabos de 2,5 mm² para o circuito do ar condicionado. Deve ser usado o cabo tipo PP de 3 vias por ter dupla isolação.

A importância do cabo PP para o ar condicio.

Ar condicionado exporto a condições intempéries.

Agora vamos para o dimensionamento do disjuntor para o circuito do ar condicionado. O disjuntor é um dispositivo de proteção que está presente em todos circuitos elétricos, tem a função de proteger o circuito contra curto circuito e sobrecarga, para que não venha danificar os cabos e equipamentos da instalação. O disjuntor também possui curvas como por exemplo, B, C e D para cada tipo de equipamento que será ligado no disjuntor.

O circuito do ar condicionado dever ter disjuntor de curva C.

Diferentes curvas de disjuntores para cada circuito elétrico.

O ar condicionado é equipamento elétrico que necessita de disjuntor DIN bipolar de curva C, por ser um equipamento elétrico que tem pico de corrente elétrica quando é ligado o uso do disjuntor de curva C é obrigatório. Para selecionar o disjuntor usamos corrente de referência que é de 6,36A. O disjuntor ideal é com a corrente mais próxima da corrente de referência. A tabela a seguir mostra os disjuntores tipo DIN que estão disponíveis no mercado.

Disjuntores tipo DIN disponíveis no mercado.

Tabela das correntes elétricas de disjuntores tipo DIN.

Observamos que na tabela não tem disjuntor com corrente elétrica de 6,36A. Neste caso selecionamos um disjuntor com corrente elétrica acimar, então seria um disjuntor 10A, bipolar de curva C.

Como escolher o disjuntor correto para sua instalação.

O disjuntor selecionado é com corrente elétrica de 10A.

Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica mostramos outros exemplos de como selecionar os cabos e disjuntor para o circuito do ar condicionado, vale apena conferir!

Considerações finais:

Antes de começar a realizar o dimensionamento dos cabos e disjuntor é importante ler o manual de instalação do ar condicionado, pois é possível que a fabricante tenha colocado os cabos e disjuntor necessário para o circuito do ar condicionado. Mas em alguns casos a fabricante pede cabos com seção abaixo do permitido pela a norma NBR-5410, fique atento a esse detalhe.

É importante ficar atento a outro critérios que a norma NBR 5410 exige para dimensionamento dos cabos como por exemplo, fator de correção de corrente elétrica, método de instalação dos condutores, comprimento dos cabos etc.

No site do Mundo da Elétrica está cheio de informações sobre o tema, sendo assim fique à vontade para ler outros artigos relacionados ao tema. Qualquer dúvida ou curiosidade deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)