Como instalar um ar-condicionado

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

Você sabe como realizar a instalação de ar-condicionado? Sabe qual o melhor lugar para instalar? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar como instalar um ar condicionado. Então, vamos lá pessoal!

Em dias quentes, é comum buscar formas de amenizar o calor usando aparelhos resfriadores. Um dos aparelhos que melhor cumpre essa função é o ar-condicionado!

Porém, antes de adquirir um ar-condicionado é preciso estar atento a alguns critérios para realizar a melhor compra possível!

Instalação de ar-condicionado

O local para a instalação de ar-condicionado dependerá da necessidade de cada indivíduo. Independentemente se o local de instalação for uma casa ou um apartamento, é importante ter certeza que a infraestrutura e a tubulação são adequadas para a instalação de um ar-condicionado.

Se o local de instalação for um apartamento, é preciso saber se a rede elétrica do lugar suporta a carga de energia necessária para o funcionamento do equipamento, sem sobrecarregar e acabar prejudicando o prédio.

Para instalar o aparelho, procure um cômodo da casa onde as paredes tenham maior distância entre si, que não pegue muito sol e nem fique próximo a ondas de calor.

Além disso, deve ser levado em consideração se o espaço onde será instalado o ar-condicionado possui fácil acesso para que se possa retirar facilmente o filtro do ar para limpeza.

Recomendamos que você evite instalar próximo de móveis, cortinas ou divisórias, porque isso pode obstruir a circulação do ar. Deve-se pensar também onde a parte externa do equipamento ficará, pois o ideal é um lugar ventilado, longe de gás inflamável e onde a saída de ar não fique obstruída.

Realizar a instalação de ar-condicionado é uma tarefa que precisa ser feita com muito cuidado e é recomendada a ajuda de um profissional qualificado, uma vez que a instalação não pode ser feita em qualquer lugar e de qualquer jeito.

O Mundo da Elétrica separou os principais detalhes para se atentar antes de realizar a instalação!

Tubulação de ar-condicionado

Os materiais como tubos de instalação devem ser de cobre ou alumínio, pois são materiais que suportam a carga térmica do aparelho. No processo de drenagem da água, é recomendado o uso de tubos de PVC acoplados a rede da sua casa.

Infraestrutura elétrica

É importante poder contar com uma boa estrutura de fiação elétrica, além de verificar se a residência possui uma tubulação de fiação elétrica adequada que suporte à instalação do ar-condicionado. Na fiação também deve conter um disjuntor específico para cada aparelho de ar-condicionado, evitando assim sobrecargas elétricas.

As tomadas devem ser compatíveis com a potência do equipamento e devem ficar próximas do local onde será instalado o ar-condicionado. Caso a infraestrutura do local não seja adequada, é essencial agendar a visita de um profissional capacitado para avaliar se é possível fazer os ajustes necessários para instalar o aparelho.

Local de instalação

Antes de instalar ar-condicionado, é necessário escolher um local adequado para o aparelho. Buscar por um local que não prejudique as instalações elétricas, a tubulação de água e de esgoto é essencial, bem como evitar sua instalação em locais que pegam sol com muita frequência.

Tensão elétrica do aparelho

Antes da compra do aparelho, é preciso verificar se a tensão elétrica especificada é compatível com a capacidade elétrica do local de instalação! Uma vez que a grande maioria dos aparelhos de ar-condicionado possuem tensão de 220V.

Capacidade térmica

Calcular a capacidade térmica adequada do aparelho também é importante, pois somente assim é possível escolher o aparelho ideal que refrescará o ambiente de forma adequada.

Para fazer a escolha do ar-condicionado existem algumas tabelas genéricas que indicam, em relação ao ambiente, qual a quantidade de BTUs necessários para refrigerar o local.

Em prédios, é imprescindível verificar se é possível instalar a unidade externa na varanda ou alguma parede externa, uma vez que muitos condomínios não permitem mudanças da fachada.

Distância das unidades interna e externa

Alguns tipos de ar-condicionado são divididos em unidade condensadora, que é a parte localizada no lado externo, e unidade evaporadora, que é a saída de ar localizada na parte interna.

O recomendado é que o comprimento da tubulação entre as unidades interna e externa seja de no mínimo 1 metro, e no máximo 15 metros, além de 5 metros de desnível. A posição ideal da unidade interna é a uma altura de no mínimo 1,5m do chão.

O primeiro passo é entender a lógica da estrutura do ar-condicionado e como adaptar ao espaço. Como a maioria das instalações são de modelos Split, vamos mostrar como realizar a instalação de ar-condicionado Split.

As duas partes do ar-condicionado ficam ligadas por tubulações que utilizam:

É importante salientar que quanto maior a distância entre a evaporadora e a condensadora, maior será o gasto com a mão de obra e materiais que serão usados pelo técnico para instalar o ar-condicionado. O próximo passo é decidir o local para instalar as unidades!

Unidade evaporadora

Antes de iniciar a instalação da unidade evaporadora, fique atento(a) as dicas abaixo:

Unidade condensadora

Já para realizar a instalação da unidade condensadora, fique atento(a) as seguinte dicas:

Na imagem abaixo, é possível ver um desenho da unidade evaporadora e condensadora de um ar-condicionado instalado.

Instalação de ar-condicionado split.

Como instalar um ar-condicionado.

Como instalar um ar-condicionado

A instalação da evaporadora pode ser feita primeiro, para isso realize os seguintes passos:

Lembrando que é essencial realizar a instalação consultando o manual de instruções do fabricante do ar-condicionado! Essa instalação pode ser fácil para algumas pessoas, mas na maioria dos casos, o melhor é chamar um profissional e evitar dores de cabeça futuras!

Os aparelhos de ar-condicionado Split devem ser limpos pelo menos 1 vez ao mês, para evitar problemas técnicos, regular o consumo de energia e preservar a vida útil do aparelho. Para limpezas profissionais completas e recargas do gás refrigerante, é importante que um técnico realize o serviço!

Quer uma ajuda para escolher o melhor modelo de ar-condicionado, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Gostou do artigo? Compartilhe e nos siga nas redes sociais para acessar mais conteúdos! Se ficou com dúvidas ou tem sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário