Em dias quentes buscamos formas de amenizar o calor usado aparelhos que sejam capazes de deixar o ambiente mais agradável, sendo o ar-condicionado o mais usado. Ao adquirir um ar-condicionado precisamos estar atentos com alguns critérios, porque são tantos modelos de ar-condicionado que ficamos perdidos na hora de escolher o melhor modelo. Pensando nisso o Mundo da Elétrica criou este conteúdo para te ajudar na escolha do melhor ar-condicionado, vamos lá pessoal!

Para fazer a escolha do ar-condicionado existem algumas tabelas genéricas que indicam em relação ao ambiente, qual a quantidade de BTUs necessários para refrigerar o local. Essas tabelas são úteis, mas apenas para ter uma ideia de qual aparelho procurar de acordo com a área do cômodo.

Porém este não é um método muito eficiente para determinar a potência de refrigeração de um ar-condicionado, pois vai depender de vários outros critérios como por exemplo, frequência média da quantidade de vezes que as portas do local irão abrir, tamanho e quantidade de móveis no local, entre outros. Portanto sempre recomendamos que você procure um profissional refrigerista capacitado para indicar o melhor aparelho de acordo com cada situação.

O que é BTU?

Antes de escolher o ar-condicionado precisamos entender um conceito que é fundamental para tomar as melhores decisões ao adquirir um ar-condicionado. Sempre que vemos algo relacionado ao ar-condicionado encontramos a sigla BTU, que vem do inglês e significa Unidade Térmica Britânica. O BTU é unidade de potência de refrigeração e quanto maior o seu valor, maior será a capacidade de refrigeração deste equipamento.

Ar-condicionado inverter ou convencional?

Atualmente existem duas tecnologias de condicionadores de ar, o inverter e os convencionais. O ar-condicionado com tecnologia inverter é capaz de manter a temperatura desejada sem precisar acionar o compressor a todo momento, como acontece nos modelos convencionais. Isso torna os condicionadores de ar COM da tecnologia inverter mais eficientes e por consequência, mais econômicos. Além disso eles são mais silenciosos que os convencionais, e é importante destacar que tanto o ar-condicionado Split quanto o de janela podem conter a tecnologia inverter.

Aprenda como fazer a escolha do ar-condicionado.

Dicas de como escolher ar-condicionado!

Tipos de ar-condicionado

Existem basicamente três tipos de condicionadores de ar no mercado, o ar-condicionado de janela, split e o portátil. Por isso saber as vantagens e desvantagens de cada um certamente ajudará na sua decisão!

Ar-condicionado: Split

O modelo split tem maior capacidade de refrigeração e apresenta mais recursos tecnológicos como por exemplo, alguns modelos podem ser conectados na rede wi-fi, podendo ser programado por aplicativo, conter sensores de presença, entre outras tecnologias. O ar-condicionado split é considerado o modelo mais silencioso, pois pelo fato da sua condensadora ficar na parte externa da edificação, acaba reduzindo os ruídos.

Dicas de como escolher ar-condicionado!

Vantagens e desvantagens ar-condicionado split.

Podemos destacar como desvantagens do modelo split o seu custo, que geralmente é maior em relação ao ar-condicionado de janela. Pelo fato da condensadora ser instalada na parte de fora da edificação, alguns prédios não permitem nenhum tipo de mudança na fachada, também existem casos onde não tem espaço ou então não contém espaço para receber a unidade externa. Outras desvantagens deste modelo que também podemos citar é custo de instalação e manutenção.

Ar-condicionado: Janela

O ar-condicionado de janela recebe este nome por causa do espaço que ele ocupa e que é feito em apenas um bloco, ou seja, condensador e evaporador estão localizados em um mesmo aparelho. Graças a essas características eles são relativamente mais baratos, mesmo os modelos mais potentes. Também é um modelo mais compacto e funciona bem em ambiente menores.

Dicas de como escolher ar-condicionado!

Vantagens e desvantagens ar-condicionado de janela.

Pelo fato de o ar-condicionado de janela ser um aparelho feito em um único bloco, ele apresenta mais ruídos no ambiente e não é tão eficiente quanto o modelo split, além de possuir uma menor capacidade de refrigeração se comparado com o modelo split.

Ar-condicionado: Portátil

O modelo de ar-condicionado portátil serve para praticamente qualquer cômodo, principalmente os menores. É o único modelo que não existe custos de instalação, pois ele tem uma tubulação que manda o ar quente interno para fora local, sendo necessário uma janela ou adaptar o ponto da edificação para que isso seja possível.

Devido essas características os condicionadores de ar portáteis  possuem como vantagem a utilização em casas e prédios onde não pode ser modificada a sua estrutura. É legal destacar que alguns modelos possuem rodinhas para facilitar o deslocamento do aparelho.

Aprenda como fazer a escolha do ar-condicionado.

Vantagens e desvantagens ar-condicionado split.

Comparado com outros modelos de ar-condicionado que tem a mesma potência de refrigeração, esse modelo em média é o mais caro e que emite muito ruído. Além disso é importante destacar que o aparelho vai ocupar um espaço físico que poderia ser ocupado por outro móvel.

Outra desvantagem é que no processo de refrigeração ele acumula água que precisa ser retirada regularmente. Nos outros modelos há um sistema de drenagem que despeja a água produzida no ambiente externo.

Considerações finais

Antes de procurar por qualquer modelo de ar-condicionado faça o cálculo de carga térmica do local, existem aplicativos que são capazes de fazer esta função. Após determinar a capacidade térmica do ar-condicionado, é preciso verificar a classificação energética do aparelho.

Abaixo deixamos um vídeo do canal Mundo da Elétrica ensinando como a escolher um ar-condicionado. Com essas dicas e a ajuda de um profissional você certamente fará uma boa aquisição.

Se tiver ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto deixe nos comentários que iremos responder. Também fique à vontade para visitar outros artigos e o canal Mundo da Elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)