A utilização de barramentos de neutro em quadros de distribuição de circuitos é comum. Mas você sabia que existem outras formas de realizar a derivação do neutro no QDC? Neste artigo vamos abordar as principais maneiras de realizar a derivação do neutro dentro do QDC. Vamos lá pessoal!

Três formas de derivar os cabos de neutro

Da alimentação do padrão de entrada vem o cabo geral do neutro, que normalmente possui a seção maior, e os cabos de neutro mais finos do circuito vão sair a partir deste cabo geral, por isso neutro deve ser derivado entre os circuitos dentro do QDC, ou seja, cada circuito vai receber o seu cabo de neutro.

Na derivação dos cabos deve ser realizado um aperto mecânico adequado, portão não é só enrolar os cabos uns com os outros, pois este tipo de conexão não garante o aperto adequado dos condutores, dessa forma podendo haver um grande aquecimento dos cabos.

Split Bolt

A conexão dos cabos através de conector split bolt é a primeira solução para evitar chumaço de cabos no QDC. Para usar o conector split bolt basta colocar os cabos na fenda do conector e apertar com duas chaves de boca ou alguma chave adequada sextavada. No caso do conector split bolt é necessário fazer a isolação porque o conector fica solto no quadro e pode encostar em uma parte energizada, provocando um curto circuito.

Split bolt basta colocar os cabos na fenda do conector.

Tipo de derivação com Split Bolt.

A sua maior desvantagem é que quando for necessário desligar o neutro de apenas um circuito vai ter que desconectar todos os demais cabos, porque quando o conector for aberto todos os condutores se soltarão.

Barramento de neutro com parafusos

A nossa segunda solução é o barramento de neutro com parafusos, que já é conhecido por muitos profissionais. O barramento de neutro com parafusos é muito utilizado nas instalações elétricas, devido a sua facilidade para realizar as conexões dos cabos, pois é só conectar o cabo principal no borne de maior diâmetro e nos outros bornes menores conectar os cabos de neutro que vão para o circuito.

É necessário fazer reaperto dos parafusos.

Barramento de neutro com parafuso.

Uma vantagem grande deste barramento é que não precisa isolar, porque ele fica fixo no painel e não tem o risco de encostar em nada energizado. Uma outra vantagem é que na hora de medir tensão com o multímetro usando o neutro do barramento, o ponto de acesso para neutro já está exposto e não precisa tirar a fita isolante. A desvantagem que podemos citar do barramento com parafuso é que de tempos em tempos é necessário fazer reaperto dos parafusos.

O tipo de barramento mais utilizado.

Facilidade quando for preciso fazer medição.

Barramento de aperto por pressão

O barramento de aperto por pressão é uma evolução dos barramentos de parafuso. No barramento de aperto por pressão apenas o cabo principal de maior diâmetro é conectado com parafusos e os outros cabos são apenas encaixados no barramento.

Para encaixe dos cabos que vão para o circuito, basta colocar uma chave de fenda pequena no fura menor, acima do maior furo, onde vai o cabo de neutro do circuito, em seguida forçar a chave para cima que o espaço para conexão cabo de neutro se abre, assim permitindo a conexão do cabo. Depois do cabo conectado é só retirar a chave e o cabo já fica preso pelo sistema mecânico do barramento.

A mais novo tecnologia do mercador.

Barramento de aperto por pressão.

As vantagens do barramento de neutro de aperto por pressão é a agilidade para conectar os cabos no barramento e não precisa fazer o reaperto em todos os cabos porque somente o principal tem parafuso. Este tipo barramento costuma já vim nos QDC, mas existe no mercado vários modelos de barramento com essa mesma tecnologia. Vale a pena pesquisar mais e conhecer esta nova opção.

Abaixo temos um vídeo do canal do Mundo da Elétrica, mostrando os principais conectores para instalação elétrica.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas a derivação do neutro. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre o tema, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)