O que é neutro em elétrica? Quantos volts tem o neutro? Para que serve o neutro? Cabo neutro dá choque? De onde surge o neutro? Todas as respostas para essas perguntas e muitas outras curiosidades e funcionalidades sobre o neutro em elétrica você confere agora, vamos lá pessoal!

O que é neutro?

O condutor neutro é um elemento de circuito ou de sistema que apresenta em regime permanente a corrente elétrica e a diferença de potencial elétrico nulos, indiferente da sua forma ou natureza. Mas mesmo com essas características, ele pode ser um condutor ativo.

Quantos volts tem o neutro?

Em situações normais, o neutro deve estar sempre com zero volts ou o mais próximo possível disso. Portanto, se houver tensão no neutro significa que há um desequilíbrio entre as fases. Sabendo disso, podemos responder outra dúvida comum que é se o cabo de neutro dá choque!

De onde surge e o que é o neutro?

Para que serve o neutro? Conheça a importância do cabo de neutro para a instalação elétrica.

Se você entendeu bem a explicação anterior, sabe que você nunca deve tomar choque no neutro quando não houver cargas ligadas, caso isso aconteça é sinal que algo de algum problema sério está acontecendo na instalação, mas quando há cargas ligadas, você pode sim tomar choque no neutro porque mesmo não havendo tensão, existe corrente.

De onde surge o neutro?

O condutor neutro que existe nas residências, tem a sua origem em um sistema trifásico de um transformador e para facilitar o seu entendimento, acompanhe este raciocínio. No sistema de transmissão da concessionária existem 3 cabos chegando aos transformadores e todos são cabos de fase. Na saída do transformador existem 4 cabos, sendo 3 de fase e 1 de neutro, assim como mostra a imagem abaixo.

De onde surge o neutro no sistema elétrico

Entenda como acontece a transformação da energia elétrica.

Para entender o ponto exato onde surge o neutro é importante saber sobre o funcionamento de um transformador e os tipos de fechamento das bobinas deste equipamento, caso queira se aprofundar mais, indicamos esta leitura complementar! Para resumir, as bobinas do transformador podem ser fechadas em estrela ou triângulo, sendo que o neutro só surge nos sistemas de fechamento estrela, assim como mostra essa imagem abaixo.

O que é neutro e de onde surge o neutro?

Veja como é o sistema de fechamento em estrela e triângulo

Observe que o neutro surge exatamente no ponto de união das bobinas com sistema de fechamento estrela. Isso ocorre, devido às defasagens entre as fases e aquele ponto de união da estrela é um ponto matematicamente nulo, ou seja, tem 0V. Este ponto nulo é o que chamamos de neutro e é dali que sai o cabo de neutro, justamente do lugar onde as cargas das fases se anulam!

Neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica tem uma explicação completa do ponto de onde surge o neutro. No vídeo também é possível conhecer melhor o funcionamento dos transformadores e entender os sistemas de ligação estrela e triângulo, vale a pena conferir.

Para que serve o neutro?

O neutro é fundamental para o equilíbrio da instalação porque ele é o ponto de referência para a fase de um circuito elétrico. O neutro também pode ser usado para se fechar um circuito, permitindo a circulação de corrente elétrica.

Não podemos encerrar esse artigo sem falar o que a norma NBR 5410 diz sobre o neutro. Ao contrário do que muitos imaginam, a norma não obriga a utilização de cores para identificar os cabos, mas se for utilizada a cor, o neutro deve ser sempre azul claro.

E assim finalizamos este artigo e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

12 comentários para “Neutro, de onde surge? Para que serve?”

  1. Marçal Bracht

    Muito bom henrique

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      OBrigado Marçal!

      Responder
  2. Marçal Bracht

    HENRIQUE quero me aperfeiçoar mais na área industrial e manutenção de motores e eletros domésticos! Tenho certeza que vou conseguir com o Mundo da Elétrica!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Bacana demais! OBrigado por nos prestigiar Marçal!

      Responder
  3. Georg

    Gostei da explicação, bastante esclarecedor.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Georg!

      Responder
  4. Luís Carlos Corrêa da Silva

    Swo de bola essa equipe mundo da elétrica

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu demais da conta!

      Responder
  5. Jimi

    Muito boa a matéria, acredito que tirou muitas dúvidas da galera.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu demais Jimi!

      Responder
  6. Gerson Oliveira

    Todas as coisa que não entendo na sala, tiro minhas dúvidas no mundo da elétrica.O MELHOR CANAL DE ELÉTRICA.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Gerson! Ficamos muito contentes com seu comentário!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)