Como ligar um motor trifásico?

Escrito na categoria "Comandos Elétricos" por Henrique Mattede.

Como ligar motor trifásico? Essa é uma pergunta bem ampla, que possui muitas respostas, justamente porque o motor trifásico não tem só uma forma de ligação! Você sabia disso? Sabe quais são as formas de ligação de motor trifásico?

Neste artigo do Mundo da Elétrica nós vamos te ajudar com isso. Iremos te contar como ligar motor trifásico, falar sobre o fechamento de motor e os seus tipos. Então, vamos lá pessoal!

Motor Elétrico Trifásico: O que é?

Um motor de indução trifásico ou motor elétrico trifásico é uma máquina que consegue fazer a conversão de energia elétrica em energia mecânica, através do movimento de rotação no eixo do motor. Tendo como princípio de funcionamento as leis de indução magnética, o motor utiliza o eletromagnetismo das suas bobinas para girar o seu rotor e produzir energia mecânica por rotação.

Ligação do Motor de Indução Trifásico!

Motor Elétrico Trifásico em Corte.

Existem diversas formas de dar partida em um motor para que ele possa fazer esse movimento de rotação, dentre elas podemos citar:

Para não te confundir com muitas informações, focaremos nas partidas estrela e triângulo neste artigo!

Partida em Motor Trifásica: Como fazer?

Antes de ir para a parte do fechamento triângulo e fechamento estrela, temos que fazer o comando de proteção para o motor, para que não haja futuros problemas devido às falhas na rede elétrica.

Na montagem do comando de proteção e carga da partida para motor trifásico, os seguintes componentes são necessários:

Com todos estes componentes, o seu motor terá as proteções necessárias e o comando correto para o seu acionamento. E se você quiser ver essa montagem na prática, assista o vídeo que deixamos no final deste artigo!

Ligação Motor Trifásico 6 pontas: Fechamento Estrela

Esse fechamento é projetado para que o motor receba a máxima tensão de alimentação suportada. Por exemplo, se a tensão de alimentação for 220V/380V, o motor receberá a tensão máxima de 380V.

A ligação neste tipo de fechamento é feita da seguinte forma em um motor elétrico com 6 pontas, numeradas de 1 à 6:

Primeiramente, conecte as fases do circuito (R,S,T ou L1, L2,L3) nas pontas 1, 2 e 3, respectivamente. Após isso, você deve curto-circuitar as pontas 4, 5 e 6, ligando estes terminais entre si. Esse ponto de encontro dos terminais 4,5 e 6 acaba formando um ponto neutro.

Ligação do Motor de Indução Trifásico!

Fechamento Estrela do Motor Trifásico!

Ligação Motor Trifásico 6 pontas: Fechamento Triângulo

Pelo contrário da ligação estrela, o fechamento triângulo é feito para que o motor receba a tensão mínima de alimentação a qual foi projetado. No caso do exemplo anterior, ele receberia a tensão de alimentação de 220V.

A sua ligação é feita conectando o terminal 1 com o 6, o 2 com o 4 e o 3 com o 5, formando um triângulo. Depois, você deve conectar as fases do circuito (R,S,T ou L1, L2,L3), cada fase em uma ponta desse triângulo. Como cada bobina está ligada em duas fases, não existe neutro neste tipo de fechamento.

Ligação do Motor de Indução Trifásico!

Fechamento Triângulo do Motor Trifásico!

Como falamos antes, vamos deixar aqui logo abaixo um vídeo que vai te mostrar o passo a passo da montagem prática de uma partida direta para motores trifásicos. Não se esqueça de deixar o like, se inscrever no canal e comentar no vídeo, porque ele está muito bom!

Este artigo conseguiu te ajudar? Se sim, compartilhe ele nas suas redes sociais e nos ajude também. Comente aqui caso tenha alguma dúvida sobre o assunto e te responderemos com prazer, ou então faremos um artigo sobre o tema!

Nos siga nas nossas redes sociais para ver as nossas postagens diárias e continue acessando o site do Mundo da Elétrica para aumentar ainda mais os seus conhecimentos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário