Partida direta com reversão – Diagramas e aplicações!
Existem várias maneiras de realizar o acionamento de um motor elétrico trifásico, variando de aplicação para aplicação. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre a partida direta com reversão em motores trifásicos. Então, vamos lá pessoal!
A partida direta com reversão é uma técnica aplicada em máquinas elétricas para aumentar o seu desempenho máximo. Entretanto, esse procedimento é indicado apenas para motores com capacidade máxima de 7,5/10CV.
Leia também
- Motor de corrente contínua, características e aplicações!
- O que é motor de passo? Funcionamento e aplicações!
Destina-se a máquinas que partem em vazio ou com carga, e permitindo a inversão do sentido de rotação.
A partida direta com reversão consiste em aplicar ao motor elétrico 100% da tensão necessária para que ele funcione com potência total, esse tipo de partida fornece ao operador a opção de realizar a inversão de rotação do motor quando desejado.
Diagramas
No diagrama de força da primeira partida, as três fases R, S e T estão ligadas aos contatores K1 e K2, onde é realizada a inversão de posição de duas fases no contator K2 . Em seguida saem os cabos que são interligados ao motor.
Na imagem abaixo é possível observar o diagrama de partida direta com reversão.
Para atender a essa condição, utilizaremos apenas três botoeiras: para desligar usaremos uma B0, e para ligar usaremos uma B1 no sentido horário além de uma B2 no anti-horário. Também são usados contatos de intertravamento na linha de comando de cada contator, de maneira a impedir a energização.
Se pressionarmos o botão de impulso B1, a bobina do contator K1 será energizada, alimentando o motor com as três fases.
O contato auxiliar (21/22 K1) se abre, impedindo qualquer tentativa de energização do contator K2 com K1 em funcionamento, o que provocará um curto-circuito.
Com isso, o contato auxiliar (13/14 K1) se fecha, realizando o selo do contator K1, mantendo-o energizado após o botão B1 parar de ser pressionado. Nessa situação o motor partirá girando em um sentido, que será definido pelo usuário.
Para partir o motor no outro sentido, o botão B0 deverá ser pressionado, desligando o motor. Após isso, basta pressionar o botão B2, e toda a sequência de funcionamento será repetida. Vale salientar que o ideal é esperar que o motor pare completamente antes de inverter o sentido de rotação.
Ao pressionarmos o botão de impulso B2, a bobina do contator K2 será energizada, alimentando o motor com as três fases.
O contato auxiliar (21/22 K2) se abre, impedindo qualquer tentativa de energização do contator K1 com K2 em funcionamento, o que provocará um curto-circuito. Com isso, o contato auxiliar (13/14 K2) se fecha, realizando o selo do contator K2, mantendo-o energizado após o botão B2 parar de ser pressionado.
Vantagens
Os benefícios da partida de motor com reversão são muitos, dentre eles podemos citar:
- Facilidade de comando e execução do motor
- Componentes de acionamento de baixo custo
- Partida no motor com carga, desde que seja respeitado o seu torque e fator de serviço
- Simples funcionamento e baixa manutenção
- Alto torque na ponta do eixo, ou seja, potência máxima
- Possibilidade de executar a inversão de rotação do motor quando necessário de forma rápida e segura
Desvantagens
Apesar de possui muitas vantagens, a partida direta com reversão possui alguns malefícios, como:
- Alta corrente de partida no momento do acionamento podendo ser de 5 a 9 vezes da corrente nominal
- Existem limitações quanto à potência dos motores nos quais serão realizadas às partidas diretas
- Dispositivos de acionamento mais robustos
- Em motores com alta carga e alta potência, é orientado que a reversão de um sentido para o outro tenha um intervalo, visando diminuir o “coice” da inversão do motor
Aplicações
As aplicações que a partida de motor com reversão tem são em locais que usam um motor trifásico de baixa potência, como em motores de piscinas e motores de portões.
Assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica para aprender ainda mais!
Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos e nos siga nas redes sociais para acessar conteúdos únicos da área da elétrica! Se ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre esse assunto, deixe nos comentários que iremos responder.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Comandos elétricos – Fundamentos e Aplicações!
Ligação de motor monofásico. Como Fazer?
Dicas de como ligar motor monofásico 4 fios.
Fechamento estrela triângulo. Definição e aplicação!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.