Fechamento estrela triângulo. Definição e aplicação!
Você já ouvir falar de corrente de partida? Conhece a partida estrela triângulo? Conhece o diagrama de comando estrela triângulo? Aprenda mais com este artigo do Mundo da Elétrica que fala sobre essa partida de motor que é vastamente aplicada.
Ao partir um motor trifásico podemos observar a elevação da corrente elétrica de 8 a 9 vezes comparado com a corrente nominal (In), devido à inércia do motor. Esta corrente muito elevada pode causar interferências eletromagnéticas à rede e aos demais equipamentos nela ligados.
Para evitar essa elevada corrente de partida, existem sistemas e dispositivos que possibilitam que a partida do motor trifásico ocorra com uma tensão reduzida, consequentemente reduzindo a corrente de partida.
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Uma das maneiras de reduzir a corrente de partida é o fechamento dos terminais do motor em estrela triângulo. Diferente da partida direta, a partida estrela triângulo usa de artifícios eletromecânicos para fazer uma partida mais suave, elevando a tensão em duas etapas, evitando assim a elevada corrente e o arranque na partida do motor.
Entretanto, este tipo de fechamento só pode ser realizado quando o motor possuir em suas características construtivas no mínimo seis terminais de conexão.
Fechamento das bobinas
Como dito anteriormente, são necessários seis terminais de conexão, pois a ligação estrela é feita de forma independente da ligação triângulo, assim como podemos observar na ilustração a seguir:
Fechamento em estrela
No fechamento do motor em estrela o motor recebe 380v em suas bobinas. Essa tensão elétrica é dividida internamente em suas bobinas, resultando em uma tensão em 127v.
Fechamento em triângulo
No fechamento em triângulo o motor recebe 220v em cada uma das suas bobinas.
Funcionamento: Primeira etapa
O motor é alimentado em 220v e as bobinas dos contatores K1 e K3 são energizadas. Esses contatores são responsáveis por fazer o fechamento em estrela. Nesta configuração o motor atua somente com 1/3 da sua capacidade nominal.
Funcionamento: Segunda etapa
Após alguns segundos, o contato K3 é interrompido e o funcionamento em triângulo acontece através dos contatores K1 e K2. Estes segundos são pré-estabelecidos por um temporizador, que é um dispositivo elétrico que faz a contagem do tempo sempre respeitando as características construtivas do motor.
Podemos observar que a redução da corrente de partida ocorre mediante a diminuição da tensão aplicada no motor, segundo a lei de Ohm. A outra forma de diminuir a corrente seria alterando os valores de resistividade do motor! Entretanto, esses valores são impossíveis de serem alterados, pois fazem parte das características construtivas do motor trifásico.
As imagens anteriores mostraram o diagrama de carga e de comando da partida estrela triângulo. Veja o vídeo abaixo para aprender mais sobre esses diagramas tão utilizados para explicar a partida de motores.
A partida estrela triângulo é financeiramente a forma mais viável de fazer o controle da corrente de partida. Tendo em vista que o soft-star, que é o dispositivo que parte o motor com a aceleração em rampa, possui alto valor agregado. Em contra partida, este dispositivo possui a capacidade de monitoramento de outros parâmetros do motor como por exemplo, a frequência e o torque.
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Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
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