Você já ouvir falar de corrente de partida? Conhece a partida estrela triângulo? Conhece o diagrama de comando estrela triângulo? Aprenda mais com este artigo do Mundo da Elétrica que fala sobre essa partida de motor que é vastamente aplicada.

Ao partir um motor trifásico podemos observar a elevação da corrente elétrica de 8 a 9 vezes comparado com a corrente nominal (In), devido à inércia do motor. Esta corrente muito elevada pode causar interferências eletromagnéticas à rede e aos demais equipamentos nela ligados.

Para evitar essa elevada corrente de partida, existem sistemas e dispositivos que possibilitam que a partida do motor trifásico ocorra com uma tensão reduzida, consequentemente reduzindo a corrente de partida.

Ip alta na paretida direta de um motor.

Pico de corrente na partida do motor.

Uma das maneiras de reduzir a corrente de partida é o fechamento dos terminais do motor em estrela triângulo. Diferente da partida direta, a partida estrela triângulo usa de artifícios eletromecânicos para fazer uma partida mais suave, elevando a tensão em duas etapas, evitando assim a elevada corrente e o arranque na partida do motor.

Entretanto, este tipo de fechamento só pode ser realizado quando o motor possuir em suas características construtivas no mínimo seis terminais de conexão.

Fechamento das bobinas

Como dito anteriormente, são necessários seis terminais de conexão, pois a ligação estrela é feita de forma independente da ligação triângulo, assim como podemos observar na ilustração a seguir:

Fechamento em estrela

No fechamento do motor em estrela o motor recebe 380v em suas bobinas. Essa tensão elétrica é dividida internamente em suas bobinas, resultando em uma tensão em 127v.

Bobinas de um motor sendo fechada em estrelas.

Fechamento das bobinas em estrela.

Fechamento em triângulo

No fechamento em triângulo o motor recebe 220v em cada uma das suas bobinas.

Bobinas de um motor sendo fechadas em triângulo.

Fechamento das bobinas em triângulo.

Funcionamento: Primeira etapa

O motor é alimentado em 220v e as bobinas dos contatores K1 e K3 são energizadas. Esses contatores são responsáveis por fazer o fechamento em estrela. Nesta configuração o motor atua somente com 1/3 da sua capacidade nominal.

Circuito de comando e de força do fechamento em estrela.

Diagrama de carga e de comando da partida em estrela.

Funcionamento: Segunda etapa

Após alguns segundos,  o contato K3 é interrompido e o funcionamento em triângulo acontece através dos contatores K1 e K2. Estes segundos são pré-estabelecidos por um temporizador, que é um dispositivo elétrico que faz a contagem do tempo sempre respeitando as características construtivas do motor.

Circuito de comando e de força do fechamento em triângulo.

Diagrama de carga e de comando da partida em triângulo.

Podemos observar que a redução da corrente de partida ocorre mediante a diminuição da tensão aplicada no motor, segundo a lei de Ohm. A outra forma de diminuir a corrente seria alterando os valores de resistividade do motor! Entretanto, esses valores são impossíveis de serem alterados, pois fazem parte das características construtivas do motor trifásico.

As imagens anteriores mostraram o diagrama de carga e de comando da partida estrela triângulo. Veja o vídeo abaixo para aprender mais sobre esses diagramas tão utilizados para explicar a partida de motores.

A partida estrela triângulo é financeiramente a forma mais viável de fazer o controle da corrente de partida. Tendo em vista que o soft-star, que é o dispositivo que parte o motor com a aceleração em rampa, possui alto valor agregado. Em contra partida, este dispositivo possui a capacidade de monitoramento de outros parâmetros do motor como por exemplo, a frequência e o torque.

Continue lendo artigos sobre motores trifásicos e partida de motores aqui no site. Encontre curiosidades e aprenda mais sobre a eletricidade e os seus fenômenos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)