Você acha que é possível ligar motor trifásico em rede bifásica? Será que dá para fazer essa ligação com um capacitor? Neste artigo do Mundo da Elétrica falaremos disso, ensinando como ligar um motor trifásico em 220 Volts bifásico. Então, vamos lá pessoal!

Ligando o motor com um capacitor?

Antes de começar a explicar a forma correta de ligar um motor trifásico em uma rede bifásica, o Mundo da Elétrica precisa alertar o método incorreto desta ligação! Muitos “eletricistas profissionais” falsos, na hora de ligar o motor trifásico com somente duas fases, usam um capacitor para enganar o motor e “simular” a terceira fase.

Para fazer essa “gambiarra”, eles ligam uma ponta do capacitor na alimentação do motor e a outra em uma das duas fases, de forma que o capacitor carregue com a fase conectada e descarregue na ponta de alimentação do motor.

Para que você entenda bem, esse NÃO é o processo correto! A simulação da terceira fase nessa ligação dá uma defasagem de 90º em relação às outras duas fases. Porém, a defasagem correta entre as fases de um sistema trifásico é de 120º.

Além disso, esse uso incorreto do capacitor gera diversos problemas no motor, como por exemplo:

  • Perda de potência do motor
  • Geração de danos irreversíveis na estrutura interna do motor
  • Problemas no torque
  • Problemas no escorregamento interno do motor e outros

Com todos esses motivos, esperamos que você tenha entendido que não se deve fazer esse tipo de ligação!

Ligação Correta do Motor Trifásico na Rede Bifásica

Motor Trifásico na Rede Bifásica? Resolvido!

Aprenda a forma correta de ligar um motor trifásico em rede bifásica!

Existem várias formas de ligar um motor e diversas tensões para essas ligações como por exemplo, 440V, 660V, 720V, dentre outras. No entanto, as formas de ligação mais conhecidas são a ligação estrela e a ligação triângulo para tensão 220V e 380V.

  • Ligação Estrela: A ligação ou fechamento estrela é feita para que o motor receba a máxima tensão de alimentação projetada para ele. Então, em um sistema 220V trifásico e 380V trifásico, por exemplo, o motor irá receber a tensão de 380V.
  • Ligação Triângulo: A ligação ou fechamento triângulo também conhecida como delta, é feita para que o motor receba a mínima tensão de alimentação projetada para ele. Então, em um sistema 220V trifásico e 380V trifásico, por exemplo, o motor irá receber a tensão de 220V.

Essas duas ligações para o motor trifásico só funcionam corretamente se houver 3 fases conectadas à elas. Porém, como a rede bifásica só possui duas fases, o que fazer?

A forma mais correta que encontramos para ligar um motor trifásico em 220V bifásico é através de um inversor de frequência!

Inversor de Frequência

O inversor de frequência é um equipamento eletrônico que através do controle e variação da frequência da rede elétrica, consegue controlar a velocidade de motores elétricos trifásicos.

Mas além disso, quando o inversor é alimentado com uma rede bifásica, ele realiza um processo de seis etapas com um sistema de transistores e diodos, que são responsáveis por realizar um chaveamento com as duas fases recebidas.

Nesse processo de chaveamento, em cada momento uma das fases é separada em dois transistores. Porém, como esse processo é feito extremamente rápido na frequência da rede e de uma forma controlada, não há desequilíbrio entre as fases, resultando na liberação das três fases que irão para a alimentação do motor!

Motor Trifásico na Rede Bifásica? Resolvido!

Representação do Chaveamento Interno do Inversor de Frequência!

Ligação do Motor Elétrico Trifásico

Sabendo dessas informações, agora conseguimos fazer a ligação! Com o motor, o inversor e a rede bifásica disponíveis, comece essa instalação conectando as duas fases de alimentação e o condutor do aterramento no inversor. Após isso, saia com as três fases que serão geradas do inversor e as conecte aos terminais de alimentação do motor.

Antes de conectar os terminais do inversor ao motor, faça o fechamento triângulo nas pontas do motor e conecte cada fase do inversor em uma das três pontas da ligação delta, não esquecendo de conectar o motor ao aterramento também.

Desta única forma, com uma rede bifásica você conseguirá ligar um motor elétrico trifásico, além de também conseguir controlar a sua velocidade através do inversor!

Para fazer essa ligação de forma completamente eficiente, você deve conhecer bem o funcionamento do inversor de frequência. E para isso aconselhamos que assista o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica, que vai te explicar o que é um inversor e como ele funciona. Não se esqueça de curtir o vídeo, comentar e se inscrever no canal!

Se tiver gostado desta instalação nos ajude compartilhando esse artigo nas suas redes sociais! Se tiver ficado alguma dúvida sobre o assunto, é só deixar aqui nos comentários e iremos te responder ou fazer um artigo sobre o tema.

Caso queira continuar aumentando os seus conhecimentos lendo artigos atualizados, continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica! E para ver os nossos conteúdos exclusivos, é só nos seguir nas redes sociais!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)