Você conhece o motor de passo? Neste artigo do Mundo da Elétrica explicaremos o que é um motor de passo, quais são os tipos de motores de passo, as aplicações do motor de passo e o seu funcionamento. Vamos lá pessoal!

O que é motor de passo?

O motor de passo é um tipo de motor que tem a capacidade de converter um sinal de entrada em um ângulo de rotação, com extrema precisão de giro.

Diferente de outros motores, o motor de passo possui um número fixo de polos magnéticos, que determinam os passos do motor sem a necessidade de escovas. A precisão do ângulo de rotação do motor de passo é determinada pelo seu número de passos.

Dessa forma, é necessário um circuito de controle para enviar o sinal que será convertido em um ângulo de rotação. Cada pulso recebido por esse circuito de controle corresponde à um passo de 1,8 graus (na maioria dos motores de passo) dado pelo motor. Já a velocidade do motor é dada pela frequência de entrada dos pulsos.

Motor de passo funcionamento.

Exemplo de um motor de passo.

O motor de passo possui algumas características que o diferencia dos outros modelos de motores existentes, são elas:

  • Inexistência de escovas: o motor de passo não possui escovas em seu conjunto estrutural. As escovas são um ponto que apresenta grande falha nos motores, e elas ainda podem criar arcos elétricos, que não são desejáveis em determinados ambientes.
  • Independência da carga: a velocidade do motor de passo não é afetada pela carga, desde que esta esteja dentro dos parâmetros desenvolvidos para o motor.
  • Posicionamento em malha aberta: Os passos do motor de passo podem ser quantificados, desde que o motor funcione com um torque especificado, a posição do eixo é conhecida sem a necessidade de um mecanismo de realimentação.

Tipos de motores de passo

Existem três tipos básicos de motores de passo, e são eles: o motor de passo com ímã permanente, o motor de passo de relutância variável e o motor de passo híbrido. Vamos conhecer as características de cada um deles.

Motor de passo com ímã permanente

Neste tipo de motor existe um ímã permanente em um eixo liso, o que gera uma mecânica mais simples e barata. A principal vantagem deste tipo de motor de passo é o fato dele ter um campo magnético permanente, que é somado ao campo magnético das bobinas, dando um torque maior na partida.

Por outro lado, uma característica deste motor é que ele possui uma menor precisão nos passos, em comparação com os outros dois tipos de motores de passo.

Motor de passo de relutância variável

Neste tipo de motor de passo, existem de 3 a 5 bobinas conectadas à um terminal comum. O eixo do motor é de ferro, e ele não possui um ímã como no motor de passo anterior. O campo magnético é formado pela energização das bobinas para alinhar o eixo.

Motor de passo híbrido

Este tipo de motor de passo usa a mecânica do motor de passo de relutância variável, somada à potência do ímã permanente no eixo, ocasionando em um maior torque e precisão dos passos.

A precisão dos passos deste motor podem variar de 3,6° à 0,9° graus, contra 7,5° à 15° para o ímã permanente.

Funcionamento do motor de passo

Os motores de passo geralmente são projetados com um enrolamento de estator polifásico. O número de polos é determinado pelo passo angular desejado por pulsos de entrada. A alimentação do motor de passo é externa.

Conforme os pulsos chegam na entrada do circuito de alimentação, eles oferecem correntes aos enrolamentos certos para fornecer o deslocamento desejado. O deslocamento preciso do motor de passo é a sua principal característica.

Aplicações do motor de passo

O motor de passo tem a sua aplicação em qualquer processo que necessite de uma exatidão de movimentos. Com o passar dos anos, o motor de passo tem sido aplicado com maior frequência, principalmente pelo seu tamanho reduzido, assim como o seu custo e a sua adaptação aos diversos tipos de circuitos controladores.

Algumas aplicações do motor de passo são em drives de disquetes, scanners planos, impressoras, injeção eletrônica nos automóveis, seguidores solares etc.

Uma outra aplicação para o motor de passo é a sua ligação utilizando o Arduíno. O Arduíno é uma boa opção de controle para a utilização do motor de passo na construção de sistemas de automação e na robótica.

Motor de passo aplicações.

Motor de passo com microcontrolador.

Como explicamos anteriormente, o motor de passo é um tipo de motor elétrico. Existem algumas outras variações dentro dos motores elétricos, como o muito conhecido motor elétrico trifásico.

No vídeo a seguir do Mundo da Elétrica falamos sobre o motor trifásico, o seu funcionamento e as suas características. Vale a pena conferir!

Gostou de aprender sobre o motor de passo? Caso tenha alguma dúvida sobre este assunto, deixe para a gente nos comentários! Para aprender com mais artigos relacionados à eletricidade, continue navegando no Mundo da Elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)