Nascido 2 dias após o Natal de 1985, Henrique Mattede foi o terceiro filho de dona Magda e Sérgio Mattede, descendentes de imigrantes de origem italiana e que escolheram a belíssima capital mineira Belo Horizonte para construírem a sua família.

Dos 3 irmãos, ele foi o único convocado pelo Exército Brasileiro após o alistamento obrigatório para o serviço militar, que foi de suma importância na vida de Henrique, pois foi no Exército Brasileiro que ele teve seu primeiro contato com a profissão de eletricista. Ele recebeu múltiplos destaques nos boletins internos da companhia de comando do exército, justamente por resolver inúmeros problemas elétricos durante o serviço de guarda, sendo o responsável por reestabelecer a energia da subestação que havia desarmado. O seu trabalho foi reconhecido com diploma de honra ao mérito por ele ter sido destaque do pelotão durante o intenso ano de serviço obrigatório.

Henrique Mattede no serviço militar

Henrique Mattede no serviço militar

Como milhões de outros brasileiros, Henrique iniciou a sua capacitação técnica no SENAI, onde ele fez o curso profissionalizante de eletroeletrônica no ano de 2003!

Logo em seguida, começou a trabalhar com elétrica na empresa Conecta Eletricidade. Após vários anos na empresa ele foi promovido a líder da equipe de montagem de painéis elétricos. Entre as suas principais funções, ele tinha a responsabilidade de distribuir ordens de serviço entre os montadores de painéis, além de realizar os testes de funcionamento nos quadros elétricos. Foi nesta empresa que Henrique se especializou em montagens de comandos elétricos, caixas CM9, CM10, CM12, CCM (Centro de Controle de Motores), QGBT (Quadro Geral de Baixa Tensão), dentre outros tipos de montagens de painéis elétricos.

Como o seu pai Sérgio Mattede também era eletricista e sustentou a sua família trabalhando por muitos anos na área de eletricidade, isso acabou se tornando uma enorme influência em sua vida profissional. Conhecedor das histórias da profissão do seu pai e estimulado pelo aprendizado durante o tempo como militar, Henrique se interessou cada vez mais pela eletricidade. Apesar de todas as dificuldades financeiras da época, ele conseguiu ser aprovado para o curso técnico de Eletrotécnica aos 23 anos de idade na então renomada escola profissionalizante Centecon, também na região metropolitana de Belo Horizonte.

Sérgio Mattede, pai de Henrique Mattede foi eletricista

Sérgio Mattede, pai de Henrique Mattede em seu trabalho como eletricista

O curso de Eletrotécnica foi o passo inicial mais significativo na carreira de Henrique, incluindo disciplinas essenciais ao profissional eletrotécnico como por exemplo: eletrotécnica, projetos elétricos, instalações elétricas prediais e industriais, normas elétricas e regulamentações, eletrônica geral, eletrônica analógica e digital, controlador lógico programável ou PLC, máquinas elétricas e ética.

Ao mesmo tempo em que cursava eletrotécnica, Henrique já trabalhava na empresa Siemens como Eletricista de Manutenção, onde mais tarde seria promovido à Planejador de Manutenção e alguns anos depois à Supervisor de Manutenção. Como Supervisor de manutenção, Henrique era responsável pela distribuição de equipes de manutenção elétrica em campo, recrutamento e seleção de profissionais eletricistas industriais, acompanhamento diário de equipes de mais de 50 de eletricistas nas atividades de manutenção elétrica da área de siderurgia da Vallourec Mannesmann.  Por mais de 4 anos do trabalho na Siemens, ele também exercia outras tarefas tais como, participação em reuniões de segurança e acompanhamento das metas.

Outra experiência profissional de Henrique foi na empresa Tabocas Participações Empreendimentos S/A, referência no setor de engenharia na construção de linhas de transmissão e subestações de energia elétrica. Dentre outras tarefas, Henrique atuava com o recebimento de pedidos de compras, especificação técnica de materiais elétricos, solicitação de cotações e definição de ordens de compra. Esta trabalho foi entre 2011 e 2013, pouco antes de ele se tornar professor.

Após anos liderando equipes e adquirindo experiência de campo, Henrique decidiu atuar na área de educação. Ele se tornou instrutor técnico em eletricidade e eletrotécnica da instituição Ação Social Técnica (AST), que é uma associação sem fins lucrativos que trabalha há 40 anos na qualificação profissional de jovens e adultos em iminente situação de risco e vulnerabilidade social. O seu trabalho como instrutor na AST foi um dos motivadores para a criação do canal Mundo da Elétrica.

Em 2018, já com sua carreira profissional em grande ascensão, Henrique começou o curso de Engenharia Elétrica na faculdade Pitágoras, com formatura prevista para 2021.

O canal Mundo da Elétrica

Após anos ensinando elétrica em sala de aula, o canal Mundo da Elétrica foi criado em 2014 em parceria com o amigo de infância Alex Benfica, que também tem formação técnica na área de eletricidade e com vasta experiência em produção de conteúdo para internet.

Henrique Mattede e Alex Benfica na FIEE

Henrique Mattede e Alex Benfica na FIEE 2018

3 vídeos semanais passaram a ser gravados durante a noite, após as aulas, na própria escola onde Henrique era professor em Belo Horizonte. Por ter sido o pioneiro no ensino estruturado de elétrica no Youtube, os vídeos do Mundo da Elétrica tiveram excelente aceitação e passaram a ser utilizados como material didático em várias outras escolas, por milhares de alunos.

Com o passar do tempo, Henrique e Alex perceberam a necessidade de expandir o espaço e passaram a gravar da casa de Henrique, em um quarto outrora vazio que transformaram em estúdio. A empresa Mundo da Elétrica foi registrada e passou a ter colaboradores para ajudar na edição de vídeo e divulgação do conteúdo. Anos mais tarde, uma nova expansão foi necessária, desta vez alugando um imóvel e projetando um estúdio completo para gravação de vídeos e um laboratório técnico equipado para realização das práticas apresentadas no canal.

Henrique no estúdio do Mundo da Elétrica

Henrique no estúdio do Mundo da Elétrica

Hoje o Mundo da Elétrica conta com vários colaboradores e 3 dos funcionários são ex-alunos da AST, excelente escola onde Henrique lecionou anteriormente. O canal tem centenas de milhares de inscritos, e mais de 120 milhões de visualizações em seus vídeos, o que faz com que Henrique seja reconhecido como referência na área de eletricidade. Além dos vídeos no canal, Henrique Mattede escreveu e revisou mais de 500 artigos técnicos no site do Mundo da Elétrica, que é o site sobre eletricidade mais visitado do Brasil.

Equipe Mundo da Elétrica - Natal 2019

Equipe Mundo da Elétrica

O canal recebeu várias premiações ao longo dos anos, sendo destaque em diversos eventos do mercado de eletricidade e patrocinado pelas maiores marcas do setor.

Premiações Mundo da Elétrica

Prêmios de reconhecimento recebidos pelo Mundo da Elétrica

Siga e conheça mais detalhes sobre a carreira de Henrique Mattede no LinkedIn ou através dos milhares de vídeos do canal Mundo da Elétrica!