Você sabe como instalar um chuveiro? Sabe determinar quais os cabos e componentes devem fazer parte desta instalação? Veja qual cabo usar em chuveiro 110V e qual a diferença para o chuveiro 220V. Entenda a importância do uso do disjuntor na instalação do chuveiro elétrico. Neste artigo vamos apresentar todas estas respostas e oferecer várias dicas para não errar na hora de instalar o seu chuveiro, vamos lá pessoa!

Apesar de parecer bem simples, a instalação de um chuveiro elétrico deve ser executada observando vários critérios e padrões normalizados que garantem o bom funcionamento e a segurança dos usuários. Infelizmente é muito comum encontrar chuveiros com graves falhas em sua instalação e uma das mais graves é o uso inadequado dos cabos e/ou dimensionamento incorreto do disjuntor, além é claro da má conexão dos cabos do chuveiro que muitas vezes apresenta problema de mau contato.

A utilização de fios e cabos mal dimensionados e disjuntores inadequados causam sérios problemas na instalação como por exemplo, o derretimento dos cabos e da fita isolante que isola as conexões e emendas, assim como mostra na imagem abaixo.

Por que o fio do chuveiro derrete?

Uma conexão mal feita pode geral um funcionamento inadequado e aquecimento dos componentes!

Chuveiro 127V ou 110V?

Uma dúvida muito frequente dos usuários e até mesmo dos profissionais de instalações elétricas é a diferença entre as tensões 127V e 110V, sendo que no Brasil o padrão de tensões para uso residencial e predial é 127V e 220V. A tensão de 110V já foi utilizada no Brasil e ainda é utilizada em alguns países, portanto todos os equipamentos elétricos fabricados no Brasil atualmente estão preparados para operar em 127v.

Sendo assim, se você pedir um chuveiro 110V na loja de material elétrico, naturalmente a tensão do equipamento será 127V, ou seja, o 110V se tornou apenas uma “referência” para o 127V. Atualmente é possível encontrar chuveiros elétricos em diversas potências, dentre as mais comuns estão: as potências de 5500w e 7500w. Ainda é possível encontrar potências menores como 4500w e 3200w.

Como escolher o fio certo?

Para uma correta instalação, é fundamental conhecer a potência e a tensão do chuveiro, em seguida é necessário escolher adequadamente a seção do fio que será utilizado para alimentar o chuveiro e também o disjuntor que fará a proteção da instalação.

Tomando como exemplo um chuveiro de 127V com potência de 5500w, precisamos saber qual a corrente nominal do mesmo, essa informação geralmente está na embalagem do produto ou no próprio corpo do chuveiro, mas não se preocupe se você não encontrar essa informação, basta dividir o valor da potência pela tensão assim como mostra no exemplo abaixo:

Potência (W) e Tensão(V)

5500W / 127V = 43.3 Amperes

Depois de conhecer a corrente, devemos escolher um fio que seja compatível com a mesma, é muito comum encontrar na embalagem do chuveiro a informação de qual fio utilizar, mas também podemos verificar em uma tabela qual é a seção mínima do cabo para esta corrente encontrada.

Seção nominal mm²  – Corrente máxima
2,5                                24A
4                                   32A
6                                   41A
10                                 57A
16                                 76A

Esta tabela acima é informativa e para um dimensionamento exato devem ser levado em contas outros fatores como o método de instalação dos cabos, este dados são disponibilizados em normas.

É fundamental escolher um cabo com corrente igual ou maior que corrente do chuveiro, e de acordo com a tabela devemos utilizar um cabo de 10mm² que suporta até 57 amperes. É importante lembrar que a distância máxima também interfere na capacidade do cabo, portanto somente adote a tabela acima quando o comprimento do cabo for menor ou igual a 30 metros, para distâncias maiores que essa é necessário aumentar a seção do cabo. Por exemplo se for utilizado um cabo de 10mm² para menos de 30 metros, será necessário utilizar um cabo de 16mm2 para distâncias maiores que 30 metros.

Como escolher o disjuntor?

A função do disjuntor não é apenas a proteção do chuveiro, mas principalmente a proteção do cabo. Por isso é muito importante escolher um disjuntor que proteja o cabo mas que não desligue quando o chuveiro for ligado. Os valores comerciais de disjuntores são:

  • 25A
  • 32A
  • 40A
  • 50A
  • 63A
  • 70A
  • 80A

Assim como acontece com os fios, o valor do disjuntor que deve ser utilizado também é facilmente especificado na embalagem do chuveiro. Fique atento quanto ao número de fases do disjuntor que para 220V deve ser bipolar e 127V deve ser unipolar. Para para facilitar a escolha consulte os dados abaixo, onde são encontradas as principais potências de chuveiro:

  • Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm².
  • Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².
  • Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Neste vídeo abaixo é possível acompanhar detalhadamente a instalação de um chuveiro e nele será possível ver na prática diversas informações que passamos neste artigo. Confiram diversas dicas práticas que podem te afastar de acidentes e problemas futuros.

Conclusão

Você percebeu que não é tão difícil selecionar os cabos e disjuntores corretos para uma instalação elétrica? Além de proporcionar mais segurança, uma instalação adequada pode ter um vida útil muito mais longa, ou seja, justificando o seu investimento inicial. Por outro lado tentar economizar em uma instalação utilizando os componentes inadequados, pode causar graves problemas e o barato pode sair caro.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

20 comentários para “Fio para chuveiro 110V e 220V! Qual usar? Como escolher?”

  1. Fábio

    Muito bom.

    Responder
  2. Sara

    Gostei da explicação. Ajudou bastante.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou Sara!

      Responder
  3. José Antônio

    Parabéns! De forma simples, passou conhecimento. Pelo menos pra mim, me ajudou muito. Principalmente a fórmula para escolher os cá. Obrigado!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou José!

      Responder
  4. Heumy

    Muito boa a explicação me ajudou muito

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar!

      Responder
  5. Agnaldo

    Gostei muito.Obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição!

      Responder
  6. Cícero

    Muito bom Henrique, gostei.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu Cícero!

      Responder
  7. Marcia Carla

    Fui muito util a sua explicação, pois onde moro foi feita a instalação com fio paralelo ao invés de cabinho ou rigido e sem disjuntor o que ocasionou um “pequeno”incêncio.
    Se não fosse um vizinho para apagar a casa onde moro estaria toda incendiada.
    Casa antiga e teto de forro.
    DEUS me deu esse livramento.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Ainda bem que não ocorreu algo pior Márcia! Obrigado por nos prestigiar!

      Responder
  8. Donizeti

    Parabéns, foi muitissimo bem elucidado todos os componentes, acredito que no meu caso, o eletricista fez gambiarra, vou trocar tudo. Agora, que aprendi o correto. Muito obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar!

      Responder
  9. Luiz Alberto dos Santos

    Muito bom obrigado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição!

      Responder
  10. Jeremias Silva

    Gostei muito das aulas, já sou eletricista mas gosto de estudar pra aprender mais! Obrigado pelas informação dadas!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Nós que agradecemos Jeremias por nos prestigiar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)