Instalar um chuveiro elétrico é relativamente simples, mas existem alguns detalhes que devemos ter cuidados, pois com a intenção de fazer algo relativamente bonito ou talvez prático, podemos cometer erros graves na instalação do chuveiro, podendo haver danos na instalação e causar acidentes.

Ao fazer a instalação do chuveiro elétrico, o assunto conectores para o chuveiro ainda costuma gerar discussão e divide opiniões entre eletricistas, dessa forma devemos levar em consideração que a troca ou instalação de um chuveiro elétrico nem sempre é feita por um “profissional” adequado, às vezes feita até mesmo por quem não é da área, assim aumentando as possibilidades de erros como por exemplo, usar tomada no chuveiro.

Tomada para chuveiro é proibido?

Apesar de para alguns parecer não haver problemas em instalar o chuveiro elétrico usando tomadas, está é uma prática inadequada, mas porque não usar tomadas para o chuveiro? É proibido?

Na verdade, a resposta é bem simples! Usar tomada para conexão de aparelhos de aquecimento de água na rede elétrica é proibido, para quem acha que isso foi inventado, basta consultar o item 9.5.2.3 da NBR5410.

Este item da norma trata de aquecimento elétrico de água e o texto diz que a conexão do aquecedor elétrico de água ao ponto de utilização deve ser direta, sem uso de tomada de
corrente.

Porque não instalar tomada para chuveiro?

Chuveiro com tomada, pode ou não?

Viu como a resposta é bem simples e sem complicação? Daí surge a segunda pergunta, por que não pode?

Em uma instalação elétrica, as tomadas são usadas para a ligação de aparelhos elétricos de forma provisória, ou seja, os aparelhos podem mudar de lugar, e isso não acontece com o chuveiro porque daria um grande trabalho, afinal ele trabalha em conjunto com a instalação elétrica e a instalação hidráulica.

Outro grande motivo para não se usar tomadas na conexão do chuveiro é por causa da grande potência elétrica deste equipamento! O chuveiro elétrico é sem dúvidas, um dos aparelhos elétricos que mais consome energia elétrica em uma casa. Portanto, usar tomadas para essa conexão certamente irá causar um grande aquecimento no ponto de contato.

Como os chuveiros elétricos têm uma potência muito alta, a corrente elétrica dos chuveiros certamente irá ultrapassar os 20A, pois é o máximo que uma tomada irá suportar, que são as Tomadas de Uso Específico (TUE), valor este de corrente que é independente da tensão de alimentação e potência do chuveiro elétrico.

Se considerarmos uma instalação de 220V e um chuveiro elétrico que possua uma potência elétrica de 5.500W, ao calcularmos a corrente do chuveiro usando a lei de ohm teremos uma corrente elétrica de 25A, sendo assim a tomada certamente será danificada, colocando a instalação e principalmente a pessoa em risco, agravando ainda mais a situação, dependendo do tempo que o chuveiro estiver ligado.

Vários eletricistas insistem que é mais fácil instalar o chuveiro usando a tomada, mas nós profissionais do mundo da elétrica discordamos dessa prática. No mercado já existem diversos tipos conectores para cabos elétricos que foram fabricados justamente para facilitar a emenda de cabos, e olha que não estamos falando de conectores quaisquer, estamos falando dos conectores próprios para este tipo de instalação, ou seja, estes conectores são fabricados para suportar as temperaturas desse ponto de emenda.
Além de tudo isso que falei, você já imaginou os riscos de ter um ponto de tomada em um lugar tão úmido?

O vídeo abaixo é do canal Mundo da Elétrica, nele é ensinado passo a passo como fazer a instalação elétrica de um chuveiro elétrico, onde é explicado o que devemos fazer com o cabo de aterramento quando não tem na instalação, quais conectores usar e quais cuidados devemos ter.

Finalizamos mais um artigo e queremos saber qual é sua opinião sobre este assunto, deixe aqui nos comentários. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, também deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)