Os conectores elétricos são componentes de grande utilidade, mas mesmo assim ainda tem muita gente que não sabe como escolher o conector elétrico adequado. Neste artigo vamos mostrar os principais conectores elétricos para derivação, além de explicar todas as suas características e utilização, vamos lá pessoal.

Conectores elétricos: Como escolher?

A primeira dica que vamos passar é que não existe ordem de pior para melhor, justamente porque alguns destes conectores possuem características e locais de aplicação bem diferentes. Sendo assim, leia atentamente cada dica, principalmente sobre a parte de dimensionamento que é onde as pessoas mais erram!

Conector de conexão automática

Este primeiro tipo é um conector que pode ser usado em aplicações diversas como por exemplo, instalações residenciais, ventilador de teto, luminária e emenda para tomadas. Além da incrível praticidade de utilização, estes conectores oferecem conexão e isolação ao mesmo tempo, dispensando assim o uso de fita isolante para esta emenda.

Qual o melhor conector elétrico?

Saiba onde usar conector de conexão automática.

Os conectores de conexão automática podem ser encontrados com 2,3 ou até 5 polos e eles são compatíveis com cabos flexíveis, semirrígidos e rígidos. A capacidade para os cabos flexíveis é de 0,14 até 4mm², e dos cabos semirrígidos e rígidos é de 0,2 até 4mm². Estes modelos da imagem acima são da linha 221 e 222, e eles possuem capacidade de corrente de até 32 amperes, mas existem outros modelos com capacidade maior.

O manuseio deste conector é bem simples! Primeiro você deve decapar o cabo e na lateral do conector, você vai encontrar a medida exata que precisa ser decapada. Depois é só abrir a trava laranja, conectar o cabo e em seguida fechar a trava. Além de eficiente é muito rápido e seguro!

Conector de porcelana

O segundo é o conector de porcelana, que é o modelo mais indicado para emendas em locais com alta temperatura, por isso é o conector mais indicado para o chuveiro. Este tipo de conector tem uma ótima isolação térmica, dispensando também o uso de fita isolante em suas emendas.

Conector elétrico para chuveiro, qual usar?

Saiba onde usar conecto de porcelana.

Este modelo da imagem acima é tripolar para cabos com bitola de até 16mm², suportando uma corrente de até 50A. Mas saiba que você também pode encontrar conectores de porcelana bipolar e até mesmo tripolar com diferentes capacidades.

O manuseio deste conector de porcelana é muito simples! Basta usar a chave de fenda adequada para afrouxar os parafusos dos bornes de conexão, em seguida você deve inserir os cabos e depois é só apertar bem. Pronto, a emenda já está feita!

Conector múltiplo sindal

O terceiro é o conector múltiplo sindal, que é uma ótima opção para emendas em quadros de comandos como régua de borne, justamente porque a barra conta com vários bornes e uma ótima isolação.

Conector elétrico para chuveiro, qual usar?

Saiba onde usar conecto múltiplo sindal.

Este modelo da imagem acima é para cabos com bitolas de até 4mm², suportando uma corrente de até 24A. Mas você pode encontrar estes conectores múltiplos com capacidade para cabos com bitola de 4,6,10 e até 16mm². Então, basta escolher o que vai atender à sua necessidade.

O manuseio deste conector é semelhante ao de porcelana, você deve usar a chave de fenda adequada para afrouxar os parafusos dos bornes de conexão, depois é só inserir os cabos e por último é só apertar bem!

Conector de torção

O quarto é o conector de torção que é uma excelente opção para quem quer fazer emendas de cabos rápidas e seguras, porque assim como os conectores automáticos, os conectores de torção também têm um manuseio muito simples e são ótimos isoladores.

Qual o melhor conector elétrico?

Saiba onde usar conecto de torção.

Os conectores de torção podem ser utilizados em ventiladores de teto, emenda para luminárias, caixa de passagem e emenda de tomadas. Estes conectores possuem cores diferentes que são: vermelho, amarelo, laranja, azul e cinza. É importante ficar atento porque cada cor de conector suporta uma corrente e bitola diferente.

Outra informação importante é que a bitola corresponde à soma da bitola dos dois cabos que vão ser emendados, ou seja, no caso da emenda de dois cabos de 2,5mm², você deve usar um conector para bitola de pelo menos 5mm².

  • Cinza – Bitola entre 0,8 e 2,5 mm² e até 21 ampares
  • Azul – Bitola entre 0,8 e 4,5 mm² e até 28 ampares
  • Laranja – Bitola entre 1,5 – 6 mm² e até 36 ampares
  • Amarelo – Bitola entre 2,5 – 6 mm² e até 36 ampares
  • Vermelho – Bitola entre 4,5 – 17 mm² e até 68 ampares

A conexão é bem simples! Você deve decapar os cabos, unir as pontas, introduzir no conector e rosquear até ficar bem firme. O uso destes conectores cresce cada dia mais, justamente porque é muito rápido fazer a emenda, que depois de pronta não se solta nem se você puxar bem forte os cabos.

Conector split bolt

Este quinto e último é conector Split Bolt, que é o tipo de conector mais indicado para usar em caixa de passagem do padrão. Nas emendas com conectores Split Bolt é necessário fazer isolação com fita de auto fusão e fita isolante!

Conector elétrico para chuveiro, qual usar?

Saiba onde usar conecto split bolt.

Este modelo da imagem acima é para emendas de cabos com bitola entre 4 e 25mm², mas existem vários outros modelos com capacidades diferentes. Então é só você buscar o modelo certo para a emenda que precisa realizar.

No canal Mundo da Elétrica tem um vídeo completo mostrando como usar este tipo de conector, e principalmente como fazer a isolação correta, vale muito a pena assistir!

Quais destes conectores vocês já usaram? Tem algum conector mostrado que você não sabia da sua utilização? Deixe nos comentários qual é a sua experiência com estes conectores e se tiver alguma sugestão ou crítica construtiva, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Um comentário para “Conectores elétricos! Quais os tipos e qual usar?”

  1. Edivaldo da Rocha Lima

    Bom dia excelentes matérias e é sempre bom e oportuno contar com profissional como você competente e disposto a passar conhecimento. Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)