Você acha que cabo de rede e cabo de telefone suportam corrente elétrica? O Mundo da Elétrica trouxe este artigo porque já vimos muita ligação de instalação elétrica com esse tipo de cabo.

Por isso usamos um micro-ondas e um transformador para fazer um teste de sobrecarga no cabo de rede e cabo de telefone. O resultado a gente mostra para vocês agora, então vamos lá pessoal!

Corrente elétrica: Cabo de telefone

Neste primeiro teste usamos uma tomada feita com cabos de telefone, e a espessura destes cabos de telefone é de apenas 0,5 mm². Quanto tempo você acha que este cabo suporta quando ligamos um micro-ondas com corrente de 10A?

Para começar a explicar como o risco é grande, nós usamos um multímetro com câmera térmica para mostrar como a temperatura do cabo aumenta bem rápido depois que o micro-ondas é ligado, observe o antes e depois na imagem abaixo.

Dimensionamento cabos elétricos

Câmera térmica do multímetro mostrando o aumento da temperatura no cabo elétrico

Após ligar o micro-ondas levou pouco tempo para a capa plástica derreter, ou seja, demorou apenas alguns segundos para esta ligação apresentar problemas e se tornar um risco para os usuários. Na imagem abaixo você pode ver o momento exato em que houve um curto-circuito durante o teste, isso aconteceu quando a capa plástica derreteu.

Cabos de rede e cabo de telefone

Curto-circuito no teste com cabo de telefone

Nós também fizemos um teste no cabo de telefone usando o nosso transformador de 300A! O cabo derreteu e se rompeu poucos segundos depois que o transformador foi ligado. Veja como ficou a isolação e também a parte do cabo que se rompeu.

Dimensionamento cabos elétricos

Efeito de uma sobrecarga em um cabo de telefone

Corrente elétrica: Cabo de rede

Outra coisa absurda que já vimos muito é unir os fios de um cabo de rede para aumentar a seção, com isso, supostamente é possível usar o cabo para ligar tomadas. Será que isso resolve? Os cabos conseguem mesmo aguentar mais corrente? Usamos novamente o transformador para fazer o teste, e como já era esperado o cabo se derreteu rapidamente, justamente por causa do aumento da corrente. Sabemos que muita gente vai achar que é um absurdo, mas infelizmente existem várias instalações elétricas das tomadas feitas com fios de telefone ou cabo de rede.

Dimensionamento cabos elétricos

Efeito de uma sobrecarga em um cabo de rede

Bitola dos cabos elétricos

É importante saber que na norma NBR 5410 existem tabelas de dimensionamento onde estão previstos cabos de 0,5 e de 0,75 mm². Uma das tabelas da norma cita qual é a seção mínima de cabos para as instalações elétricas de acordo com as funções. Veja que os cabos de seção 0,75 mm² ou mais finos só devem ser usados em situações específicas como por exemplo, extra baixa tensão ou comunicação.

Cabos de rede e cabo de telefone

Tabela da NBR 5410 que mostra a seção mínima dos condutores elétricos. Saiba qual bitola usar em cada caso!

Estes testes que mostramos só comprovam porque os cabos de rede e cabos de telefone não podem ser usados em instalações elétricas para ligação de circuitos elétricos. Lembre-se que a segurança é muito importante, e o profissional do Mundo da Elétrica sempre deve usar os cabos corretos e bem dimensionados para evitar acidentes. Antes de encerrar queremos deixar um gráfico da ABRACOPEL que mostra que no ano de 2018 foram mais de 530 incêndios causados por sobrecarga, ou seja, foram cabos e circuitos mal dimensionados.

Cabos de rede e cabo de telefone

Dados da ABRACOPEL sobre acidentes de origem elétrica. Veja o número de incêndios causados por sobrecarga em cada região do Brasil!

No canal Mundo da Elétrica tem uma série de testes com os efeitos da eletricidade nos cabos e condutores elétricos. Deixamos de sugestão um teste que mostra um curto-circuito dentro do eletroduto, vale muito a pena assistir para aprender ainda mais!

Você já viu alguém que usa cabo de rede ou telefone para instalações elétricas? Conhece alguém que possa se interessar pelo assunto? Compartilhe este vídeo nas redes sociais e nos ajuda a divulgar este alerta importante que pode salvar vidas!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)