A resina tem muitas utilizações em eletricidade, desde a proteção contra infiltração de líquidos, até a proteção contra choques mecânicos e também proteção de propriedade intelectual. Neste artigo vamos falar sobre a resina sintética e a sua utilização na área da elétrica, vamos lá pessoal!

Resina sintética, como usar?

A proteção para circuitos elétricos e/ou eletrônicos pode ser feita utilizando a resina sintética, que além de oferecer uma excelente proteção para os componentes sensíveis, também é um isolante elétrico. A dureza da resina também garante a proteção contra roubo de propriedade intelectual, uma vez que um circuito protegido por resina dificilmente será copiado porque para retirar a resina, as chances de danificar o circuito é bem alta.

A resina sintética usada para a proteção de circuitos pode ser fabricada com várias durezas e texturas diferentes, então a sua rigidez pode variar bastante e isso é algo que deve ser observado na hora da escolha da resina. Na imagem abaixo, você pode ver uma luminária ligada mergulhada em um aquário, mostrando como a resina realmente protege os componentes da infiltração de líquidos. Esta experiência foi realizada pelo canal Mundo da Elétrica, vale a pena conferir este vídeo!

Como proteger circuitos elétricos?

Veja como a resina sintética protege os circuitos contra a infiltração de líquidos!

Resina sintética, como escolher?

Como já foi dito, existem várias texturas de resinas, algumas podem ser macias como uma espuma, outras podem ter uma consistência mais gelatinosa e existem aquelas que são duras como pedra. Portanto, a escolha da resina não deve acontecer pelo menor preço, mas sim pelo objetivo e utilização.

Na sequência do artigo vamos mostrar outras funções da utilização da resina, e a principal delas é sem dúvida a proteção contra choques mecânicos. Existem componentes elétricos e eletrônicos que são extremamente sensíveis e sem a proteção adequada, qualquer contato mais brusco poderia danificar seu funcionamento.

Na maioria dos casos, esses componentes e circuitos ficam nas partes internas das máquinas ou eletrodomésticos, geralmente protegidos por uma caixa que pode ser plástica ou metálica, mas em alguns casos específicos, mesmo com esta proteção, ainda existe a possibilidade de danificar os componentes e é aí que entra a utilização da resina para protegê-los contra impactos de partículas sólidas.

Nós resinamos um circuito eletrônico que usaremos para testar a proteção contra impactos mecânicos, veja na imagem abaixo. Esta é uma resina que tem um tempo de cura de 72 horas e para quem não sabe, o tempo de cura representa o tempo de secagem da resina!

Como proteger circuitos elétricos?

Veja como resinar um circuito elétrico

Após a secagem completa da resina, é possível ver como o circuito fica completamente protegido, porque a resina que usamos é de textura bem dura. Usamos um martelo para tentar quebrar a resina deste circuito que protegemos, veja na imagem a seguir como a resina permanece praticamente intacta, é possível ver apenas algumas marcas na cabeça do martelo.

Choques mecânicos em componentes elétricos, como evitar?

Veja o resultado do teste contra choques mecânicos em um circuito resinado

Este teste com o martelo e toda a preparação da resina estão neste vídeo do canal Mundo da Elétrica que vamos deixar abaixo. Se você quiser aprofundar ainda mais no assunto, vale a pena conferir esta experiência na pratica.

Esta rigidez também é bastante utilizada para a proteção de propriedade intelectual, já que várias empresas querem evitar que os seus circuitos sejam copiados! Nestes casos, eles colocam a resina com o objetivo de deixar os componentes protegidos e invioláveis, evitando que a resina seja retirada sem quebrá-lo. E assim fica fácil compreender melhor porque muitos circuitos têm resina sobre alguns dos seus componentes ou sobre todo o circuito.

Assim finalizamos mais um artigo, conte para nós se você já usou resina sintética e o que achou. E caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer em responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)