Pontos de tomadas e interruptores expostos à chuva ou locais com excesso de umidade é de fato um problema. Pensando nisso o Mundo da Elétrica fez este artigo apresentando uma forma simples de acabar com este problema. Saiba tudo sobre as tomadas e interruptores que são específicos para estas condições, e conheça mais sobre o grau de proteção IP. Então vamos lá pessoal!

Água e eletricidade não é uma boa combinação, pois pode ocasionar desde um curto-circuito com a queima de aparelhos elétricos e eletrônicos, até choques elétricos que podem ser fatais.

Muitas pessoas não sabem que as tomadas e interruptores comuns localizadas dentro das instalações, não são fabricados para resistir água diretamente sobre eles. Estes componentes não foram fabricados para suportar os ambientes externos. Portanto, para usarmos tomadas e interruptores no quintal ou próximo à piscina, só é possível com a utilização do componente adequado para este tipo de situação.

Caso você não saiba as tomadas e interruptores para este tipo de ambiente exigem um grau de proteção IP, e no mercado podemos encontrar produtos com vários tipos de proteção como por exemplo, IP44 e IP55.

Grau de proteção

Para quem não conhece o grau de proteção é identificado pela sigla IP, que significa Índice de Proteção de um determinado produto. Este é um padrão internacional definido pela IEC (International Electrotechnical Commission) para classificar e avaliar o grau de proteção dos produtos contra a penetração de corpos sólidos e líquidos. O índice de proteção indica a resistência e a adequação dos produtos para uso em ambientes internos ou externos, com condições variáveis.

Existem dois parâmetros para classificar o índice de proteção (IP XY), sendo que o primeiro algarismo pode variar de 0 a 6, referente a proteção contra sólidos. Já o segundo algarismo pode variar de 0 a 8 referente a proteção contra líquidos. Abaixo tem uma tabela com as devidas classificações.

O que é grau de proteção e qual a sua importância?

Tabela com grau de proteção IP.

Tomadas com proteção IP

Entre os diversos tipos de interruptores e tomadas disponíveis no mercado que possuem índice de proteção, a Schneider tem uma novidade! É uma placa que pode ser usada para todos os módulos da linha Orion. Ela tem grau de proteção IP55, que resiste a penetração de pó, areia, jatos de água de baixa ou média pressão.

Devido às suas características, a placa pode ser usada em jardim com sistema de irrigação, quintal, lavanderia, cozinha, banheiro, garagem e outros. Ela é feita de um material bem robusto e com excelente vedação, pois na parte traseira tem uma espuma preta feita de elastômero, que é um material impermeável. Na parte frontal tem esse plástico transparente de PVC, que mesmo protegendo não impede o uso da tecla do interruptor.

Tomada e interruptor com proteção IP55.

Vedação do interruptor com espuma de elastômero e plastico transparente de PVC.

Tomadas com proteção contra choque

Essa placa de proteção também é fundamental para evitar os riscos de curto-circuito causados por contato com qualquer líquido. Outro grande benefício é oferecer proteção contra choques elétricos, dificultando o acesso dos plugues pelas crianças.

Sendo assim, podemos dizer que é uma dupla proteção, porque além da tampa impermeável, a própria tomada da linha Orion possui proteção contra inserção monopolar, ou seja, permite a inserção apenas se os dois furos receberem pressão ao mesmo tempo.

Tomada e interruptor com proteção IP55.

Tomada com proteção contra choque elétrico.

Teste da tomada

Para saber se os módulos estão realmente protegidos contra líquidos, fizemos o teste usando uma folha de seda. Para isso colocamos uma folha de seda dentro da caixa 4×2 e na tecla do interruptor.

Índice de proteção contra objetos sólidos e líquidos.

Folha de seda dentro da placa para testar a vedação.

Instalamos a placa na parede, fechamos a tampa e aplicamos jatos de água em todos as direções da placa de proteção. Após ter molhado a placa de proteção secamos ela e ao seu redor, para garantir que nenhuma gota de água caia sobre a folha de seda. Retiramos a folha de seda para conferir se ela molhou ou não, assim é possível certificar que a placa atende as especificações referentes ao grau de proteção IP55.

Tomada e interruptor com proteção IP55.

Testando vedação contra líquidos e secando parte externa da placa.

Então o que você achou desta placa com proteção para tomadas e interruptores? Este é um excelente produto e que resolve o problema das tomadas e áreas úmidas!

A Schneider oferece incríveis oportunidades para o profissional do Mundo da Elétrica, sabe como? Na compra desta placa impermeável ou qualquer outro material elétrico da Schneider, você pode ganhar pontos que podem ser trocados por outros produtos.

Adquirir  esta vantagem é muito simples! Você só precisa instalar o aplicativo MySchneider, fazer o login e cadastrar a nota ou o cupom fiscal! Para fazer o cadastro da nota fiscal é necessário clicar no botão “Meus Prêmios”, onde vai aparecer os seus pontos, além dos locais que você pode ganhar ou resgatar os pontos.

Entre em “Adicionar Nota Fiscal”, onde é possível tirar uma foto da nota fiscal, escolher uma foto da galeria ou então escolher um arquivo e enviar! Após ter adicionado o cupom fiscal é só digitar o seu número, selecionar a data da compra e clicar em “Enviar Nota ou Cupom Fiscal”, como está apresentado na imagem abaixo.

Qual o aplicativo para eletricista?

Passo a passo para cadastrar nota ou cupom fiscal.

Pronto! Agora é só juntar os pontos e aproveitar para trocar por novos produtos Schneider. A seguir tem um vídeo completo falando mais sobre a placa com proteção IP55 e mostrando como cadastrar o cupom fiscal.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto ou curiosidade, deixe nos comentários que iremos responder. Também visite o canal Mundo da Elétrica, lá tem diversas aulas completas sobre eletricidade, vale a pena conferir!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)