Aprenda instalar tomada dupla com interruptor!

Em Comandos Elétricos por Henrique Mattede

Saber como instalar tomada com interruptor é essencial para qualquer pessoa! Pensando nisso, o Mundo da Elétrica vai te ensinar como instalar tomada dupla com interruptor no artigo de hoje. Então, vamos lá pessoal!

As tomadas e interruptores são partes básicas de qualquer instalação elétrica, desde as residenciais até as industriais, por isso, é muito importante que esses componentes sejam instalados de forma correta para garantir a segurança dos usuários!

A norma ABNT NBR 14136 é responsável por assegurar a padronização das tomadas e interruptores no Brasil. Segui-la é imprescindível para todo profissional capacitado!

Instalar tomadas e interruptores não é uma tarefa complicada, mas exige bastante atenção por questões de segurança. É importante realizar as instalações com cuidado para que acidentes não aconteçam e para que não seja necessário fazer o trabalho novamente.

O Mundo da Elétrica já ensinou de forma segura como instalar tomada com interruptor, tomada dupla e industrial, tomada em circuito monofásico e em circuito bifásico, tomadas TUG e TUE, por isso, acesse nossos artigos para continuar aprendendo!

Como instalar interruptor com tomada dupla

O primeiro passo é desligar a chave geral e os disjuntores do local onde ocorrerá a instalação, essa medida é importante para prevenir acidentes!

Usar sapatos e roupas emborrachadas, bem como conferir se o circuito está desligado com um multímetro são medidas extras, que também garantem a segurança!

Não é aconselhável realizar a instalação em dias chuvosos, uma vez que há a possibilidade de descargas elétricas atingirem a rede elétrica!

Após seguir essas etapas, é necessário separar as ferramentas necessárias. São elas:

É necessário conferir a identificação dos cabos, caso essa identificação seja através de cores, o neutro é azul claro, o terra é verde ou verde e amarelo, já a cor do cabo de fase pode ser qualquer uma diferente do terra e do neutro!

A ABNT NBR 5410 diz que a identificação de cabos é obrigatória, porém, não é obrigatória por cores, outros métodos podem ser utilizados, como o uso de anilhas com letras, palavras e símbolos!

Após isso basta seguir os passos abaixo:

A ligação dos cabos deve ser feita de acordo com a imagem abaixo para circuitos alimentados com 127V.

Tomada dupla 127V e interruptor.

Circuito com tomada dupla e interruptor.

Já para circuitos alimentados com 220V, a ligação dos cabos deve ser feita de acordo com a imagem abaixo.

Tomada dupla 220V e interruptor.

Circuito com tomada dupla e interruptor.

Para instalar o interruptor com as tomadas, basta fazer uma derivação da fase de uma das tomadas para o borne central do interruptor e conectar o retorno no borne lateral.

Após realizar as ligações, basta fixar a tomada dupla com o interruptor na caixa de passagem e utilizar o espelho de proteção para fazer o acabamento.

Para conferir se tudo está funcionando corretamente, você pode utilizar uma chave de teste ao finalizar a instalação.

Um ponto imprescindível e que vale a pena destacar é o correto dimensionamento dos cabos para garantir a segurança das instalações elétricas e prevenir acidentes, como incêndios elétricos!

Com essas dicas que o Mundo da Elétrica passou, instalar tomadas e interruptores ficou fácil! Entretanto, se você não se sentir confortável para realizar a instalação, contrate um profissional da área para te ajudar!

Para aprender ainda mais e ver na prática como instalar tomadas, veja o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também como resolver esse tipo de pendência em casa!

Nos siga nas redes sociais para acessar conteúdos exclusivos. Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário