Você sabe como representar tomada dupla em um projeto elétrico? Tomada dupla de uso geral no projeto vai contar com dois pontos de 100VA? Realizar a leitura e interpretação de projetos elétricos é sem dúvidas um dos maiores desafios para muitos profissionais. Como sabemos o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, então um eletricista que não sabe ler e interpretar diagramas elétricos está em desvantagem em relação aos demais eletricistas. Neste artigo vamos mostrar como são representadas as tomadas duplas em um projeto elétrico.

Tomada

A tomada é o ponto de conexão que transmite energia elétrica para um plugue que será conectado, sendo que os plugues são usados para ligar aparelhos elétricos e eletrônicos. As tomadas utilizadas em residências são divididas em duas classes, TUG (tomada de uso geral), para aparelhos domésticos com corrente elétrica de no máximo até 10A e TUE (tomada de uso específico), para aparelhos domésticos com corrente elétrica de no máximo até 20A.

Também temos as tomadas industriais, que são feitas para trabalhar com correntes elétricas maiores de 16A até 125A, e a principal característica das tomadas industriais é trabalhar com correntes maiores. As tomadas industriais são utilizadas para fornecer energia para diversas máquinas industriais como por exemplo, furadeiras de bancada, fresas, esteiras, tornos e etc.

As simbologias das tomadas indústrias e residências são representadas da mesma forma em um projeto elétrico, porém que cada simbologia pode conter informações diferentes por serem utilizadas em locais com correntes muito diferentes.

Tomada Dupla – Projeto Elétrico

Os projetos elétricos sempre geram muitas dúvidas e quando é preciso colocar uma tomada dupla no projeto, sempre surgem dúvidas. A principal delas é se uma tomada dupla de uso comum no projeto vai contar como dois pontos de 100VA.

Para os cálculos elétricos do projeto, qualquer ponto que possa ser ligado um aparelho elétrico é um ponto de tomada e deve ter sua potência contabilizada, ou seja, vai sim contar como dois pontos de 100VA.

É importante destacar que não contabilizar uma tomada do projeto nos cálculos elétricos pode fazer com que os cabos e disjuntores fiquem mal dimensionados. No caso de cabos mal dimensionados pode ocorrer um aumento do consumo por aquecimento, e em casos mais extremos pode causar até um incêndio.

Uma outra dúvida que surge é como representar uma tomada dupla em um projeto elétrico. Para entender como representar uma tomada dupla em projeto é preciso conhecer a simbologia das tomadas, observe na imagem abaixo, que temos a simbologia de tomadas baixas, médias, altas e tomadas no piso.

Como representar uma tomada dupla em um projeto elétrico.

Simbologias utilizadas para representar tomada.

Na norma não existe a simbologia exata para a representação de tomadas duplas, mas as tomadas duplas podem ser representadas de algumas formas no projeto elétrico. A primeira forma de representar é com dois símbolos de tomadas, interligados um ao lado do outro. A segunda forma de representar é quase igual a primeira, onde os símbolos também estão interligados um ao lado do outro, mas a representação é na diagonal. A terceira forma de representar é com dois símbolos de uma tomada um na frente do outro.

Na norma não existe a simbologia exata para a representação de tomadas duplas.

Diferentes modelos de simbologias utilizadas para representar tomadas duplas.

Além de saber ler e interpretar projetos elétricos, um bom profissional tem que saber realizar um bom dimensionamento da instalação elétrica, pois o dimensionamento interfere diretamente em sua eficiência e segurança. Portanto abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica ensinando como fazer o dimensionamento de disjuntores.

Se você tem dúvidas ou não conhece as outras simbologias de projetos elétricos, aqui no site e no canal Mundo da Elétrica temos vários artigos e vídeos falando sobre simbologias. Estes materiais são totalmente baseados nas normas e são uma ótima forma de melhorar ainda mais os seus conhecimentos na área.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Tomada dupla, representação em projetos elétricos!”

  1. Euclides

    Seria legal ter uma data pra quem ler possa se situar de quando foi escrita a página.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      A grande maioria dos nossos artigos independem de data, mas vou analisar essa possibilidade.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)