Os projetos elétricos são sem dúvidas um dos maiores desafios para muitos eletricistas, pensando nisso resolvemos deixar algumas dicas sobre leitura e interpretação de diagramas elétricos, mas antes disso é necessário ter certos conhecimentos sobre os tipos de diagramas. Iremos abordar um pouco sobre cada um dos tipos de diagramas, como as suas característica, simbologias e cuidados que devem ser tomados. Vamos lá pessoal!

É importante destacar que temos como principal objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre projetos elétricos para instalações de baixa tensão, devido à grande quantidade de informações e detalhes que seria necessário para abordar as demais áreas.

Muitos eletricistas ao ouvirem falar em planta elétrica, diagrama elétrico, esquema elétrico ou projeto elétrico ficam muito inseguros, pois talvez não possuam certo domínio sobre este assunto.

O que é projeto elétrico:

O projeto elétrico é a junção de todos as informações referentes a parte elétrica de uma instalação, máquina ou equipamento eletroeletrônico, estes dados podem estar contidos em forma de tabelas de dados elétricos, diagramas elétricos, esquemas de distribuição de componentes, plantas elétricas, layout e etc.

É muito comum ao ouvirmos falar em projeto elétrico pensarmos imediatamente em um projeto elétrica residencial, ou planta elétrica residencial, que é normalmente um diagrama com a distribuição de cabos, posicionamento de tomadas e lâmpadas, que são desenhados sobre a planta baixa de uma casa, prédio ou galpão por exemplo.

Qualquer eletricista não só pode como deve saber ler e interpretar um diagrama elétrico, até mesmo realizar cálculos de projetos elétricos, fazer desenhos, layouts e criar as tabelas de um projeto elétrico, mas somente o técnico ou engenheiro que esteja registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) pode se responsabilizar tecnicamente por um projeto elétrico.

Leitura e interpretação de projetos elétricos passo a passo.

Leitura e interpretação de diagramas elétricos.

Diagramas elétricos

O diagrama elétrico é um conjunto de símbolos gráficos, estes símbolos são capazes de representar uma instalação elétrica ou parte de uma da instalação, pois o diagrama elétrico garante uma linguagem comum a qualquer eletricista, pois o desenho é uma representação visual capaz de ser compreendida em qualquer lugar do mundo.

Existem quatro tipos de diagramas, que são: diagrama unifilar, diagrama multifilar, diagrama trifilar e diagrama funcional. O diagrama mais usado para projetos elétricos residenciais é o diagrama unifilar.

Diagrama unifilar:

Leitura e interpretação de diagramas elétricos.

Diagrama unifilar completo.

O diagrama unifilar, que também é conhecido como planta elétrica é desenhado sobre a planta baixa (planta arquitetônica) de uma instalação e ele apresenta os dispositivos e trajeto dos condutores em suas posições físicas de maneira precisa, apesar de ser uma representação bidimensional.

O diagrama unifilar serve especialmente para se verificar, com rapidez, quantos condutores passarão em determinados eletrodutos e qual o trajeto do mesmo.

Uma diferença do diagrama unifilar para os diagramas multifilar e funcional é que todos os condutores de um mesmo percurso são representados por um único traço, que contém alguns símbolos para que servem para identificar todos os condutores

No diagrama unifilar não é representado com clareza o funcionamento da instalação. De acordo com a prática adquirida pelo eletricista ao longo do tempo, ele começa interpretar com facilidade uma instalação elétrica e sem o auxílio de outros diagramas.

Entendendo o diagrama elétrico residencial.

Iremos dividir o diagrama unifilar em duas partes, primeiro iremos mostrar o diagrama apenas com um circuito de iluminação, e em seguida com o circuito de iluminação e circuito de tomadas.

Diagrama para circuitos de iluminação

Os circuitos de iluminação são os que geralmente causam mais dúvidas entre os eletricistas, tanto no momento de elaboração do diagrama, quanto nos momentos de leitura do diagrama unifilar, principalmente por causa dos cabos de retorno e do cabo neutro, que muitos eletricistas levam para o interruptor, a não ser que também tenha um ponto de tomada.

Interruptor de uma seção:

A imagem que mostramos abaixo temos a representação de dois cômodos de uma determinada instalação, onde temos representado no diagrama apenas um único ponto de iluminação, sendo que este ponto é comandado por um interruptor simples.

Dicas para leitura e interpretação de diagramas.

Simbologias para circuitos de iluminação.

Destacamos na imagem acima as letras que estão indicando o circuito de iluminação, sendo que a letra “a” está sendo representada em cima do ponto de iluminação, no ponto do interruptor e em cima do condutor de retorno, isto é para identificar e facilitar a leitura de todos os pontos de iluminação do circuito, ou sejam todos os pontos que contém a letra “a” estão se relacionando ao mesmo circuito de iluminação.

Existem outros símbolos que estão sendo representados no diagrama acima, como é o símbolo destacado em verde, pois ele representa qual circuito aquela ligação pertence, que nesta situação é fácil de identificar, mas em instalações maiores ou que tenha mais circuitos sem as devidas indicações fica difícil de identificar.

Interruptor de duas seções:

Na imagem apresentada logo abaixo é para uma instalação ainda maior, que contém dois pontos de iluminação diferentes, que estão sendo comandados por um único interruptor de duas seções, veja que os pontos são devidamente representados com as letras “a” e “b”.

Dicas para leitura e interpretação de diagramas.

Simbologias para circuitos de iluminação para interruptor duplo.

Interruptor paralelo (three way):

A representação para a ligação do interruptor three way é um pouco diferente, e que acaba gerando muitas dúvidas, na imagem abaixo mostra chegando um cabo de fase, um neutro e outro cabo de terra no ponto de iluminação. Em seguida temos um cabo de fase indo para um interruptor e para o outro interruptor temos o cabo de retorno, sendo que ambos interruptores estão interligados diretamente, tanto é que sua simbologia é de dois cabos de retorno cruzados, estando eles devidamente representados na imagem abaixo.

Leitura e interpretação de diagramas para interruptor paralelo

Dicas para leitura e interpretação de diagramas.

Interruptor intermediário (four way):

Esta ligação é sem dúvidas a mais difícil de compreender, devido a quantidade de ligações. A base para a ligação do interruptor intermediário é de um interruptor three way, porém no meio do caminho temos o interruptor four way, que é o terceiro ponto.

A representação base são de dois retornos de interruptor three way, sendo que dois cabos de retorno são ligados diretamente em seus respectivos bornes do interruptor paralelo os outros dois cabos de retorno são ligados diretamente nos outros dois bornes do interruptor intermediário.

Dicas para leitura e interpretação de diagramas.

Simbologias para circuitos de iluminação interruptor intermediário.

Circuitos de tomadas

Iremos mostrar o esquema de ligação para ligação de tomadas de uso geral (TUG) e tomadas de uso específico (TUE), estaremos utilizando o mesmo diagrama que foi representado o circuito de iluminação, porém com um circuito de tomadas. Na imagem abaixo está representado três pontos de tomadas de um segundo circuito.

Dicas para leitura e interpretação de diagramas.

Simbologias para circuitos de tomadas.

A primeira diferença que podemos observar é que em um eletroduto está passando dois circuitos, um para iluminação e outro para as tomadas, sendo que cada circuito possui um cabo fase, um cabo neutro e um cabo de terra, ou seja o total de seis condutores passando por um único eletroduto e chegando até o ponto de iluminação no teto.

No ponto de iluminação do teto é onde os circuitos são separados, para um lado vai o circuito de tomadas e para o outro vai o circuito de iluminação. É importante destacar que cada vez que um eletroduto passa por algum componente tem que ser indicado os símbolos de fase, neutro, terra e o circuito que eles pertencessem, como indicado na imagem abaixo.

Dicas para leitura e interpretação de diagramas.

Simbologias para circuitos de tomadas.

Como vimos anteriormente, assim como todo os cabos que passam por um eletroduto possuem a indicação do circuito que eles pertencem, todas as tomadas também devem possuir indicações dos seus respectivos circuitos. Além disso, quando temos no circuito uma tomada que não seja de uso geral é necessário indicar qual é a sua potência e o respectivo circuito, como podemos ver na representação abaixo.

Dicas para leitura e interpretação de diagramas.

Simbologias para circuitos de tomadas.

Circuito de tomadas TUG e TUE.

Neste diagrama iremos deixar a tomada de 600W como um terceiro circuito para tomada de uso específico. Como podemos observar, existem três circuitos passando pelo eletroduto que está sendo conduzido para o ponto de iluminação no teto, repare na imagem que está sendo representada logo abaixo que existem três circuitos representados com os cabos de fase, neutro e terra, ou seja existem nove condutores passando por este eletroduto, onde os circuitos estão sendo separados.

Dicas para leitura e interpretação de diagramas.

Simbologias para circuitos de tomadas.

Considerações finais.

Mostramos neste artigo algumas simbologias e esquemas de ligações, mas é importante salientar que nem todas as simbologias ou possibilidades de ligação foram representadas, pois ainda existem outras maneiras de representar os mesmos componentes. Portanto aprender a ler e interpretar diagramas elétricos é uma tarefa não muito simples, mas que é dominada ao decorrer do tempo, com muito prática e estudo.

Finalizamos aqui mais um artigo e esperamos ter ajudado a retirar suas dúvidas sobre projetos elétricos, se ainda tiver restado alguma dúvida deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Entendendo projetos elétricos.”

  1. Arnaldo

    Parabéns. Muito bem explicado. Ficou de fácil entendimento.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Arnaldo!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)