Você sabe ler um esquema elétrico? Sabia que existe uma diferença entre diagramas elétricos e esquemas elétricos? Sabe interpretar a simbologia elétrica dos esquemas elétricos? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar o que é um esquema elétrico, falando sobre a diferença entre esquemas elétricos e diagramas elétricos, além de mostrar os símbolos elétricos desses esquemas. Então, vamos lá pessoal!

O que é Esquema Elétrico?

O esquema elétrico pode ser definido como a representação gráfica e simbológica dos circuitos em uma instalação elétrica, seja comercial, industrial ou residencial.

O esquema elétrico contém informações de todo o circuito por ele representado, ele tem informações dos componentes do circuito, de como realizar a instalação de certas partes do circuito e possui pontos importantes de serem levados em consideração no processo de realização da instalação. Veja um exemplo de esquema na imagem abaixo.

Exemplo de um esquema.

Veja o Exemplo de um Esquema Elétrico!

Essas instruções contidas no projeto têm que ser seguidas corretamente, pois estão de acordo com as normas que devem ser realizadas.

Diagrama Elétrico e Esquema elétrico são iguais?

Apesar de terem uma função parecida e muitas pessoas os confundirem, esses dois conceitos são diferentes! Por norma, o diagrama elétrico é a representação gráfica das relações funcionais entre grandezas que intervêm no estudo de um sistema ou equipamento elétrico. O diagrama elétrico possui quatro tipos, que são:

  • Diagrama Unifilar
  • Diagrama Trifilar
  • Diagrama Multifilar
  • Diagrama Funcional

Por sua vez, o esquema elétrico é definido como a representação gráfica das partes dos componentes e das ligações de um sistema, instalação ou equipamento elétrico.

Com essas informações, podemos concluir que há diferenças entre diagrama e esquema elétrico. Sendo a principal delas o tipo de representação gráfica da instalação elétrica.

Tipos de Esquemas Elétricos

O esquema elétrico assim como o diagrama elétrico também possui quatro tipos, que são:

  • Esquema Unifilar: Esquema elétrico em que os diversos condutores de cada circuito são representados como se fossem um único.
  • Esquema Simplificado: Esquema unifilar em que são representadas apenas as partes essenciais.
  • Esquema Multifilar: Esquema elétrico em que são representados separadamente todos os condutores de cada circuito.
  • Esquema de Fiação: Esquema multifilar em que todas as ligações são representadas individualmente.

É importante atentar que essas definições, tanto sobre a diferença entre diagrama e esquema quanto sobre os tipos de esquema, foram retiradas da norma NBR 5456 Eletricidade Geral — Terminologia, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Simbologia Elétrica dos Esquemas Elétricos

Seja um esquema elétrico residencial, comercial ou industrial, os símbolos usados para representar os componentes da instalação elétrica e outras partes dela são os mesmos, e vamos mostrá-los a seguir.

Para ler um esquema elétrico e entender tudo o que há nele, é de suma importância ter conhecimento dos desenhos gráficos que representam componentes elétricos e eletrônicos, pois junto da simbologia, os desenhos fazem a interpretação do esquema ser possível.

Os componentes de um esquema são identificados através de letras, que na maioria das vezes estão maiúsculas. Veja na imagem abaixo algumas das letras usadas em esquemas eletrônicos e esquemas de comandos elétricos.

Símbolos do esquema elétrico.

Veja os Símbolos que são usados em Esquemas Elétricos!

Além de saber o que é esquema elétrico, você deve entender também o diagrama elétrico! Todo conhecimento sobre a representação das instalações elétricas pode te tornar um profissional com um diferencial incrível. Para saber mais sobre diagramas, veja este vídeo do canal Mundo da Elétrica. Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal!

Conhece alguém que confunde esses dois termos? Compartilhe este artigo com essa pessoa e com todos os seus amigos também. Se você tem alguma dúvida ou alguma sugestão, deixe aqui nos comentários e volte para conferir a resposta. Acesse outro dos nossos artigos para aprender mais sobre elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)