Ao falarmos de diagramas não podemos deixar de lado as normas técnicas, uma vez que cada país rege a sua. Para você profissional da área ser um destaque, é necessário se atualizar quanto aos assuntos técnicos. No território brasileiro a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a instituição responsável pelo tema e atua em toda a área técnica nacional, foi adotada pelos órgãos federais, estaduais, municipais e empresas com intuito de padronizar e organizar desenhos, terminologia, processos, ensaios e outros mais… Cada país pelo fato de ter seu próprio órgão regulamentador, possuem suas simbologias e processos, algumas normas no entanto são aceitas em mais de um país. Uma dica importante é sempre procurar se atualizar e estudar as normas vigentes na região em que estiver atuando.

Diagrama com vários circuitos elétricos.

Diagrama com símbolos que demonstram alguns elementos em uma rede elétrica.

Todo eletricista, seja ele de comandos elétricos, predial ou industrial tem que desenvolver meios de acompanhar as normas. Elas nos dizem o que fazer, mas temos na obrigação de cumprir e seguir a risca tudo que se planeja e, estudar antes fica mais claro e fácil de desenvolver e executar. Então por que não se profissionalizar? Você como proprietário de uma obra jamais contrataria um profissional que não estivesse habilitado para tal função.

Se tratando de diagramas elétricos temos uma coleção extensa de símbolos para seguir e ficar atento a estes elementos é crucial para uma boa interpretação. Para conseguir fazer uma boa leitura de diagramas você precisa estar atualizado as normas técnicas, atento aos símbolos, ter uma noção de planta baixa e desenho arquitetônico, ser um profissional perspicaz e observador, estas são marcas de um bom profissional.

Existem três tipos de diagramas que são eles:

  • Funcional
  • Multifilar
  • Unifilar

Saber suas diferenças e aplicações é de grande importância. Ao desmembrar cada diagrama podemos observar alguns elementos parecidos. Como exemplo o diagrama funcional e multifilar embora suas funções sejam diferentes, no primeiro apresenta a ligação como é feita sem respeitar a passagem nos eletrodutos. Já o multifilar demonstra as ligações nas suas respectivas passagens e têm em comum os desenhos dos condutores e elementos. O unifilar já é uma linguagem mais avançada em que o projetista demonstra ao eletricista a passagem dos condutores nos eletrodutos, a posição do QDC (Quadro de distribuição do Circuito), demonstra os elementos, as lâmpadas que são controladas pelos seus interruptores, informações como escala e dentre vários outros elementos que constituem um diagrama unifilar, este é desenhado sobre uma planta baixa. A figura a seguir demonstra um diagrama unifilar.

Diagrama unifilar

Diagrama unifilar de uma instalação elétrica

Com estes conhecimentos reunidos fica a cargo do profissional desempenhar um bom trabalho, pois não basta só o conhecimento técnico. A junção de prática, experiência e técnica irá fazer de você um profissional de ponta. Com as inovações tecnológicas em constante avanço, o surgimento do conceito de automação residencial por exemplo veio agregar a elétrica uma nova perspectiva de mercado, fazendo assim com que os eletricistas fiquem atentos aos símbolos acrescidos nos desenhos de diagramas elétricos.

Nos tempos atuais temos profissionais que aprenderam o ofício com seus pais e com tantos avanços tecnológicos, que vão das normas técnicas até softwares para confecção de desenhos e diagramas, fica cada vez mais difícil a estes profissionais sobreviverem a meio desenvolvimento forçando os mesmos a procurar qualificação e certificação, e um dos diferenciais importantes a estes profissionais é procurar entender e aprender com o máximo de aproveitamento leitura e interpretação de desenhos, uma vez que tais conhecimentos garantiram uma boa execução do trabalho.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

18 comentários para “Leitura de diagramas elétricos, um diferencial para o eletricista.”

  1. Junior

    Bom dia: quero receber. Todos os conteúdo gratis

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Opa claro, basta se inscrever para receber todas as terças, quintas e sábados nosso vídeos.

      Responder
      • Carlos Roberto

        Preciso muito conversar com você, meu amigo do mundo da elétrica

      • Equipe Mundo da Elétrica

        Em que podemos ajudar Carlos?

  2. Marcelo

    É uma ferramenta de trabalho excelente, onde os projetos ficam bem legível para o entendimento, gostaria que me envie o software dá elétrica.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Qual software gostaria de receber?
      Ter o conhecimento em leitura de diagramas elétricos é de muita ajuda no mercado de trabalho.

      Responder
  3. - Francisco

    Olá gosto de estes vídeos, porque tem conteúdo que me deixa mais atualizado no mundo da elétrica.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Ficamos muito contentes com isso Francisco! OBrigado por nos assistir!

      Responder
  4. Igor Costa

    Tem óptimos ensinamentos

    Responder
  5. Humberto

    Parabéns pelos vídeos gostaria de receber todos os conteúdos gratis

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Humberto! No momento, todo nosso material é disponibilizado de forma gratuita. Já é inscrito?

      Responder
  6. Adilson Henschel

    São muito bons esse vídeos, verdadeiras aulas. Show…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      OBrigado Adilson!

      Responder
  7. Adilson Henschel

    É uma aula a cada vídeo, tenho aprendido muito com vocês.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar Adilson!

      Responder
  8. Ivanildo de Santana

    Gosto muito desta iniciativa eu mesmo já aprendi muita coisa nova. Coisas que não imaginava que existia para mim é muito importante por isso só tenho a agradecer

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar Ivanildo!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)