Se você está precisando trocar o chuveiro, instalar uma lâmpada ou instalar uma tomada certamente irá à procura de um profissional capacitado para realizar tais serviços, um eletricista por exemplo. Mas, na verdade qual a área de atuação do eletricista predial e o que se aprende em um curso de elétrica predial? Além de respondermos o que faz o eletricista predial e o que se aprende no curso de elétrica predial também apresentaremos algumas dicas de como ser um bom eletricista predial. Vamos lá!

Eletricista predial – Atuação

O eletricista pode trabalhar basicamente em três áreas, que é a residencial, predial e industrial, mas aqui iremos abordar especificamente o eletricista predial.

O eletricista é um profissional que independente da área escolhida tem a responsabilidade de executar diversas atividades como por exemplo, elaboração de pequenos projetos, embora o eletricista não seja projetista, execução de instalações elétricas, elaboração de propostas comerciais, vistoria de instalações, realizar manutenção corretiva, preventiva e preditiva, além de muitas outras atividades.

A área de manutenção é uma das que os profissionais têm maior interesse, onde normalmente para atuar como eletricista de manutenção o mesmo deverá ter conhecimentos em instalações elétricas, desenvolvimento de instalações e infraestrutura.

Eletricista predial, atividades e objetivo.

Aprenda o que faz um eletricista predial.

Curso de eletricista predial – Objetivo

Existem diversos tipos de cursos para eletricista predial, seja cursos presenciais ou cursos online, onde todos possuem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar no segmento da construção civil. O profissional formado no curso de elétrica predial desenvolverá competências relativas à execução de processos elétricos e à manutenção da rede elétrica de baixa tensão em edificações. Onde o tempo de duração pode variar muito de acordo com a instituição de ensino, podendo em alguns casos chegar a aproximadamente 12 meses.

O Curso de elétrica predial básico, visa transmitir de forma objetiva e clara as informações técnicas de base sobre instalações elétricas prediais. O curso de elétrica predial é indicado os que buscam conhecimento sobre o funcionamento da parte elétrica de uma residência ou de um prédio, executar instalações e manutenção sobre as mesmas.

Curso eletricista predial – Conteúdo programático

O curso de elétrica predial aborda diversos temas e assuntos como por exemplo, prestação dos primeiros socorros, como agir em casos de emergência, medidas de proteção coletiva e individual, segurança em projetos na construção, montagem, operação e manutenção, além de também aprender sobre as normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, análise de riscos, sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção.

O aluno do curso de elétrica predial irá aprender sobre siglas e abreviaturas, conceitos fundamentais, energia elétrica de potência, ferramentas e componentes, condutores, eletrodutos, quadros e caixas, proteções, inspeções, manutenções entre outros.

Eletricista predial – Dicas

Muitos profissionais possuem uma determinada facilidade para prestar serviços, onde toda a experiência deve ser valorizada, portanto mostre ao seu cliente sua capacidade técnica, seja transparente, apresentando um orçamento mais esclarecedor possível, além de sempre zelar pela segurança, tento todos os cuidados necessários.

Um dos pontos mais importantes estudados em qualquer curso relacionado a eletricidade, é justamente voltado para a segurança. Sabemos dos perigos que a eletricidade oferece e este é o ponto a ser destacado na eletricidade, mas infelizmente nem todos os profissionais conhecem os riscos de sua profissão, por isso a importância de se capacitar cada vez mais e conhecer as normas referentes a cada atividade. Muitos destes profissionais não conhecem ou não seguem a NR10, que é a norma responsável por regulamentar a segurança em eletricidade.

O vídeo abaixo é do canal Mundo da Elétrica, nela é passado algumas dicas interessantes sobre o serviço prestado pelo eletricista. Caso queira saber como melhorar qualidade do seu serviço como eletricista este vídeo é uma excelente oportunidade para aprender mais.

Finalizamos mais um artigo, caso tenha ficado alguma dúvida fique à vontade para ler outros artigos relacionados ao tema e deixar nos comentários a(s) sua(s) dúvida(s) ou curiosidades que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Eletricista predial, o que faz?”

  1. Edy Santos

    Boas dicas

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)