O mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo, seja qual for a sua profissão! Por isso é fundamental que o profissional do Mundo da Elétrica conhecer um pouco mais das áreas da elétrica, para que possa ampliar seu campo de atuação.

Com o intuito de proporcionar um maior conhecimento sobre as demais áreas da elétrica, iremos apresentar com detalhes a profissão do eletricista industrial como por exemplo, o que faz um eletricista industrial e qual a formação de um eletricista industrial. Também vamos responder de responder se o eletricista industrial pode assinar algum projeto de elétrica. Então vamos lá pessoal!

A área da eletricidade é extremamente ampla e analisando apenas a profissão do eletricista podemos dividir esta profissão basicamente em dois grandes grupos que são, eletricista residencial ou eletricista predial e eletricista industrial. É importante lembrar que dentro de um destes grandes grupos que definimos o profissional pode executar vários tipos de serviços diferentes. Um bom exemplo que podemos citar é o eletricista industrial, que possui a formação e os conhecimentos necessários para atuar como eletricista residencial, mas o contrário não se aplica, porque é preciso ter conhecimento de comandos elétricos e máquinas elétricas por exemplo.

Eletricista industrial

Sabemos que para manter uma máquina em perfeito funcionando, é preciso da atuação de profissionais de várias áreas, e o eletricista industrial é um dos responsáveis pelo perfeito funcionamento da parte elétrica de uma máquina e de um processo como todo.

Os eletricistas industriais são profissionais da elétrica que possuem conhecimento técnico e experiência em montagem, manutenção preditiva, preventiva e corretiva em instalações elétricas e máquinas industriais. Para realizar estes tipos de serviços é necessário ter conhecimentos sobre máquinas elétricas como por exemplo, motores elétricos, pontes rolantes, máquinas de solda, prensas, tornos e fresas.

O que faz um eletricista industrial?

Tudo sobre o eletricista industrial!

É importante destacar que ter conhecimento em comandos elétricos é fundamental para o eletricista industrial, que utiliza a lógica dos comandos, técnicas e métodos específicos para controlar os acionamentos de máquinas e equipamentos elétricos. Características como essas são indispensáveis para o eletricista industrial.

Eletricista industrial – Área de atuação

A formação de um eletricista industrial permite que este profissional esteja preparado para atuar em diversas áreas, mas como o seu próprio nome diz, o eletricista industrial possui a indústria como o seu principal campo de atuação.

Além de atuar nas indústrias, o eletricista industrial pode trabalhar em construtoras, assistências técnicas de máquinas industriais e ser dono do seu próprio negócio, realizando prestação de serviços por exemplo.

Eletricista industrial – Atividades

O eletricista industrial é capaz de executar trabalhos de montagem, manutenção de instalações industriais, desenvolver atividades em sistemas elétricos de máquinas e equipamentos elétricos, realizando levantamento de cargas, montagem de quadro de distribuição, quadros de comandos, programar controladores lógicos, fazer a instalação de dispositivos, componentes e materiais. Além disso é preciso saber interpretar esquemas e diagramas elétricos.

Curso para eletricista industrial

Como destacado neste artigo, o eletricista industrial deve ter uma qualificação suficiente para desenvolver diversos tipos de atividades, mas além da experiência na área, ter uma boa formação faz parte da construção de um grande profissional.

Existem cursos específicos para eletricista industrial, onde o mesmo deve ter a capacidade de desempenhar as atividades descritas anteriormente, porém é importante mencionar que o eletricista industrial pode ter formações diferentes como por exemplo, ser um técnico em eletrotécnica ou técnico em eletromecânica.

Eletricista industrial – Assinar Projetos

Sabemos que o eletricista industrial pode desempenhar diversas atividades, onde muitas delas dependem da sua formação, sendo uma delas a de assinar projetos elétricos residenciais, prediais ou industriais. Sendo assim, um eletricista industrial pode sim assinar determinados projetos elétricos, desde que a sua formação o habilite para tal função.

Um bom exemplo são os técnicos, aqui no site temos artigos sobre o técnico em eletrotécnica e técnico em eletromecânica, se quiser saber um pouco mais sobre estas profissões, vale muito a pena ler estes artigos sugeridos. No vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica mostramos na prática como com é feita a manutenção elétrica em uma máquina elétrica industrial.

Encerramos mais um artigo e se tiver ficado alguma dúvida sobre a profissão do eletricista industrial deixe nos comentários que iremos responder. Também fique à vontade para ler outros artigos relacionados ao tema e deixar nos comentários as suas sugestões.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)