O trabalho autônomo tem uma tendência de crescimento em diferentes tipos de serviços e setores, seja devido à dificuldade em certos momentos de ser contratado em um trabalho formal, uma visão empreendedora ou simplesmente a vontade de poder fazer seu próprio horário e não ter alguém a se reportar. Mas vale a pena se tornar um eletricista residencial autônomo? A resposta é sim, desde que se tenha conhecimento sobre certos detalhes.

O que caracteriza um profissional autônomo?

É uma pessoa que trabalha por conta própria,sem vínculo com qualquer empresa, tendo ou não qualificação profissional. Como não é um empregado, não está apto a direitos e verbas trabalhistas como salário e férias, embora possa contribuir para a previdência e usufruir de benefícios como o auxílio doença e até mesmo à aposentadoria especial pois se expõe ao risco da energia elétrica.
Quanto aos ganhos deve-se levar em conta que nossa sociedade vive e trabalha com base em residências e que estas possuem rede elétrica, sendo um público-alvo bem grande, isso sem falar no trabalho em comércio e indústrias que também tem a aceitação de autônomos. Seu salário vai depender principalmente da sua produtividade, mas como aumentá-la? Aprenda a seguir.

Como ser eletricista residencial: aperfeiçoamento profissional

Independente se você está iniciando ou se já atua há décadas como eletricista, é fundamental uma boa formação profissional. Pode-se optar por investir em alguns cursos como o de Elétrica Predial, essencial para se tornar um eletricista residencial e aconselhável mesmo para os que têm conhecimento vasto devido à prática pois ajuda a compor seu currículo e na apresentação profissional, AutoCAD, para demonstrar diagramas elétricos, EXCEL, para melhor exposição de custos ao cliente e qualquer curso de especialização que ache pertinente..
Deve-se ainda estar sempre atento às novidades do mercado e quando possível aprender a utilizar estes novos lançamentos e equipamentos. A estagnação de aprendizado pode deixar você pra trás, o que pode ser fatal numa carreira autônoma onde se ganha pelo que produz.

Ganhar a vida como eletricista

Você pode ter um bom salário sendo um eletricista residencial autônomo desde que você se planeje bem para essa carreira. (Foto: careerswiki.com)

Serviço de eletricista precisa de formalização

Além do aperfeiçoamento é necessário que se formalize o seu trabalho tornando-o realmente profissional concedendo a você alguns benefícios como emissão de nota fiscal, o que é possível tornando-se microempreendedor individual.

Apresentação e comunicação para um eletricista

No mercado competitivo você deve se destacar dos demais, ainda mais que como eletricista autônomo você não terá a marca de uma empresa conhecida por trás.Os cursos citados anteriormente e a formalização ajudam a passar ao cliente uma imagem profissional, se destacando de “curiosos”. Além disso deve-se cuidar da apresentação pessoal, como na questão de vestimentas e higiene, pois muitas vezes realmente a primeira impressão é a que fica e numa escolha entre orçamentos pode ser um fator decisivo.
Outro fator que não pode ser ignorado é a tecnologia como ferramenta de comunicação/apresentação hoje em dia. Conheça algumas delas que irão lhe auxiliar e que não necessitam de nenhum grande investimento ou conhecimento técnico.

WhatsApp: além do telefone celular de contato, se possível com duas operadoras para facilitar a comunicação com o cliente, o popular “zap-zap” é utilizado cada vez por mais pessoas e não somente para recreação mas também para comunicação profissional, sendo uma opção econômica para ambas as partes. Apenas lembre-se de criar um perfil profissional separado do pessoal.

Facebook: a criação de uma página com perfil de empresa é uma ótima pedida para divulgar seus contatos e mostrar os serviços que realizou, servindo de portfólio e passando maior confiabilidade para o cliente.

Google AdWords: é uma ferramenta do Google onde você pode divulgar seu serviço ou sua marca de forma simples e com foco numa região e num público alvo. Para maiores informações, acesse o próprio site do AdWords.

Vale a pena se tornar um eletricista?

Se tornar um eletricista autônomo residencial é uma opção interessante pois não necessita de grandes investimentos iniciais e possui um vasto mercado consumidor. As orientações acima são uma base para se começar a trilhar este caminho promissor. Nossas dicas somadas a  uma boa administração de seus recursos acabarão por gerar mais clientes e por conseguinte maior será o seu salário.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

13 comentários para “Quanto ganha um eletricista residencial autônomo? Vale a pena?”

  1. Anderson Martins

    Gostei de todas as explicações obtidas nesse site

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado, por acompanhar nosso trabalho.

      Responder
  2. Lourival Araujo

    Estou interessado em comprar as camisetas apresentada nos videos, me envie formulário para fazer pedido.

    Fico no aguardo, desde já obrigado.

    Lourival Araujo
    Fone (11) 9.4984-2096.

    Responder
  3. Rodrigo Silva

    Caras vocês são demais, acompanho o trabalho só tenho a agradecer aos vídeos e dicas. Parabéns

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado por nos prestigiar Rodrigo!

      Responder
  4. Gilmar Araujo

    Os videos são muito bons e tenho me atualizado com proveito a cada vídeo assistido, parabéns pela iniciativa de ajudar- nos, um abraço a Equipe Mundo da Elétrica.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição Gilmar!

      Responder
  5. Carlos Aparecido de Andrade

    Obrigado por vocês passarem seus conhecimentos que ajuda muito isto é muito nobre Deus dará em dobro p vocês.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu demais Carlos!

      Responder
  6. Antonio Carlos

    Muito bom o que você fazen parabéns

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      OBrigado Antonio!

      Responder
  7. Antonio Carlos

    Muito bom o que você fazen parabéns a todos

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Antonio!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)