O salário do profissional do Mundo da Elétrica no Canadá é muito diferente daqui do Brasil? Você sabe quanto ganha um engenheiro eletricista no Canadá? Neste artigo vamos comparar o salário de um Engenheiro eletricista no Brasil, com o salário do mesmo profissional no Canadá, vamos lá pessoal!

Acredito que a maioria acha que é muito diferente, mas para poder fazer essa comparação sobre o salário do engenheiro eletricista nos dois países da forma correta, primeiro precisamos destacar vários aspectos importantes.

Engenheiro eletricista: Responsabilidades

O primeiro deles é que a engenharia é uma profissão regulamentada no Canadá! Portanto, as falhas de engenharia que podem custar muitas vidas, são severamente investigadas e os culpados são punidos! E é claro que as falhas elétricas também entram nisso.

Compreender que a responsabilidade de um engenheiro é extremamente grande, é fundamental para avaliar se o salário é justo e proporcional à tamanha responsabilidade assumida! Sabendo disso, bora fazer a comparação dos dois salários.

Salário de eletricista no Brasil e no Canadá

Veja quanto ganha um eletricista no Canadá!

Engenheiro eletricista: Salário no Brasil

O tempo de trabalho exercido é fator primordial para essa comparação! Então, dependendo do tempo de experiência e do tamanho da empresa, um engenheiro eletricista no Brasil pode ganhar de 3.600 a 15 mil reais.

Porém, os dados do site Trabalha Brasil mostram que a média fica entre 4.700 e 11.500 reais. Lembrando que essas médias levam em consideração os salários pretendidos e também salários pagos pelas empresas no Brasil.

Observe que ainda é preciso descontar o imposto de renda e o INSS deste valor, ou seja, sabemos que este valor bruto será sem dúvidas bem menor!

Engenheiro eletricista: Salário no Canadá!

Nas bibliotecas públicas do Canadá você encontra vários folhetos mostrando informações completas sobre cada profissão. Isso foi criado justamente para auxiliar a população e os imigrantes, visando facilitar a escolha de uma profissão.

Na parte sobre as profissões da área de elétrica, o engenheiro eletricista tem um dos melhores salários! Segundo as informações disponíveis no site do governo canadense, o salário médio anual do engenheiro eletricista é de aproximadamente 83 mil dólares canadenses.

De acordo com as informações disponibilizadas, o salário por hora de um engenheiro eletricista pode variar de 20 a 60 dólares canadenses, sendo que a média é em torno de 38 dólares canadenses por hora.

Sabemos que a cotação da moeda varia diariamente, então não dá para colocar um valor exato de comparação aqui. Mas usando a cotação do momento em que este artigo está sendo feito, o salário por hora de 38 dólares canadenses seria quase 120 reais por hora. E por falar em hora, qual será a carga horaria semanal de trabalho no Canadá?

Engenheiro eletricista: Horas semanais

No Canadá o tempo de trabalho é de 40 horas semanais, então é um pouco menos do que as 44 horas semanais que muitas empresas exigem dos funcionários no Brasil. Mas as estatísticas oficiais podem ser bem diferentes da realidade, assim como sabemos que é no Brasil!

Engenheiro eletricista no Canadá

Nós resolvemos pesquisar outros sites que tratam deste assunto, justamente para formular uma opinião mais embasada para trazer para vocês. O que eu achei mais interessante foi o site Glassdor, que oferece uma média bem realista.

Os salários deste site se baseiam nas vagas de emprego oferecidas e nos salários que os próprios funcionários reportam anonimamente. No site Glassdoor, a média de salário em Vancouver para o engenheiro eletricista é de quase 85 mil dólares canadenses. Se observamos bem, isso é bem parecido com as informações do site oficial.

No Canadá também existe desconto de impostos, então você ainda vai ter um grande desconto do imposto de renda neste valor total, que atualmente é de aproximadamente 24%. Sendo assim, o salário bruto do Engenheiro eletricista no Canadá gira em torno de 64 mil dólares anuais.

É muito? É pouco? O que será que dá para fazer com estes 64 mil dólares canadenses? Acredito que essas informações que vamos passar a seguir, são as que vão ilustrar melhor a diferença entre os salários brasileiro e canadense!

Vamos pegar de exemplo o poder de compra de um carro que é vendido no Canadá e também no Brasil, o carro escolhido foi o Chevrolet Cruze! No Canadá ele é vendido por aproximadamente 16 mil dólares e somando com os impostos de 12%, este carro sai por cerca de 18 mil dólares canadenses!

Então com o salário de 1 ano, o Engenheiro eletricista pode comprar 3 Chevrolet Cruze Zero KM e ainda sobra dinheiro! Imagine bem, comprar 3 carros novos é muita coisa não é mesmo? E por que tamanha diferença para o Brasil?

A chave principal dessa resposta está no valor dos impostos! No Canadá o funcionário paga cerca de 24% de imposto sobre o que recebe, ou seja, é bem parecido com o imposto no Brasil! Porém, no Canadá o empregador paga apenas 3.2% de imposto sobre o salário dos empregados!

Este é apenas um dos fatores, visto que as leis trabalhistas são realmente bem diferentes e menos burocráticas. Sabendo disso, fica claro compreender que menos burocracia e imposto, certamente contribuem para incentivar a contratação de mais pessoas, possibilitando valorizar cada vez mais o bom funcionário.

Se você está curtindo este tema, aqui embaixo deixamos uma sugestão de vídeo do canal Mundo da Elétrica, que fala sobre ser eletricista no Canadá e os pré-requisitos necessários, que tal assistir hein!

Quer aprender ainda mais sobre a área da elétrica? Aqui no site tem mais de 500 artigos que podem te ajudar cada vez mais na sua capacitação, ou seja, é muita informação gratuita esperando apenas a sua leitura.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)