Você sabe quantos tipos de carros elétricos existem? O Mundo da Elétrica explica quais são os tipos de carros elétricos que existem, além de explicar como os automóveis elétricos funcionam e qual a sua respectiva autonomia.

Carro elétrico que em inglês é EV de electric vehicle, é um tipo de veículo movido por um motor elétrico. Diferente dos motores à combustão, o motor elétrico utiliza energia química armazenada em baterias recarregáveis, que depois é convertida em energia elétrica para alimentar o motor elétrico do carro, que é responsável por converter em energia mecânica e outras, possibilitando que o carro se mova e permitido conforto ao usuário.

Os carros elétricos são denominados veículos de zero emissão por não serem poluentes, ou seja, não emitem quaisquer gases nocivos ou ruídos consideráveis, pois os motores elétricos são mais silenciosos que os motores de combustão. Os veículos elétricos são divididos em vários tipos e nem sempre são 100% elétricos.

Motores elétricos são mais silenciosos que motores de combustão.

Os carros elétricos são denominados zero emissões.

Tipos de Carros Elétricos

Os tipos de carros elétrico são divididos por sigla e a primeira sigla que existe é a EV, que significa Electric Vehicle. Os automóveis que se enquadram em EV são aqueles que usam energia elétrica para se movimentar, mas os EVs se dividem em vários tipos.

Tipos de Carros Elétricos: BEV

O primeiro tipo de veículo elétrico é o 100% elétrico, geralmente chamado de BEV (battery electric vehicle), e não usa nenhum outro combustível, além da energia elétrica das baterias. Alguns exemplos são os carros da Tesla como o Model X, Model S e Model 3.

Carros puramente elétricos são mais caros, mas a manutenção é bem mais barata e não emitem gases. O principal motivo que impende que os veículos 100% elétricos não possam substituir de vez os carros à combustão é a densidade de energia das baterias e infraestrutura necessária para carregar as baterias. Ainda tem muito mais postos de gasolina que estações de recarga.

Tipos de Carros Elétricos: HEV

Uma solução que os fabricantes de automóveis encontraram foi criar veículos híbridos, que aproveitam a eficiência das baterias, mas também permitem maior autonomia com a gasolina. Os veículos híbridos receberam a sigla HEV (Hybrid Electric Vehicle), por terem um motor à gasolina, tanque de combustível, baterias e um ou mais motores elétricos.

O motor à combustão move o carro e gera energia para carregar as baterias. O motor elétrico é utilizado para tornar o carro mais eficiente ou mesmo aumentar o torque combinando a força dos motores. Os dois motores podem ser usados ao mesmo tempo, mas isto depende do objetivo de cada fabricante.

Os carros HEVs são abastecidos com gasolina e toda a energia vem da gasolina ou dos freios regenerativos, portando não podem ser carregados diretamente com eletricidade. Os HEVs têm autonomia maior que os BEV e gastam bem menos combustível que os carros com motor à combustão. O custo por km é menor que um veículo à combustão.

Por outro lado, a mecânica de veículos híbridos é mais complexa, pois tem a mecânica combinada de um carro elétrico com a de um veículo à combustão, dois tipos de motores para dar manutenção e ainda baterias para trocar quando for o momento. Existem dezenas de modelos de carros híbridos no mercado de praticamente todos os fabricantes.

Tipos de Carros Elétricos: PHEV

O terceiro tipo de automóvel elétrico é o PHEV (Plug-in Hybrid), parecido com um HEV, mas além de poder abastecer com gasolina, também pode ser abastecido diretamente pela energia elétrica. O veículo elétrico PHEV permite utilizar o tanque de combustível para trajetos mais longos, e usar a eletricidade nos trajetos do dia a dia, economizando muito mais no combustível por km.

E como o motor a combustão no PHEV tende a ser menos utilizado, a manutenção do PHEV é um pouco mais barata que o HEV. Várias marcas já têm carro elétrico PHEV como o Porsche Panamera SE e o Ford Fusion Energy. Existe outra sigla que não se encaixa nas de automóveis elétricos que é a ICE, que significa internal combustion Engine. É usada para se referenciar aos carros com motor a combustão como os carros a diesel ou gasolina.

Pontos positivos e negativos dos Carros Elétricos

Fizemos uma tabela para facilitar o seu entendimento dos tipos de veículos elétricos e colocamos outras características gerais de cada categoria de veículo elétrico para facilitar o comparativo, observe na imagem abaixo.

Características gerais de cada categoria de veículo elétrico.

Pontos positivos e negativos dos Carros Elétricos.

O automóvel BEV é puramente elétrico, HEV tem motores a gasolina e elétricos, o PHEV também tem os dois tipos de motores. Nos veículos ICE e HEV o principal destaque é o abastecimento rápido. Nos veículos PHEV o destaque fica nas formas de abastecimento, já que os carros podem ser carregados pela tomada tanto em casa, quanto nos carregadores pela cidade, além é claro da opção dos postos de gasolina. Os veículos BEV possuem 4 pontos de destaque, o preço por Km, custo de manutenção é o mais baixo de todos, não exige troca de óleo e ainda não emite gases.

Carro elétrico tem radiador?

Uma dúvida muito comum é se carro elétrico tem radiador? Dependendo do tipo de carro elétrico tem sim. Se um carro híbrido tem um motor à combustão, certamente o automóvel precisa de um radiador frontal, pois motores à combustão geram mais calor do que movimento. Nesta imagem é possível ver um radiador frontal do tesla Model S que é um carro BEV, mas nem todos os carros elétricos são assim.

Carro híbrido precisa de um radiador frontal.

Radiador para carro elétrico.

A dinâmica do calor em um carro elétrico é muito diferente de um veículo com motor à combustão. Portanto, outras formas de minimizar ou até mesmo aproveitar o calor também podem ser utilizadas. O processo de carregar as baterias e de converter a energia da bateria para ser utilizada nos motores elétricos trifásicos gera um calor considerável. Geralmente os radiadores são usados para esfriar estes circuitos eletrônicos dos carros e as baterias que esquentam bastante.

O grande desafio das fabricantes de carro elétrico é conseguir fornecer energia elétrica para os veículos. Neste vídeo do Mundo da Elétrica mostramos uma ótima alternativa de gerar energia elétrica para automóvel elétrico por fotocélula.

Vale a pena você conhecer um carro elétrico, pois os automóveis elétricos ainda então em processo de implementação e quanto antes você conhecer sobre os veículos elétricos, mais fácil será para fazer sua escolha.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)