Você já parou para pensar como é gerada a energia elétrica? Caso você não saiba, todas as fontes de energia elétrica são obtidas através da conversão de outros tipos de energia, como por exemplo energia mecânica, química, térmica e entre outros tipos de energia.

Sabendo disso, iremos abordar as principais formas de geração de energia elétrica, como energia termelétricas, energia hidrelétrica, energia fotovoltaicas, energia nuclear e energia eólica, além de citar quais são as fontes de energia renováveis e não renováveis, vamos lá pessoal!

O que é energia?

A energia nada mais é do que a capacidade que algo tem de realizar algum tipo de trabalho, ou seja, é a capacidade de gerar força em um determinado corpo, substância ou sistema físico. De acordo com as com leis da Física, a energia está associada à capacidade de qualquer corpo em produzir trabalho, ação ou movimento, de maneira com que a energia não pode ser criada e nem perdida, apenas transformada.

Energia renovável e não renovável:

Como já sabemos, as fontes de energia ou recursos energéticos podem ser classificadas em dois grupos de energia, que são as energias renováveis e não renováveis, que podem ser definidas da seguinte forma:

Energia Renovável:

As fontes de energia renováveis são basicamente as fontes que se regeneram de forma natural ou através da intervenção humana, ou seja, não se esgotam e são consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são desprezíveis. Podemos citar como exemplo de energias renováveis a energia hidrelétrica, solar, eólica, biomassa entre outras.

Quais são as formas de geração de energia elétrica.

Tipos de energia e geração de energia.

Energia não renovável:

As fontes de energia não renováveis são basicamente aquelas que encontramos na natureza em grandes quantidades, mas que se esgotam e não podem ser regeneradas, nem de forma natural ou por intervenção humana.

Outro fator que pode ser considerado para determinar fontes de energia não renováveis tem a ver o com tempo para sua formação na natureza, pois é um tempo extremamente alto, além de serem consideradas energias que poluem, pois a utilização dessas fontes de energia causa diversos danos ambientais. Podemos citar como fonte de energia não renovável a energia de nuclear, e termelétricas, cujo a as fontes para gerar calor sejam não renováveis, como por exemplo de combustíveis fósseis.

Tipo de energia: Termelétrica.

Podemos converter a energia térmica em energia elétrica através das usinas termelétricas, que é uma energia resultante da combustão de produtos combustíveis, como bagaço, madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, carvão natural entre outros, ou seja, pode ser obtido pela queima de algum tipo de combustível renovável ou não renovável. Além da energia térmica ser usada para gerar energia elétrica ela também é utilizada para gerar energia mecânica, usadas para outros fins.

Como gerar energia elétrica.

Geração de energia elétrica: Termelétricas.

Tipo de energia: Hidroelétrica.

A energia hidrelétrica é obtida através da força exercida pela água, ou seja, de forma simples, uma grande quantidade de água que passa pelas turbinas, que faz com que a energia potencial seja transformada em energia mecânica e logo em seguida a energia mecânica é transformada em energia elétrica pelo gerador. É importante destacar que a maior parte da energia elétrica gerada no Brasil é obtida através das hidroelétricas.

Como gerar energia elétrica.

Geração de energia elétrica: Hidrelétricas.

Tipo de energia: Fotovoltaica

A energia solar é proveniente da luz do sol e pode ser obtida por meio de placas solares, que possuem como função captar a energia luminosa e convertê-la em energia térmica ou em energia elétrica. Além disso, a grande vantagem da energia provinda do sol, é que ela é uma energia limpa, ou seja, não ocasiona a poluição e é totalmente renovável.

Como gerar energia elétrica.

Geração de energia elétrica: Fotovoltaica.

Tipo de energia: Nuclear

A energia Nuclear é obtida através de uma reação chamada fissão. Essa reação nada mais é do a divisão de um núcleo de átomo pesado em dois ou diversos fragmentos, que é determinada por um bombardeamento de neutrões, e que é capaz de liberar uma enorme quantidade de energia.

As usinas nucleares, apesar de serem mais uma opção de gerar energia elétrica devido algumas vantagens, como por exemplo o pequeno tamanho. As usinas nucleares podem provocar acidentes gravíssimos em todo o ecossistema a sua volta, não é uma fonte de energia renovável e nem limpa, porque na extração do núcleo dos átomos ocorre a liberação de dejetos radioativos, que são extremamente nocivos à saúde ao meio ambiente e deve ter cuidados especiais.

Como gerar energia elétrica.

Geração de energia elétrica: Nuclear.

Tipo de energia: Eólica

A energia eólica é gerada pela força dos ventos, que devem ser capazes de movimentar enormes aerogeradores, que são conectados a turbinas, que possuem a capacidade de gerar energia elétrica. A energia eólica também é limpa e renovável, sendo um diferencial em relação a determinados formas de geração de energia, como por exemplo energia nuclear, termelétricas e outras não renováveis e renováveis. É importante destacar que para a geração de energia eólica não basta ser instaladas em locais com ventos fortes, mas também que possua volume mínimo de ventos e com regularidade, ou seja, ventos com uma velocidade mínima e constantes.

Como gerar energia elétrica.

Geração de energia elétrica: Eólica.

O Vídeo abaixo é do Mundo da Elétrica e mostra como funciona e fala algumas curiosidades sobre a usina hidrelétrica de Itaipu, uma excelente oportunidade para quem quer aprender mais sobre geração de energia elétrica.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer as dúvidas relacionadas aos principais tipos de energia. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)