Medidores de energia – Tipos e características!

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

Os medidores de energia estão presentes nas indústrias, residências e estabelecimentos comerciais, mas você sabe o que é um medidor de consumo de energia? Sabe quais tipos existem? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar sobre eles. Então, vamos lá pessoal!

Muito conhecido como relógio medidor de energia ou relógio de luz, o medidor de energia tem a função de medir a quantidade de energia elétrica consumida. O kWh significa quilowatt-hora, que é a medida de energia elétrica consumida por uma carga durante um determinado período.

Além disso, alguns tipos de medidores também fazem a medição de outros parâmetros elétricos, como demanda de potência (kW), corrente (A), tensão (V) e fator de potência (FP).

Tipos de medidores de energia

Os medidores de energia elétrica se dividem em dois tipos principais: os eletromecânicos e os eletrônicos.

Medidor de energia eletromecânico

O medidor do tipo eletromecânico é mais antigo e funciona através da indução eletromagnética. Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de medidor de energia eletromecânico.

Medidor de consumo de energia.

Medidor de energia eletromecânico.

O medidor eletromecânico ficou popularmente conhecido como relógio de luz, uma vez que os modelos mais antigos mostravam o consumo em mostradores redondos e se pareciam com relógios que tinha ponteiros.

Ele possui um disco de metal que gira ao passar eletricidade pelas bobinas, gerando um campo magnético. Esse campo impulsiona o disco, girando-o e fazendo com que os ponteiros do medidor se movam quando a energia é consumida.

A velocidade de rotação do disco está diretamente relacionada com o campo magnético, portanto, quanto mais forte for o campo magnético, mais energia será consumida, e, consequentemente, mais rápido o disco irá girar.

Apesar de ser mais antigo, o medidor eletromecânico é eficiente e muito utilizado em vários países pelo mundo.

Medidor de energia eletrônico

Os medidores de energia eletrônicos, digital ou inteligentes estão sendo cada vez mais utilizados e vêm substituindo os antigos medidores analógicos, uma vez que eles capturam automaticamente informações sobre o consumo de eletricidade e, em seguida, as transmitem de volta à companhia elétrica. Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de medidor de energia inteligente.

Medidor de consumo de energia.

Medidor de energia inteligente.

A tecnologia usada no medidor digital é bem mais moderna e não conta com a presença de componentes mecânicos no processo de medir e registrar o consumo de eletricidade.

Consumidores de alta tensão (Grupo A) já integram essa tecnologia no seu sistema de faturamento e muitas concessionárias de energia, no Brasil, vem substituindo os antigos relógios analógicos pelos inteligentes para os consumidores de baixa tensão (Grupo B).

Além do mais, os medidores digitais também são utilizados por empresas focadas em gestão de energia e inteligência energética.

Os medidores de energia inteligentes são conectados a uma rede própria, segura e privada, bem como permitem que leituras, cortes e religamentos de energia sejam feitos de forma remota, sem necessidade de esperas ou deslocamento de técnicos.

Problemas que antes poderiam durar horas para serem resolvidos, levam apenas alguns minutos, visto que com esse sistema é possível identificar e responder com rapidez as situações que podem afetar as redes de distribuição e o fornecimento de energia.

Os medidores inteligentes permitem ainda entender a demanda quase em tempo real, permitindo que as concessionárias de energia acompanhem o perfil de consumo energético de forma mais detalhada e que os consumidores façam um uso mais otimizado e econômico da energia!

Existem diversas vantagens na utilização dos medidores inteligente, dentre as quais podemos citar:

Gostaria de aprender mais sobre os medidores de energia elétrica? Assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e não se esqueça de deixar um gostei!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, para ter acesso a conteúdos exclusivos! Se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também! Além do mais, você pode deixar nos comentários abaixo dúvidas ou sugestões, que iremos te responder.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário