Eletricidade é um termo amplo que se refere a vários fenômenos referentes a presença e ou movimento de cargas elétricas. Entre os leigos eletricidade normalmente é confundido com energia elétrica. O termo energia elétrica pode ser compreendido como energia armazenada, transportada ou distribuída na forma elétrica.

Se pensarmos de uma maneira mais ampla, quando plugamos um aparelho eletrodoméstico em nossas tomadas, o que na verdade queremos como produto final não é energia elétrica, mas sim energia elétrica convertida em outra forma de energia, como por exemplo em energia luminosa e sonora quando plugamos uma televisão nesta tomada. Na televisão o que queremos mesmo é ver imagens e escutar o som. Assim são para todos os outros equipamentos elétricos, eletricidade em sua forma pura e natural não nos serve de muita coisa pois queremos mesmo é o seus benefícios, ou seja energia elétrica convertida.

Globo de plasma

Eletricidade estática em globo de plasma

Água quente, através de um chuveiro elétrico;

Luz, através de uma lâmpada elétrica;

Movimento, através de um motor elétrico;

Entre muitos outros exemplos.

Uma característica interessante da energia elétrica é que ela é invisível, inodora e não faz barulho, não em sua forma natural. A energia elétrica só pode ser percebida quando ela se manifesta no momentos de sua transformação para luz, som, calor ou movimento, e por esse mesmo motivo ela se torna extremamente perigosa, pois se uma quantidade de energia elétrica percorre nosso organismo ela pode ser letal ou causar grandes estragos ao nosso corpo. Por esse mesmo motivo antes de manipular energia elétrica tenha certeza do que está fazendo.

A energia elétrica está em nosso corpo, sim o ser humano funciona também através de energia elétrica. Toda a parte sensorial do nosso corpo bem como os movimentos musculares são acionados através de estímulos elétricos. No caso do nosso corpo essa energia elétrica não é gerada por uma usina hidroelétrica mas sim através de processos químicos de nosso corpo, uma parte de toda essa comida que comemos diariamente e convertida em eletricidade neste processo. Esse é o principal motivo pelo qual a energia elétrica se torna perigosa para nosso organismo, assim como qualquer equipamento elétrico se a quantidade de energia elétrica for diferente da necessária para o seu funcionamento este equipamento pode ser comprometido, nosso corpo se comporta da mesma maneira.

Cerebro como central de distribuição elétrica do corpo

O cérebro é responsável por distribuir corretamente a eletricidade do corpo

A própria córnea pela qual enxergamos tem um processo que em muitos momentos se  assemelha com um aparelho de televisão, usando energia elétrica do nosso corpo para converter as imagens de maneira que nosso cérebro consiga interpretar.

Outro fenômenos ainda são no popular confundidos com o termo eletricidade, mas este tratarei nos artigos futuros.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

10 comentários para “O que é eletricidade?”

  1. Sidiney

    Muito bom você ajuda muito com suas aulas

    Responder
    • Henrique Mattede

      Que bom que estamos podendo ajudar. Fico muito feliz que esteja gostando.

      Responder
  2. Michael Firme

    Muito boa a suas explicações! Ajudam bastante! Atira nossa duvidas!

    Responder
  3. Samuel Alberto

    Estou a gostar de Aprender com Vocês.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Fico contente em saber que estamos atendendo suas expectativas.

      Responder
  4. Walter

    Muito bom.

    Responder
  5. João Dagoberto .

    Quero aprender mais sobre o mundo da elétrica.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Em que podemos ajuda-lo?

      Responder
  6. Rosenio

    Excelente aula até para eu que sou eletricista.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Rosenio!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)