Na minha penúltima turma de elétrica predial, no primeiro dia de aula, estava prestes a iniciar falando sobre o histórico da eletricidade, quando um aluno me fez a seguinte pergunta: – Professor, quem foi que inventou a eletricidade?

Diante desta pergunta muitas coisas vieram a minha cabeça e uma delas a seguinte, como pode tanta ingenuidade? Mas em seguida eu pensei: Quantas pessoas conhecem a história deste fenômeno natural que utilizamos todo o tempo, nos traz tanto conforto e possibilidades e ao mesmo tempo mal percebemos?

Um dos primeiros contatos do ser humanos com a eletricidade foi em um fenômeno que revelou duas coisas ao ser humano, o fogo e a eletricidade, quando ainda na pré-história um raio cortou o céu, um forte barulho e uma luz muito brilhante e instantânea iniciou um incêndio em uma floresta, este foi o momento em que os homens das cavernas descobriram o fogo e a eletricidade (apesar de nessa ocasião eles utilizarem apenas o fogo e não terem a mínima ideia de que aquilo era pura eletricidade).

Tales de Mileto (Sec. VI a.c.) muitos milênios depois foi o primeiro cientista a se preocupar em estudar o fenômeno da eletricidade. Ele descobriu por um acaso que uma pedra de âmbar que provavelmente ele guardou no bolso de sua vestimenta, feita da pele de algum animal, estava curiosamente atraindo pequenos fiapos de lã e pequenos grãos. O atrito do âmbar com a vestimenta estava eletrizando o âmbar. A palavra âmbar em grego é Eléctron e desta palavra veio o termo eletricidade.

Experiência de eletrização de Tales de Mileto usando âmbar.

Experiência de Tales de Mileto com âmbar.

Muitos foram os cientistas que após Tales estudaram a eletricidade e cada um deles trouxe sua contribuição para a evolução da eletricidade. W. Gilbert foi quem, dois mil anos após Tales iniciou estudos sistemáticos sobre o atrito e a atração que o âmbar exercia sobre os outros corpos dando início ao que foi chamado posteriormente de eletrostática. Foi Gilbert que iniciou o estudo sabre a resistência que certos materiais exerciam em ser eletrizados dando base para o início dos estudos sobre resistência elétrica dos materiais.

Grandes nomes são lembrados no decorrer das décadas quando falamos em eletricidade, nomes como Alessandro Volta, André-Marie Ampère‎, Georg Simon Ohm, Thomas Edison, Nicola Tesla, Michael Faraday, Benjamin Franklin. Franklin, inclusive, foi quem descobriu que os raios (descargas atmosféricas) eram fenômenos naturais de natureza elétrica, quando fez a famosa experiência de soltar uma pipa durante uma tempestade, posteriormente descobriu-se que ele não conduzia a pipa, mas a tinha amarrado em uma estrutura metálica com o intuito de “atrair os raios”, pois de outra forma poderia ter sido fatal este experimento.

Em outros artigos voltaremos a tratar de grandes nomes da história da eletricidade e outros momentos de grande importância para o estudo da eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

14 comentários para “Quem inventou a eletricidade?”

  1. Gislaine

    Muito bom

    Responder
    • Henrique Mattede

      Poxa muito obrigado
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.

      Responder
      • Antônio Vicroe

        Nicola tesla foi quem transforma a energia em forma que ater hoje usamos. Os motores foi ele que criou! Então tesla e responsável por tudo que tem hoje no mundo. Ele tinha um projeto que não consegui que era manda energia sem fio pró mundo todo. Ele era incrível. Sei que você já sabe disso. Só queria informações sobre mas desse assunto

      • Equipe Mundo da Elétrica

        Obrigado por complementar mais sobre este assunto com seu conhecimento.

    • Lenario Moreira de Macedo.

      Olá Bom dia.
      Sou um amante deste fenômeno gostaria de conhecer mais e mais.

      Responder
      • Henrique Mattede

        Estamos explorando vários temas, é só nos acompanhar.

  2. Califa Chaka

    O tema e bom sobre a eletricidade aprendi muito no hambito do mesmo gostei de saber do historial e bom creio k talles ainda tinha mas pra dar mas o pessos, sobre a electricidade mande para, o, mew, email pork eu gosto da, electricidade enteo estou grato por apreender com vos

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado pela mensagem, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.

      Responder
  3. Vitória Magalhães

    Gostei sofre as informação obtidas no contexto. Achei muito importante o assunto esclarecido.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Poxa que bom que tenha gostado, qualquer dúvida estamos por aqui!

      Responder
  4. Thiago Rodrigues

    Olá amigo. Gostaria de agradecer pelo excelente material disponível no seu site e no seu canal do Youtube. Porém, quanto a esse artigo se não me engano Benjamin Franklin não chegou a ser presidente dos Estados Unidos. Talvez eu esteja errado o que espero estar mas gostaria de deixar esse recado quanto ao texto. Um abraço sincero e meu obrigado.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Esta correto e já corrigi. Obrigado pelo apoio.

      Responder
  5. Fernando Victor

    Sou estudante de eletricidade, e trabalho como eletricista, meu desejo e objectivo é crescer profissionalmente e atingir nível que sempre desejei e que Deus tem preparado para mim.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sucesso Fernando!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)