Você sabe como é gerada a eletricidade que chega até você? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai te mostrar como a eletricidade é produzida, demonstramos isso através de um experimento que você também pode fazer. Vamos lá pessoal!

Com um experimento muito simples é possível descobrir como é gerada a eletricidade que nós diariamente consumimos. Em outras palavras, é possível comprovar que a variação de um campo magnético que interage com um circuito elétrico faz surgir uma força que é chamada de força eletromotriz.

O que é força eletromotriz?

Ao ouvirmos este termo é normal nos assustarmos, mas pode ficar tranquilo porque esse é um termo muito mais simples do que parece e você sabe o que é! Nós explicamos este termo no decorrer deste artigo.

Para realizar este experimento você irá precisar de três elementos:

  • Um galvanômetro trapezoidal: Que é um instrumento de medição comparado a um miliamperímetro, ou seja, um aparelho que consegue mostrar pequenas variações da corrente elétrica.
  • Uma bobina: Que é um conjunto de espiras de um condutor que geralmente é o cobre, envoltas e um núcleo que pode ser de muitos materiais, inclusive de ar.
  • Um ímã: Que é um material que gera um campo magnético ao redor de si mesmo, naturalmente constituído por magnetita e artificialmente feito de ligas de metais magnetizados.
Elementos para o experimento.

Realize este experimento somente com esses 3 elementos!

Quando alguém fala de eletricidade e aparelhos funcionando através da eletricidade, basicamente está se referindo ao movimento ordenado dos elétrons interagindo com um circuito elétrico.

Para os elétrons se movimentarem é necessário algo como um impulso para tirá-los do lugar, essa impulso é chamado de força eletromotriz.

Muita gente conhece a força eletromotriz com outro nome: diferença de potencial (DDP). Porém a grande maioria das pessoas a conhece como tensão elétrica.

O que muitas pessoas não sabem é que o campo magnético de um ímã quando movimenta-se próximo à uma bobina gera essa força eletromotriz. Uma tensão que faz com que haja movimento de elétrons e com esse movimento, uma corrente elétrica é gerada.

Montagem e Realização

A montagem desse experimento é bem simples. Conecte a bobina nos bornes do galvanômetro e a estrutura estará pronta!

Agora comece a movimentar o ímã pelo centro da bobina, observe que no galvanômetro acontece uma deflexão do ponteiro, e esse movimento que o ponteiro faz é a medição e a indicação de uma pequena corrente elétrica que está se movimentando pela bobina.

Veja o experimento funcionando.

Faça o teste você mesmo e veja como a corrente é gerada!

Sabendo que uma corrente está sendo medida pelo galvanômetro, podemos concluir que ali também tem uma força eletromotriz, pois essa força é necessária para a corrente se mover.

Este pequeno experimento e esta explicação comprovam a lei de Faraday. Michael Faraday foi um homem que em 1831 realizou este experimento pela primeira vez e comprovou tudo que vinha estudando sobre eletromagnetismo.

Todo nosso sistema de geração é baseado neste experimento, pois os grandes geradores de uma usina hidrelétrica são grandes eletroímãs sendo girados próximos à grande bobinas de cobre. O princípio é exatamente o mesmo!

Agora que você sabe como a sua eletricidade é gerada, quer descobrir mais curiosidades sobre o local onde essa energia é produzida? Se sim, veja este vídeo do canal Mundo da Elétrica que mostra diversas curiosidades sobre a maior usina hidroelétrica do mundo! E se gostar deixa o gostei no vídeo para nos ajudar.

Se você gostou deste artigo, deixe sua opinião nos comentários e caso tenha ficado alguma dúvida, comente aqui também e iremos te responder. A eletricidade é incrível não é mesmo? Mas apesar de parecer um bicho de sete cabeças, ela é bem simples e muito interessante. Não acredita? Continue acessando o site do Mundo da Elétrica e veja o quão fácil é aprender sobre a eletricidade!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)