Você sabe qual é o cientista que recebeu o título de experimentalista, além de contribuir muito para a física e a química que temos hoje? Caso você não saiba, este cientista é o Michael Faraday! Esse é um nome eternizado na história da eletroquímica, e é o tema do artigo de hoje.

O Mundo da Elétrica vai te contar quem foi Michael Faraday, a história dele, quais foram as suas descobertas e alguns experimentos que ele fez. Então vamos lá pessoal!

Michael Faraday Biografia

Michael Faraday, filho de James Faraday e Margareth Hastwell, nasceu em 22 de setembro de 1791 na cidade de Newington Butts, Inglaterra. Devido à sua família passar por dificuldades financeiras, Faraday teve que começar a trabalhar muito cedo e por isso só concluiu o ensino primário, chamado de escola elementar na época.

Aos 13 anos de idade, Michael começou a trabalhar como entregador de jornais e garoto de recados do encadernador e comerciante George Riebau.

Com o passar do tempo, Riebau viu talento no jovem Faraday e o tornou seu aprendiz, levando-o para morar com ele. Essa nova moradia deu a Michael o acesso à diversos livros e artigos, que ele leu arduamente durante os sete anos que passou lá.

Em 1810 com vinte anos, a sua vida mudou! Ele foi convidado para assistir as conferências feitas pelo Sir Humphry Davy, um renomado químico inglês e presidente da Royal Society. Michael assistiu essas conferências atentamente e fez anotações precisas em um manuscrito.

Um certo tempo depois ele escreveu uma carta para Sir Davy a fim de conseguir uma vaga de emprego, e anexou o manuscrito onde fez todas as anotações das conferências que ele assistiu. Não demorou muito para Sir Davy responder bastante interessado e marcar uma entrevista, que resultou na contratação de Michael Faraday como ajudante de laboratório de Humphry Davy.

Veja a diferença entre os dois homens

Michael Faraday e Humphry Davy, quem são?

Após a contratação, Faraday teve um crescimento inacreditável em termos de conhecimento, experimentos e descobertas! Ele passou a viajar com Sir Davy para diversas conferências e continuou alguns experimentos que estava estudando. A partir daí, Michael foi aceito como membro oficial da Royal Society, e em 1825 se tornou o diretor de um laboratório desta sociedade.

Michael Faraday continuou a realizar seus estudos e seus experimentos ao decorrer da sua carreira, e isso o fez ter descobertas que literalmente mudaram o rumo da química e da física.

Suas descobertas foram tão importantes que em 1857 foi oferecida a presidência da Royal Society para Faraday, que recusou esta honra alegando que queria continuar a ser somente Michael Faraday, além de querer continuar com os seus experimentos.

Michael Faraday faleceu na sua casa em Hampton Court, aos 75 anos no dia 25 de agosto de 1867 e foi enterrado no cemitério Highgate. Ele perpetuou seu nome como um dos cientistas e pesquisadores mais importantes da história! Alguns o chamavam de pai da eletricidade e do magnetismo, além de muitos outros títulos que ficaram na história.

Experimentos e Descobertas

Veja as conquistas de Michael Faraday.

Quem foi Michael Faraday? O que ele descobriu?

Como dito anteriormente, Michael Faraday realizou experimentos e descobertas nas áreas da física e da química que mudaram o mundo no qual vivemos. Entre esses feitos históricos, citamos alguns abaixo.

  • Um dos seus principais feitos certamente foi a descoberta da eletrólise e do eletromagnetismo, além de criar as Leis de Faraday e diversos termos técnicos como por exemplo, ânion, cátion, eletrolítico, eletrodo e outros.
  • Descobriu diversos compostos orgânicos como por exemplo, o Benzeno, que é importantíssimo e usado até hoje na química orgânica.
  • Descobriu a indução eletromagnética e esse experimento de Faraday deu origem à diversas máquinas e aparelhos elétricos como por exemplo, os motores elétricos, geradores, transformadores, lanterna de Faraday e outros.
  • Através de experimentos e sugestões de Sir Davy, conseguiu liquefazer gases como o dióxido de carbono e o cloro. Essa realização ninguém nunca tinha conseguido fazer antes e hoje é usada para processos de refrigeração por exemplo.
  • Realizou o experimento da Gaiola de Faraday, que mostrou para todos que uma superfície condutora eletrizada possui um campo elétrico nulo em seu interior, isso ocorre porque as cargas se distribuem de forma homogênea na parte externa da superfície condutora.
  • Também produziu os primeiros cloretos de carbono conhecidos.
  • Ajudou bastante na descoberta de qualidades desconhecidas do vidro, o que ajudou muito no desenvolvimento e na evolução dos telescópios.
  • Cravou seu nome na história também através da unidade de capacitância Farad.

Além dessas incríveis descoberta, ele realizou diversos feitos como educador na Royal Institution, fazendo muitas conferências didáticas e simples de entender para atrair os jovens da época.

Saber da história e das contribuições de Michael Faraday para a ciência é fundamental! Mas é importante saber não só da história dele, mas também de outras pessoas históricas na área da eletricidade.

Para isso indicamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica que vai te contar a história de Nikola Tesla! Vale a pena conferir e deixar o gostei.

Gostou deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais para nos ajudar e para divulgar conhecimento. Caso haja alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários que vamos te responder! Continue acessando o site do Mundo da Elétrica para sempre ficar por dentro de assuntos incríveis.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)