Nos dias atuais é impossível imaginar o mundo sem eletricidade por causa da extrema importância que ela tem em nossas vidas. Você sabe quem inventou a energia elétrica ou quem descobriu a energia elétrica? O Mundo da elétrica fala um pouco sobre a história da eletricidade, mostrando personagens importantes para a descoberta da eletricidade. Vamos lá pessoal!

São poucas as pessoas que conhecem a história deste fenômeno natural que fazemos uso constante, e que nos proporciona conforto e várias possibilidades de evoluir em diversas áreas. Afinal, a eletricidade é algo incrível e que nos traz muitos benefícios.

História da eletricidade

A descarga atmosférica também conhecida como raio, foi um dos primeiros contatos do ser humanos com a eletricidade. Estes primeiros contatos dos homens com as descargas atmosféricas foi ainda na pré-história, quando um raio cortou o céu de forma instantânea e iniciou um incêndio em uma floresta. Esse foi o momento em que os homens das cavernas descobriram o fogo e a eletricidade, apesar de nessa ocasião eles terem utilizado apenas o fogo e não tinham a minima ideia de que o raio era na verdade eletricidade.

Milênios depois, no século VI a.c, Tales de Mileto foi o primeiro cientista que se interessou em estudar o fenômeno da eletricidade. Mileto descobriu por acaso que uma pedra de âmbar que ele havia guardado no bolso de sua vestimenta estava atraindo pequenos fiapos de lã e grãos. Este fenômeno de atração estava ocorrendo devido ao atrito do âmbar com a vestimenta, que estava eletrizando o âmbar.

Conheça quem inventou a eletricidade.

Saiba quem foi que descobriu a eletricidade.

É importante destacar que a descoberta da eletricidade não foi apenas por um cientista, pois após Tales de Mileto muitos cientistas estudaram a eletricidade e cada um deles contribuíram para a evolução dos estudos sobre a eletricidade.

Dois mil anos após Tales de Mileto, Willian Gilbert foi quem iniciou os estudos sobre o atrito e a atração que o âmbar exercia sobre os outros corpos, que posteriormente foi definido como eletrostática. Além disso, foi W. Gilbert que iniciou os estudos sobre a resistência que determinados materiais oferecem quando são eletrizados, que foi a base para o início dos estudos sobre resistência elétrica dos materiais.

Quem descobriu a eletricidade?

Ao falar de eletricidade grandes nomes da ciência são lembrados no decorrer das décadas como por exemplo, Alessandro Volta, André-Marie Ampère‎, Georg Simon Ohm, Nicola Tesla, Thomas Edison, Michael Faraday e Benjamin Franklin.

Benjamin Franklin deu início à vários experimentos científicos para comprovar as suas teorias sobre a eletricidade. O estudo mais famoso depois do descobrimento da energia elétrica foi quando ele descobriu as cargas positivas e negativas em raios, e como estes fenômenos tinham sua origem elétrica.

Foi em 1752 empinando uma pipa durante a tempestade de raios que Benjamin Franklin resolveu fazer um experimento. Neste experimento a pipa comum, feita de seda e presa em uma linha que tinha uma chave de metal em sua extremidade. De acordo com os documentos de Franklin, ele sabia dos perigos da experiência e dos riscos desta experiência, que nos leva a imaginar que Franklin não fez a experiência exatamente como ele havia descrito, porque poderia ter sido fatal.

De fato, Benjamin Franklin foi um grande personagem que contribuiu para o avanço da nação Norte Americana. Além das suas descobertas e estudos sobre a eletricidade, Franklin inventou o para-raios, aquecedor, as lentes bifocais, entre outras invenções.

Se quer aprender mais sobre a história da eletricidade e os personagens que contribuíram para os avanços dos estudos envolvendo a eletricidade, o Mundo da Elétrica é o local certo! O vídeo abaixo conta a história de Nicola Tesla e sua importante contribuição para eletricidade. (GOSTEI DEMAIS DESTE PARÁGRAFO)

Finalizamos mais um artigo, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre a história da eletricidade e quem descobriu a eletricidade, deixe nos comentários que vamos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)