Diariamente acontecem dezenas de pequenos acidentes com choques elétricos em várias residências pelo Brasil afora, estes pequenos acidentes do cotidiano muitas vezes são menosprezados, mas podem ser acidentes muito graves. A gravidade do acidente com eletricidade não deve ser menosprezada, o choque elétrico se comporta de forma diferente, com gravidade, intensidade e características diferentes para cada pessoa. É difícil em um grupo em que se pergunta quem já tomou um choque elétrico receber uma resposta negativa, o que mostra que estes acidentes passam sim como corriqueiros.

A eletricidade se tornou essencial ao ser humano, tanto que em nosso dia a dia não percebemos o quanto manipulamos eletricidade de alguma forma, neste mesmo momento lendo este artigo você está manipulando eletricidade em seu computador, tablet ou Smartphone. Grande parte de nosso conforto diário vem desta eletricidade e ela está por todo nosso redor, por isso é muito importante nos cercarmos de pequenos cuidados do dia a dia.

Instalação elétrica.

Contratar um profissional que faça sua ligação elétrica de acordo com as normas de segurança é muito importante e é o primeiro passo para ter uma instalação segura, desde o correto dimensionamento dos circuitos e componentes na fase de projeto, passando pela escolha do material adequado e por último realizando instalação adequada com práticas corretas e seguras lembre-se sempre que “o barato pode sair caro”.

Uso da eletricidade.

Utilização da eletricidade.

Veja as dicas para a fase de instalação:

  • Contrate um profissional capacitado que planeje sua instalação e realize a instalação de forma adequada.
  • Siga as orientações do profissional sobre o uso de componentes corretos, disjuntores, interruptores diferencias, dispositivos de proteção contra surto.
  • Use os cabos adequados para a instalação de acordo com a especificação do profissional que realizou o projeto.

Utilizando a instalação elétrica.

Realmente é incrível como utilizamos a instalação elétrica sem muitas vezes se dar conta de que estamos fazendo, é corriqueiro ligar e desligar as luzes em uma casa, plugar e desplugar equipamentos nas tomadas, tomar banho todos os dias ligando e regulando a temperatura do chuveiro elétrico.

É importante fazermos isso de forma consciente pois estamos lidando com a eletricidade e alguns cuidados simples devem ser levado em conta, veja algumas dicas:

  • Ao plugar equipamentos elétricos nas tomadas averiguar que estes estão desligados.
  • Verificar se a tensão do equipamento é compatível com a tensão da tomada.
  • Conferir se a potência do equipamento é adequada para a tomadas onde será ligado.
  • Para trocar a temperatura do chuveiro é necessário desligá-lo antes.
  • Qualquer troca de lâmpada deve ser feita com circuitos desligados (desligue o disjuntor).
  • Sempre que se trabalhar com água dentro de casa se assegure de não molhar as tomadas.
  • Nunca tocar em plugues ou tomadas com mãos e pés molhados.
  • Não manusear equipamentos elétricos descalço.

Fique de olhos nos sintomas de que algo vai mal.

A instalação elétrica nos apresenta os sintomas de quando algo está errado e o pior pode acontecer, evitar acidentes é ficar também de olho nestes sintomas:

  • Aquecimento em plugues e tomadas é sinal de que algo está errado, não insista com equipamento ligado caso a tomada esteja esquentando.
  • Se o buraco da tomada esta escurecendo saiba que seu circuito está sobrecarregado.
  • Cheiro de fio queimado indica que algo está muito próximo de pegar fogo, seja os equipamentos ou os próprios cabos.
  • O disjuntor é fabricado para desligar quando algo está errado, se ele desligar antes de ligá-lo novamente tenha certeza que tudo está correto e se é segura religá-lo.
  •  O interruptor diferencial DR é uma proteção contra o choque elétrico e a fuga de corrente, se ele desligar averigue tudo antes de ligá-lo novamente.

E se o pior acontecer?

A ABRACOPEL Associação Brasileira de Conscientização aos Perigos da Eletricidade nos mostra dados preocupantes sobre os números de acidentes envolvendo eletricidade dentro de casa, no ano de 2015 houveram 85 mortes por choque em fios partidos dentro de casa, outras 36 mortes envolvendo Benjamin, extensões e tomadas, 23 mortes por contato em aparelhos eletrodomésticos como geladeiras e microondas, isso mesmo 23 mortes em aparelhos destes que você tem aí dentro de sua casa. E 441 incêndios em instalações que resultaram em mais pelo menos 33 mortes.

Em um país tão grande é difícil termos dados de todos os acidentes e a ABRACOPEL acredita que estes números são muito maiores, estimativas falam entre 3 e 5 vezes mais acidentes dos que a ABRACOPEL consegue confirmar. Por isso em caso de acidentes com eletricidade algumas dicas são muito importantes:

  • Não encoste na vítima até ter certeza que o circuito elétrico que causou o acidente ou equipamento esteja desligado.
  • Não toque cabos partidos, cercas elétricas ou outras partes metálicas que estejam em contato com a vítima.
  • Caso a vítima esteja com as roupas pegando fogo a cubra com tecido bem grosso para abafamento ou que a mesma role no chão, não deixe que a vítima corra.
  • Em caso de incêndio não use água até ter certeza que não existe mais corrente elétrica nas proximidades do foco do incêndio.
  • Ligue para os bombeiros (193) ou serviço de emergência local.

Prevenir ainda é melhor que remediar.

Uma vida que se perde não pode mais ser recuperada, mas prevenir para que esta morte não ocorra é possível e a melhor solução. Pequenas atitudes podem fazer de uma instalação elétrica um lugar mais seguro e evitar tantos os acidentes corriqueiros com eletricidade como os acidentes graves com perdas humanas.

  • Use protetores nas tomadas que não estiverem sendo utilizadas, isto evita que crianças insiram materiais dentro das tomadas.
  • Averiguar periodicamente, em inspeção visual, os buracos das tomadas e a emenda do chuveiro.
  • Ao primeiro sinal de mal contato de plugues, interruptores e outro componentes, desligar e providenciar a troca.
  • Solicitar uma revisão da instalação a um profissional a cada 5 anos.

Se informar é uma grande maneira de se prevenir contra os acidentes, conhecer os riscos e respeitá-los é passo muito importante para ajudar a diminuir as estatísticas e mantar a casa segura.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

4 comentários para “Eletricidade e sua casa, dicas de segurança!”

  1. Moacir

    Boa tarde, quando eu desligo o disjuntor que alimenta as tomadas, continua vindo corrente.mas se eu ligar alguma coisa não funciona, mas quando coloco o multímetro me mostra que tem corrente.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Neste caso pode estar sendo seccionado o neutro em seu disjuntor e não a fase.

      Responder
  2. Yara

    Boa tarde, assisti os vídeos sobre tomada dupla, e fiquei na dúvida se naquele em que você mostra os fios expostos não poderia, após, passar fita isolante em cada um.
    Abraços.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Sim é uma opção para reduzir as partes expostas.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)