Você sabe o que são as tomadas e plugues industriais? Por que as tomadas industriais têm cores diferentes? Neste artigo Mundo da Elétrica fala tudo sobre os plugues e tomadas industriais, um componente elétrico que muita gente já pediu que falássemos.

Plugues e Tomadas industriais

Muitos de vocês já devem ter visto plugue e tomada industrial em algum comércio ou em pequenas fábricas, e para quem não conhece os plugues e tomadas industriais, na imagem abaixo temos plugues e tomadas industriais de 16A e 32A. A principal característica dos plugues e tomadas industriais é que são feitas para trabalhar com correntes maiores.

Os plugues e tomadas industriais são utilizados em várias áreas da industria e em diversas máquinas como por exemplo, furadeiras de bancada, fresas, esteiras, tornos etc.

Visto plugue e tomada industrial em algum comércio ou em pequenas fábricas.

Vários modelos de plugues e tomadas industriais de 16A e 32A.

Nos plugues e tomadas para uso residencial existem tomadas de 10A e 20A, já no caso dos plugues e tomadas industriais estes valores podem ser de 16A até 125A. Uma outra diferença é que as tomadas industriais seguem outra norma. Enquanto as tomadas residenciais têm a NBR14136, as industriais tem a norma NBR IEC60390.

Tomadas residenciais tem a NBR14136, as industriais tem a norma NBR IEC60390.

Diferença entre o plugue e tomada residencial e industrial.

Tipos de instalação

As tomadas industriais, que são a parte ligada a energia elétrica, também são chamadas por muitos de tomadas fêmea, são fabricadas para serem instaladas de três formas diferentes.

A primeira é a tomada industrial de sobrepor, que possibilita que a tomada industrial seja fixada na parede ou em uma estrutura, ficando com a maior parte do seu corpo aparente.

Para realizar a instalação da tomada industrial de sobrepor, o primeiro passo é abrir a tampa de proteção da tomada, retirar os parafusos e desencaixar a tampa que tem canaleta para facilitar o encaixe. Esta canaleta também faz com que a estrutura da tomada fique bem mais firme. A tomada pode ser fixada na estrutura através de quatro furos em sua base.

Retirar dois parafusos e desencaixar a tampa que tem canaleta para facilitar o encaixe.

Instalação da tomada industrial de sobrepor.

O cabo pode entrar por um prensa cabo na parte traseira da tomada, onde tem um furo rosqueado, ou na parte de baixo onde a tomada já vem com um pré-corte para facilitar a furação.

Na parte de baixo onde a tomada já vem com um pré-corte para facilitar a furação.

Entrada de cabo na parte traseira ou na parte de baixo da tomada.

O segundo modelo é a tomada de embutir que somente a parte do encaixe para o plugue fica aparente. Para instalar a tomada de embutir precisamos de base com um furo com mesmo diâmetro da tomada. A tomada de embutir vem com uma borracha de vedação e tem quatro furos para a fixação.

A tomada de embutir vem com uma borracha de vedação e tem quatro furos para a fixação.

Tomada industrial de embutir, somente a parte do encaixe para o plugue fica aparente.

Geralmente as tomadas de embutir são instaladas em bancadas ou mesas, assim facilitando a ligação de máquinas móveis.

A terceira é a tomada de acoplamento, que não tem fixação em paredes ou estruturas, a tomada fica presa à ponta do cabo e pode ser usada para a criação de extensões industriais.

Tomada fica presa à ponta do cabo e pode ser usada para a criação de extensões industriais.

Tomada industrial de acoplamento, que não tem fixação em paredes ou estruturas.

O grande diferencial que faz com que nosso modelo de tomada de acoplamento e plugues móveis, seja até 40% mais rápida de serem instalados que as demais disponíveis no mercado. É que ambos são presos por um sistema simples de trava que garante uma facilidade para abrir e fechar, ou seja, isso garante o fechamento rápido, prático e muito seguro.

Para abrir o acoplamento da tomada e plugues móveis, basta apertar com uma chave de fenda no local indicado e girar o cabeçote da tomada ou plugue no sentido anti-horário e pronto. Assim tendo acesso aos contatos que prendem os cabos ao cabeçote.

Para estar fechando basta encaixar as duas partes na posição correta, em seguida girar no sentido horário até sentir o clik da trava.

Para estar fechando basta encaixar as duas partes na posição correta.

Moto correto de abrir cabeçote da tomada de acoplamento.

Plugue Móvel

O plugue móvel é a parte que fica ligado ao aparelho ou máquina. E tanto plugue móvel quanto a tomada de acoplamento, já vem com prensa cabo no plugue e tomada que deixa o cabo muito bem preso.

Para prender os cabos basta encaixar o cabo no prensa cabo e girar o prensa cabo no sentido horário, assim o cabo fica preso oferecendo mais segurança.

Para soltar basta girar no sentido anti-horário, porém dá para abrir o prensa cabo é bem mais difícil do que fechar, e isso foi feito de propósito para evitar que a vibração do dia a dia, as quedas da tomada ou do plugue façam o prensa cabo ir soltando ao longo do tempo.

Para prender os cabos basta encaixar o cabo no prensa cabo e girar o prensa cabo.

Prensa cabo no plugue e tomada que deixa o cabo muito bem preso.

Os pinos no plugue macho são presos bem firmes na parte plástica, mesmo empurrando os pinos não soltam, além disso, tanto os pinos quanto o encaixe para os pinos nas tomadas são niquelados, isso não deixe acumular poeira sobre a superfície e reduz muito o desgaste do pino. Por ser mais rígido que o cobre ou latão, isso melhora muito o contato elétrico e garante que plugues e tomadas sejam bem mais duráveis.

Na parte de contato com os cabos, tanto na tomada quanto nos plugues, o ângulo que os parafusos estão dispostos facilitam o encaixe de uma chave de fenda para aperto e desaperto dos parafusos. No caso da tomada de sobrepor por exemplo, não é preciso tirar o cabeçote do corpo da tomada para que seja feito o aperto dos cabos.

Em todas as tomadas os parafusos são bem protegidos de contato indevido, justamente para priorizar a segurança.

Em todas as tomadas os parafusos são bem protegidos.

Os pinos no plugue macho são presos bem firmes na parte plástica.

Sabemos que segundo a NR10, as partes vivas dos componentes têm que estar mais protegidos possíveis, ou seja, essas tomadas atendem este quesito de norma. Além disso, essas tomadas também seguem outra exigência importante da norma NBR IEC 60309, que exige que todo este material plástico das tomadas seja antichama.

Outro diferencial importante de algumas tomadas e plugues industriais, é que a norma exige que apenas as partes plásticas com contato direto com as partes energizadas sejam de material antichama, mas para uma maior segurança, toda parte plástica da tomada e plugue são fabricadas com material antichama.

Quantidades de pinos

As tomadas e plugues industriais têm três quantidades de pinos de acordo com a utilização que é o 2P+T para dois pinos de fase ou fase e neutro e um de terra. 3P+T que são três pinos de fase ou dois fase, um neutro mais o terra e o 4P+T para três cabos de fase um de neutro e um de terra.

2P+T para dois pinos de fase ou fase e neutro e um de terra.

Quantidades de pinos de acordo com a utilização.

O pino terra está disposto sempre em duas posições, às 6 horas e às 9 horas. Se você abrir qualquer tomada industrial vai ver que tem uma guia de segurança para evitar que o plugue de tensão errado seja encaixado naquela tomada.

Olhando a tomada de frente e colocando a guia de segurança para baixo podemos observar que a posição do pino de terra pode ser em algumas tomadas às 6 horas ou às 9 horas em outras tomadas. Então para evitar erros, basta imaginar um relógio sobre a tomada e lembrar da posição dos ponteiros da tomada.

 Então para evitar erros, basta imaginar um relógio sobre a tomada.

O pino terra está sempre em duas posições, às 6 horas e às 9 horas.

Cores diferentes

As tomadas e plugues têm cores diferentes de acordo com a tensão de instalação. Geralmente nas cores azul e vermelha, onde a cor azul é para 220V e vermelha é para 380V.

Esta é uma das solicitações da norma com relação a segurança, um plugue vermelho jamais vai acoplar em uma tomada azul, pois a posição horária como já foi mostrada vai ser diferente.

De acordo com a corrente elétrica de utilização, o tamanho da tomada também muda para evitar o encaixe em uma tomada de corrente diferente. Observe na imagem abaixo que um plugue de 16A é menor que o plugue de 32A.

O plugue de 16A é menor que o plugue de 32A.

Tomada e plugue industriais tem cor e tamanho diferentes.

Independente do fabricante, estas tomadas e plugues seguem uma norma internacional. Então, um plugue de tensão certa e corrente certa vai encaixar em uma tomada de outro fabricante, justamente por seguir a norma.

Tampa de proteção

A tampa de proteção tem dois papéis importantes nas tomadas, além de proteger contra a entrada de partículas também funciona como uma trava de segurança.

Pois depois de conectado o plug na tomada, a tampa da tomada se encaixa na trava de proteção do plugue, impedindo que se solte em uma queda ou se o cabo for esticado. Tudo isso é importante para evitar mal contato.

Um problema das tomadas industriais é que a tampa de proteção as vezes soltava porque o encaixe na tomada era de plástico. Nesse modelo o encaixe da tampa da tomada é em metal, para garantir uma durabilidade ainda maior, isso é um ponto que tem que ser observado pelo profissional na hora de comprar o material elétrico.

O encaixe da tampa da tomada é em metal para garantir uma durabilidade.

Tampa de proteção tem papéis importantes nas tomada industrial.

Tomadas e Plugues industriais são mais resistentes?

Para mostrar como os encaixes das tomadas e plugues industriais são resistente, resolvemos montar um extensão entre um plugue e uma tomada de acoplamento. Veja na imagem abaixo, que em nosso teste colocamos bastante força para soltar a conexão entre a tomada e o plugue e não conseguimos sequer afrouxar a conexão.

Nosso teste colocamos bastante força para soltar a conexão entre a tomada e plugue.

Extensão entre um plugue e uma tomada de acoplamento.

Uma dúvida muito frequente que sempre recebemos é ser existe diferença entre 220V residencial e 220V industrial, pelo fato das tomadas serem de padrões diferentes. Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica explicamos essa questão de 220V residencial e 220V industrial.

Se você já passou raiva instalando este tipo de tomada industrial, conte como foi essa experiência.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)