Você sabe como instalar uma tomada USB? Sabe quais são as principais vantagens de ter uma tomada USB? Neste artigo vamos mostrar como instalar corretamente um módulo de tomada USB, além de mostrar todos os benefícios deste equipamento. Saiba também como identificar as diferenças e funcionalidade de cada uma, vamos lá pessoal!

Tomada USB: Benefícios

A primeira grande vantagem é dispensar o uso de adaptadores para carregar os dispositivos, ou seja, você pode carregar iPod, iPad, iPhone ou qualquer outro Smartphone, além de poder carregar também caixas de som e câmeras digitais.

O uso desta tomada USB que inclusive pode ser vendida com saída dupla, evita que você use adaptadores para carregar mais de um dispositivo, sendo que estes adaptadores múltiplos quase sempre não falsificados, o que acaba causando um aquecimento no ponto da instalação, além dos riscos de danificar a bateria e o celular.

A maioria das tomadas com USB possuem um design bem bonito e inovador, assim como você pode ver na imagem abaixo. E caso você queria deixar a tomada USB combinando com o seu quarto, existem modelos onde você pode personalizar o espelho da tomada como você quiser.

Como fazer tomada USB, quais os riscos?

Veja como instalar uma tomada USB e conheça os principais benefícios!

Tomada USB: O que saber?

É importante compreender que existem diversas tomadas do tipo USB no mercado, ou seja, se você escolher uma tomada de qualidade ruim ela pode causar danos nos equipamentos, além de ser muito perigoso para as pessoas que à utilizam.

Na internet você pode encontrar vários tutoriais que ensinam como fazer a sua própria tomada USB, mas isso deve servir apenas como aprendizado, porque se você usar estas tomadas caseiras em sua própria instalação, certamente vai estar exposto à um enorme risco!

Dentre os possíveis danos e riscos provocados pelo uso da tomada USB fabricada artesanalmente, podemos citar os seguintes:

  • Curto circuito na instalação
  • Superaquecimento de cabos
  • Superaquecimento do ponto de instalação
  • Derretimento de cabos e componentes
  • Perda parcial ou total dos aparelhos utilizados
  • Envio de carga mesmo quando a bateria está totalmente carregada
  • Gasto energético desnecessário
  • Perda de garantia dos aparelhos por uso indevido
  • Riscos de choques elétricos
  • Riscos de queimaduras

Utilizar as tomadas fabricadas e testadas por empresas confiáveis garantem a qualidade do nível de tensão e corrente adequados para os aparelhos. Essa é uma das melhores maneiras de evitar os possíveis danos e acidentes citados anteriormente.

As tomadas modulares ou tomadas de embutir seguem o padrão de tomadas segundo a NBR 14136. Quando a instalação de tomadas precisar deixar algum cabo exposto, a norma NR 10 solicita que cabos elétricos estejam sempre devidamente isolados. Leia os tópicos da norma se tiver alguma dúvida.

Portanto, para que o uso da tomada USB seja seguro e eficaz, a conexão dos cabos deve ser feita corretamente, apertando bem os cabos para evitar aquecimento e fuga de corrente elétrica, mas como fazer isso? O passo a passo é bem simples e vamos explicar agora!

Tomada USB: Como instalar?

A primeira grande diferença é que nas tomadas USB você não tem o borne para fazer a ligação do cabo de aterramento, então são ligados apenas fase e neutro. Se você instalar o módulo de tomada com USB, juntamente com um módulo de tomada normal, você deve fazer a ligação do cabo de fase, neutro e terra na tomada normal, derivando os cabos de fase e neutro para a tomada USB. Por último é só fixar o espelho na caixa e pronto, a tomada USB já pode ser usada!

Neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica você pode ver este passo a passo que ensinamos aqui e vai ver que é um procedimento bem simples, mas que deve ser feito com bastante atenção. No vídeo você também vai conhecer vários alertas sobre o uso incorreto destas tomadas, vale a pena conferir!

Você tem tomadas USB em sua instalação? Quais as vantagens e desvantagens que pode citar? Deixe nos comentários a sua opinião e vamos continuar debatendo sobre este assunto e aprendendo cada vez mais.

Qualquer dúvida ou sugestão de tema também são bem recebidas! Vamos responder todas e quem sabe ela não vire o tema de um próximo artigo aqui do Mundo da Elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)