Você sabe como instalar uma tomada de rede RJ45? Mesmo o cabo de rede tendo tantos condutores, a tomada RJ45 é mais fácil de instalar do que parece. Neste artigo o Mundo da Elétrica ensina como instalar uma tomada de rede RJ45. Vamos lá!

Tomada – RJ45

O RJ45 (Registered Jack 45) é um dos principais conectores utilizado nas placas de rede Ethernet, por isso é chamado por muitos de porta Ethernet e nas placas mãe de computadores também é comum encontrar este tipo de conector. O conector RJ-45 é muito confundido com o plug 8P8C, utilizado em terminações de telecomunicação para a conexão de cabos, pois possui 8 posições, onde são encaixados 8 fios.

Instalação – Tomada RJ45

Muitos profissionais do Mundo da Elétrica se assustam quando veem um cabo de rede com oito condutores, e a primeira dúvida que aparece é onde ligar todos aqueles condutores. A solução é muito mais simples do que parece, basta seguir o padrão de ligação do RJ45, geralmente impresso no corpo da tomada RJ45.

Abaixo temos uma tomada RJ45, seu nome correto é tomada RJ45, mas muitos chamam de tomada de rede, porém ambos se referem ao padrão usado para conectar cabos de rede.

Na parte de trás da tomada RJ45 tem impresso o diagrama de conexão dos condutores do cabo de rede, em ambos padrões A e B.

Seguir o padrão de ligação do RJ45, geralmente impresso no corpo da tomada RJ45.

Tomada RJ45, utilizado nas placas de rede Ethernet.

Quando for fazer a ligação do cabo na tomada RJ45, é muito importante observar o padrão de rede que vai ser usado, porque as tomadas e cabos podem ser usados no padrão A e no padrão B. Ambos os padrões podem ser usados, mas se escolher o padrão A deve ser usado em todos os pontos de tomadas de rede e nos cabos. Da mesma forma, deve acontecer se você escolher o padrão B.

O padrão A deve ser usado em todos os pontos de tomadas de rede e nos cabos.

Diagrama do padrão A e B de conexão dos condutores do cabo de rede.

Para realizar as conexões dos condutores do cabo de rede neste modelo de tomada RJ45 é preciso seguir alguns passos, que são:

O primeiro passo é retirar o conector da tomada, é uma peça que fica na parte de trás da tomada com furo no meio.

Uma peça que fica na parte de trás da tomada com furo no meio.

Retirar o conector da tomada RJ45, para conectar o cabo de rede.

Nossa tomada RJ45 vem com kit que tem dois cabos. Um cabo de rede e um patch cord, patch cord é cabo de rede que já vem com plug 8P8C crimpados nas pontas. Tanto o cabo de rede quanto o patch cord tem categoria 6 e são certificados na ANATEL.

Patch cord é cabo de rede que plug 8P8C e crimpados nas pontas.

Cabo de rede e patch cord, ambos são categoria 6 e são certificados na ANATEL.

Agora com o cabo de rede e o conector removível da tomada RJ45 em mãos, deve se passar o cabo pelo furo do conector. Em seguida vamos retirar uma parte da proteção plástica do cabo de rede.

Em seguida vamos retirar uma parte da proteção plástica do cabo de rede.

Passagem do cabo de rede no furo do conector da tomada RJ45.

O cabo de rede é formado por oitos condutores que estão dividido em pares com a mesma cor, mas um condutor do par é escuro e o outro é claro.

O cabo de rede é formado por oitos condutores que estão dividido em pares.

Pares com a mesma cor, mas um condutor do par é escuro e o outro é claro.

Em alguns cabos o par de condutores é da mesma cor, ou seja, os dois são verdes escuro por exemplo, nestes casos, a diferença é que um dos cabos é listrado. Os cabos de rede sempre vêm com padrão de quatro cores, verde, amarelo, azul e marrom.

A diferença é que um dos cabos é listrado.

Par de cabos da mesma cor.

No conector com furo existe um diagrama para padrão A e B, com as cores do padrão e os números para serem ligados. Nós vamos ligar pelo padrão A, mas não existe diferença de desempenho entre padrão A e B.

Para conectar os condutores do cabo de rede no conector removível é preciso abrir o cabo e encaixá-los de acordo com o padrão de cores no conector. Em seguida deve-se cortar a sobra de cabos, deixando um pouco rente ao conector.

Em seguida deve-se cortar a sobra de cabos, deixando um pouco rente ao conector.

Conexão dos condutores no conector removível.

O nosso modelo de tomada RJ45 não precisa desencapar os fios, no módulo da tomada sem o conector tem uma parte metálica que faz contato do condutor com o contato sem precisar decapar. Então, basta encaixar o conector na tomada RJ45 e o contato acontece.

O nosso modelo de tomada RJ45 não precisa desencapar os fios.

Encaixar o conector na tomada RJ45 e o contato acontece.

A tomada RJ45 é modular e para fixá-la na caixa de passagem é preciso apenas encaixar o módulo no suporte. Por último é só encaixar a tampa e espelho de acabamento, que vem junto com a tomada RJ45, assim finalizando a instalação da tomada RJ45.

Por último é só encaixar a tampa e espelho de acabamento.

Encaixar tomada RJ45 na caixa de passagem.

A nossa tomada RJ45 tem uma tampa de proteção para conectar o cabo petch cord. Para encaixar o petch cord na tomada RJ45 é só levantar tampa cinza e encaixar o cabo petch cord.

 Para encaixar o petch cord na tomada RJ45, basta levantar tampa.

Tampa de proteção para conectar o cabo petch cord.

A tomada tem também um acrílico para a identificação do circuito de rede daquela tomada. Para trocar a identificação do circuito basta puxar a tampa de acrílico e retirar o papel de identificação. Este é um diferencial importante porque em sistemas de rede, o uso de etiquetas de identificação facilita demais quando houver necessidade de fazer alguma manutenção.

Basta puxar a tampa de acrílico e retirar o papel.

Acrílico para a identificação do circuito de rede daquela tomada.

Viu como é simples instalar uma tomada RJ4? Em alguns modelos de tomada RJ45 como o nossa facilita ainda mais na instalação de tomada RJ45. As tomadas RJ45 são muito utilizadas, mas também temos as tomadas no padrão RJ11 que são as famosas tomadas de telefone, utilizadas em terminação de fios de telefone. Abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica, mostrando como fazer a instalação de uma tomada RJ11.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas a instalação da tomada RJ45. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre diversos temas, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)