Fazer a instalação de uma tomada é muito simples, não é mesmo? Pois basta ligar fase e neutro nos bornes das extremidades e o cabo de terra no pino central da tomada. Mas na verdade não é tão simples assim, existem vários detalhes que devemos ter cuidado, pois são extremamente importantes. Iremos ensinar fazer a instalação de uma tomada de 220V, tomando todos os cuidados necessários com o dimensionamento de cabos e disjuntores, tomadas, além de ensinar a transformar uma tomada 220V em 127V e vice versa. Vamos lá pessoal!

Como instalar tomadas

A parte de fazer a montagem de uma tomada é de fato muito simples, mas antes de apenas conectar os cabos é preciso tomar todos os cuidados necessários com segurança. Sabemos que de acordo com as normas de cada concessionária do Brasil, as tensões de fase e de linha podem mudar, fique atento em relação a estes parâmetros.

Como fazer tomada 220V

Passo a passo de como fazer uma tomada de 220V

Como instalar tomada: Ferramentas

Para fazer a instalação das tomadas são necessários alguns equipamentos indispensáveis, que são:

  • 01 Chave de fenda
  • 01 Chave Philips
  • 01 Chave de teste
  • 01 Alicate de corte
  • 01 Alicate decapador
  • 01 Multímetro

Como instalar tomadas: Dicas de segurança

A primeira dica de segurança que devemos tomar é com as ferramentas, pois mesmo usando as ferramentas que foram mencionadas anteriormente elas podem oferecer riscos, devido a qualidade ferramenta. Tome cuidado, use chaves próprias para serem usadas em eletricidade.

Os multímetros e chaves de teste são ferramentas que devemos ficar atentos, use ferramentas categorizadas, não utilize multímetros e chaves de testes piratas, essas que encontramos que qualquer loja de material elétricos. Estas ferramentas não possuem nenhum tipo de proteção contra eventuais transientes na rede ou quaisquer outros eventos que possa trazer riscos.

Após identificar cada um dos condutores e antes de realizar a instalação da tomada desligue o disjuntor referente a tomada que será instalada, caso na instalação não exista um quadro de distribuição de circuitos (QDC) que é obrigatório, desligue o disjuntor geral que está localizado no padrão de entrada, além disso certifique-se que o disjuntor não será religado por outras pessoas, neste caso recomendamos a utilização de um cadeado.

Após ter desligado o disjuntor, use o multímetro para certificar se existe tensão no ponto onde será instalado na tomada. Parece que fazer este tipo de teste após desligar o disjuntor é algo desnecessário, mas na verdade não! Esta redundância é fundamental, pois existe a possibilidade de ocorrer algumas falhas, como por exemplo defeitos no disjuntor ou o circuito ter sido identificado de maneira errada.

Como instalar tomadas: Passo a Passo.

Agora que sabemos quais as ferramentas que devemos utilizar e as medidas de segurança, é importante destacar que em determinadas regiões do país a tensão entre fase e neutro pode ser de 127V ou 220V.

Em todos os casos a seguir será necessário a utilização da chave de teste, para podermos identificar qual ou quais serão os condutores de fase.

Existem diversas formas de se obter uma tomada de 220V, a primeira delas é de acordo com a disponibilidade da concessionária, sem precisar de outros equipamentos ou máquinas. O esquema representado na imagem 1 mostra duas formas de se obter a tensão de 220V nas tomadas, nesse caso a instalação é a mesma para ambos os casos.

Como nos esquemas da imagem abaixo podemos observar que basta ligar os cabos de fase e fase ou fase e neutro nos bornes das extremidades e o cabo terra no borne central. Portanto, corte os cabos usando um alicate de corte, de forma que fique com uma sobra suficiente de cabos para realizar a instalação, em seguida desencape os cabos, usando um alicate decapador, fixe os cabos em seus respectivos bornes e aperte os parafusos usando uma chave de fenda ou Philips dependendo do parafuso.

Como fazer tomada de 220V?

Esquemas de ligação tomadas de 220V – Fase, neutro e Fase, fase.

Outra possibilidade que temos de se obter uma tomada 220V é utilizando um transformador, este tipo de ligação geralmente usamos em instalações que temos apenas a tensão de fase 127V e algum aparelho ou equipamento seja necessário ligar em 220V.

Realizar este tipo de ligação é muito simples, pois encontrar transformadores com esta relação é muito comum, além disso existem muitos transformadores para cargas menores, com aplicações específicas, que basta serem ligados na tomada que na saída terá uma tensão de 220V, como por exemplo o transformador da imagem abaixo:

Como fazer um tomada de 220V?

Transformador para obter uma tensão de 220V.

Observações importantes:

Como já foi mencionado, realizar este tipo de instalação é relativamente simples, mas temos que tomar cuidado com o dimensionamento dos disjuntores, condutores e das tomadas, nesta situação recomendamos que você consulte um eletricista capacitado para realizar o dimensionamento adequado.

É importante destacar que um transformador pode tanto aumentar a tensão como também pode reduzi-la, isso vai depender de onde estamos aplicando a tensão no transformador, ou seja, se usarmos o transformador de forma errada a tensão pode cair pela metade, por isso a importância de conhecer o transformador e ter em mãos um multímetro.

Em relação a instalação do transformador para adquirir uma tensão de 220V, é preciso ficar atento a potência que o transformador é capaz de suportar, e mesmo assim não adianta o transformador suportar potências mais altas se a tomada e o circuito não suportar.

Não devemos ligar na saída do transformador equipamentos ou dispositivos que possuem potência maior do que a potência que ligamos na tomada de 127V, mesmo sabendo que a corrente em 220V é menor do que em 127V com uma carga de mesma potência, ou seja, se uma tomada de uso geral suporta até 100 W, na saída do transformador devemos ligar uma carga de até 100W, mesmo que o transformador suportado potências de 1.000W por exemplo.

Este vídeo abaixo mostra o passo a passo de como podemos realizar a ligação de três tomadas de uso geral (TUG) de três pinos.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer como podemos fazer uma tomada 220V. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)