O que é transformador de isolamento? Neste artigo vamos explicar como funciona o transformador isolador, além de mostrar qual a principal função do transformador isolador. Por mais óbvio que pareça, é bom continuar lendo porque as dicas e informações sobre os transformadores de isolamento podem te surpreender, vamos lá pessoal!

Os avanços tecnológicos são extremamente complexos para algumas pessoas e para outras é algo muito simples de se entender. Quando o assunto é eletricidade, a quantidade de termos e definições faz com que a complexidade possa ser ainda maior, mas isso depende muito dos gostos de cada pessoa e desejo de aprender algo.

Jamais poderemos falar sobre avanços tecnológicos sem falar da eletricidade, porque é ela que proporciona a capacidade de funcionamento para todos esses equipamentos. Porém, para fazer essa energia elétrica chegar dentro dos equipamentos da maneira correta não é tão simples quanto parece!

Quando você coloca um aparelho na tomada e aperta um botão para ligá-lo, diversos processos acontecem simultaneamente em diversos componentes que são tão importantes e essenciais, e um dos componentes mais importantes para fazer com que a energia chegue à sua residência apta para uso é o transformador.

Para que serve um transformador de isolamento?

Entenda como funciona um transformador isolador.

É preciso informar que existem vários tipos de transformadores, mas neste artigo vamos falar apenas do transformador isolador. Caso você queria saber mais sobre os outros tipos de transformadores, aqui no site Mundo da Elétrica tem um artigo inteiro falando disso, indicamos esta leitura complementar.

Transformador, o que é?

Antes de entrar especificamente no funcionamento de um transformador isolador, vamos fazer uma breve explicação do funcionamento geral de um transformador. Este equipamento tem como principal função transformar a energia elétrica mudando seus níveis de tensão, tornando-a apta para o equipamento ou componente que irá recebê-la. Sendo assim, a função básica de um transformador é fazer com que esta energia tenha todas as características necessárias para funcionar de maneira totalmente adequada um aparelho ou componente.

Transformador isolador, como funciona?

Como já falamos, existem vários tipos e modelos de transformadores diferentes e cada um possui uma funcionalidade básica que foi projetada para atender as necessidades de cada tipo de equipamento. Dentre estes diversos tipos, existe o transformador isolador.

Nos transformadores existem dois enrolamentos, o primário e o secundário e no caso do transformador isolador, ele consegue manter no enrolamento secundário a mesma tensão que vem do enrolamento primário, ou seja, se o enrolamento primário recebe uma tensão de 127V, no enrolamento secundário também vamos ter 127V.

Para deixar isso visualmente mais claro, observe a imagem abaixo! Um transformador isolador só vai garantir esta função, quando o número de espiras for exatamente igual em cada enrolamento.

Transformador isolador, o que é e para que serve?

Entenda a relação das espiras dos enrolamentos de um transformador

O funcionamento ideal de um transformador só ocorre após diversos cálculos e acredite, uma pequena alteração no número de espiras pode mudar totalmente a característica de funcionamento deste equipamento.

Transformador isolador, pare que serve?

Este transformador é muito utilizado em circuitos eletrônicos porque através de um isolamento físico, ele consegue isolar a tensão entre os enrolamentos, reduzindo bastante a quantidade de ruídos no isolamento secundário, algo que é muito importante na eletrônica.

Neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica você pode conhecer e entender essa relação da tensão e as espiras dos enrolamentos. Com uma explicação muito didática, você certamente vai entender como funciona um transformador, vale a pena conferir!

A relação de espiras de um transformador é um conceito básico do trabalho com transformadores, tanto para calcular a tensão no primário e secundário, quanto para calcular a corrente de entrada e saída de um transformador. As perdas envolvidas na transformação de energia também são fatores importantes a ser calculado na hora de definir a eficiência de um transformador.

Bem pessoal, o assunto transformador é muito amplo e por isso aqui no site existem vários artigos falando sobre os transformadores, sobre as espiras, funcionalidade e etc. Se você quer se aprofundar mais neste assunto, fica o convite para ler estes outros artigos! Encerro aqui e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)